Palestras de voluntariado a smart cities são destaques na Vila do Saber

Para participar, é preciso realizar o credenciamento para o evento e, depois, fazer a inscrição nas atividades de interesse.

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, considerada a maior feira de negócios do Turismo do Brasil, traz para a Vila do Saber a área de Produtos & Destinos, uma novidade do evento para esta edição.

O espaço contará com palestras de profissionais renomados dos segmentos de produtos – destaque para o tema Smart Cities, com tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o conceito de cidades inteligentes – e destinos como o Maranhão, que apresentará seus encantos, e Mato Grosso do Sul, com as belezas de Pantanal e Bonito. Portugal também será foco com os segredos que puseram o país no mapa do Turismo Mundial.

Confira as palestras em Produtos & Destinos:

27/9

O Turismo e as viagens de voluntariado
Palestrante: Júlio Verna
Horário: 14h às 14h45
A apresentação mostrará oportunidades que as empresas de Turismo podem ter ao atender clientes individuais e corporativos que querem realizar uma viagem solidária, humanitária ou assistencial.

28/9

Sebrae – Smart Cities
Palestrante: Ana Clévia Guerreiro
Horário: 13h às 13h45
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios que melhoram a qualidade de vida nas cidades cada vez mais urbanizadas. Mostrará o ranking das cidades brasileiras inteligentes e o papel do Sebrae na identificação de oportunidades e no apoio de pequenos negócios como co-criadores no desenvolvimento de cidades inteligentes.

Mato Grosso do Sul | Desmistificando a venda dos destinos Pantanal e Bonito
Palestrantes: Alexandre Costa Marques e Cristina Moreira da Rocha Bastos
Horário: 14h às 14h45
A palestra tem como públicos-alvo operadores e agentes de viagens, nacionais e internacionais. Abordará as características das duas regiões, o perfil dos visitantes e roteiros turísticos. Também será uma oportunidade para sanar as dúvidas sobre os destinos.

Portugal – Marketing Digital: os segredos que puseram Portugal no mapa do turismo mundial
Palestrante: Lídia Monteiro
Horário: 15h às 15h45
Apresentará o Turismo de Portugal, a autoridade turística nacional que possui as competências públicas nas áreas: formação, apoio ao investimento, qualificação e regulação das infraestruturas, promoção turística e, por fim, regulamentação.

29/9

Maranhão, terra de encantos
Palestrante: Hugo Ricardo de Paiva Veiga
Horário: 13h às 13h45
A capacitação do destino Maranhão abordará segmentos e serviços turísticos oferecidos em São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas, bem como informações técnicas do destino.

Turismo Étnico
Palestrantes: Francisco Silvino e Oswaldo Reiner
Horário: 14h às 14h45
A palestra irá apresentar o que é Turismo Étnico, campo que envolve as comunidades representativas dos processos imigratórios europeus e asiáticos, as comunidades indígenas, quilombolas e outros grupos sociais que preservam seus legados étnicos como valores norteadores em seu modo de vida, saberes e fazeres.

Gerenciamento de destinos no Brasil: é possível incrementar sua capacidade de governança?
Palestrante: Fernando Kanni
Horário: 16h às 16h45
Embora, majoritariamente, a operação de serviços turísticos se dê por entes privados, é inquestionável a necessidade e o envolvimento da gestão pública no gerenciamento das localidades receptoras. A palestra abordará como esta relação vem se dando no Brasil e apontará caminhos possíveis e necessários para o crescimento do setor.

O credenciamento para a ABAV Expo segue gratuito até hoje, 22 de setembro, diretamente no site. No portal, também é possível conhecer a grade completa e o perfil de todos os palestrantes da Vila do Saber. Profissionais já credenciados podem voltar ao site ABAV Expo, acessar o campo restrito com login e senha e clicar na conferência ou atração de interesse para realizar sua inscrição.

SERVIÇO

45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa
Data:  27, 28 e 29 de setembro
Horário: 12h às 20h
Local: Expo Center Norte (SP) - Pavilhões Vermelho e Verde
Mais informações no site

Fonte: Assessoria