MTur e Correios lançam selo comemorativo ao Dia Mundial do Turismo

Anúncio foi feito na abertura da ABAV, uma das principais feiras do setor. Evento reúne debates, rodadas de negócios e exposição de produtos e serviços em São Paulo até sexta-feira

No Dia Mundial do Turismo, o Brasil ganha cinco novos selos postais com imagens de destinos de todas as regiões do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e os Correios e o lançamento ocorreu nesta quarta-feira (27), durante a abertura da maior feira de turismo do país, a ABAV Expo. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Guilherme Campos Júnior, apresentaram a uma plateia composta pelas principais lideranças do turismo as cinco estampas com paisagens de destinos brasileiros: Monte Roraima/RR, Maragogi/AL, Chapada dos Veadeiros/GO, Armação dos Búzios/RJ e Foz do Iguaçu/PR. A tiragem é de 500 mil unidades com circulação a partir desta quarta-feira.

“Os selos estão em conformidade com a proposta da ONU sobre turismo sustentável e fazem alusão as belezas naturais brasileiras. Apresentar essa importante iniciativa na maior feira de turismo do país, que é a ABAV, é dar mais um passo para impulsionar o nosso turismo. Agradeço aos Correios e as autoridades presentes pelo apoio a essa iniciativa”, afirmou o Ministro Marx Beltrão.

O presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, afirmou que os Correios estarão atuando junto com o MTur para a promoção dos destinos. “Os selos são comemorativos, personalizados e servem para marcar lugares e eventos do país. Nos colocamos à disposição do setor turístico, pois os Correios têm a confiança dos brasileiros e pode ser um aliado para fomentar o turismo, que é um setor gerador de negócios para a economia brasileira”, explicou Campos Júnior.

Alinhada com o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável, a ABAV Expo 2017 reúne em São Paulo os principais representantes do setor. Na cerimônia de abertura, o ministro do Turismo lembrou a condição do Brasil de primeiro do mundo em atrativos naturais e ressaltou o papel institucional do MTur de articular e estimular a iniciativa privada e os parceiros estratégicos da esfera pública a adotarem uma postura mais responsável com base no tripé social, ambiental e econômico.

O presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, parabenizou, em discurso, algumas das medidas tomadas pelo Ministério do Turismo no conjunto do Plano Brasil Mais Turismo. Citou como exemplo a adoção do visto eletrônico para países estratégicos, medida que entra em vigor em novembro para cidadãos com passaporte da Austrália. “Parabéns ao ministro e aos envolvidos na iniciativa de facilitar a entrada de turistas internacionais no Brasil. O nosso turismo receptivo e a economia serão beneficiados com essa flexibilização”, ressaltou Edmar Bull.

A cerimônia de abertura contou também com a participação do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, do prefeito de São Paulo, João Dória, da presidente da Braztoa, Magda Nassar, e do presidente da Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Felipe Carreras, além de outras autoridades públicas, entidades do setor e parlamentares. Até sexta-feira (29), a ABAV Expo vai reunir cerca de 29 mil agentes de viagens e 1,1 mil expositores.

Personalidades do Trade de Turismo se reunem durante a Abav Expo 2017

MTur na ABAV - O Ministério do Turismo participa do evento com um estande onde os 26 estados e o DF promovem seus principais atrativos turísticos. Uma das temáticas divulgadas no local são os festejos juninos, um produto que o ministério, em parceria com estados e municípios, pretende colocar nas prateleiras das agências de viagens nacionais e internacionais. Devido à presença expressiva de gestores públicos no evento, o Coordenador Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Leonardo Riul, estará no evento para tirar dúvidas sobre a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, lançado em 14 de setembro.

Na Vila do Saber, onde serão realizadas cerca de 75 atividades, o MTur promove a palestra “Como criar uma startup de Turismo”, ministrada por Italo Mendes, que tratará da temática desde seus conceitos básicos, incluindo assuntos como a nova economia do turismo, além de dicas para empreender neste setor. Os participantes aprenderão como identificar oportunidades, desenvolver um protótipo, validar hipóteses de mercado, buscar parceiros e captar recursos para criar a sua própria startup. O Ministério participa ainda do debate “Turismo LGBT no Brasil: a realidade”, um dos temas trabalhados na Coordenação de Turismo Responsável.