Punta Del Este 365 - OMT lança primeiro Plano para superar a sazonalidade

"Punta Del Este 365" é uma iniciativa que reúne os setores público e privado de Punta Del Este, no Uruguai, para desenvolver e implementar novos produtos turísticos no sentido de superar a sazonalidade. O projeto, desenvolvido pela OMT em conjunto com o Ministério do Turismo e Esporte do Uruguai, o Governo de Maldonado e Destino Punta del Este Regional, foi apresentada durante a World Travel Market (Londres).

"Punta Del Este 365" é uma iniciativa que reúne os setores público e privado de Punta Del Este, no Uruguai, para desenvolver e implementar novos produtos turísticos no sentido de superar a sazonalidade. O projeto, desenvolvido pela OMT em conjunto com o Ministério do Turismo e Esporte do Uruguai, o Governo de Maldonado e Destino Punta del Este Regional, foi apresentada durante a World Travel Market (Londres).

Centro de Convençòes de Punta Del Este












A sazonalidade é um grande desafio para muitos destinos turísticos em todo o mundo, devido aos grandes impactos que tem sobre as suas estruturas económicas, ambientais e socioculturais. A fim de apoiar destinos para superar a sazonalidade, a OMT desenvolveu seu primeiro Protótipo de combate à sazonalidade, um Protótipo que pode ser replicado em todo o mundo.

Punta del Este reúne 365 representantes dos setores público e privado ao longo de toda a cadeia de valor do turismo, mostrando como as parcerias público-privadas inovadoras podem desenvolver com sucesso um destino turístico durante todo o ano. O projeto tem como foco o turismo desportivo, eventos e a ligação entre gastronomia, agricultura e turismo.

"Punta del Este 365 encarna a crença fundamental da OMT que a colaboração interdisciplinar é fundamental para o desenvolvimento do turismo sustentável", disse secretário-geral da OMT Taleb Rifai. "Estou confiante de que Punta del Este 365 vai ser uma ferramenta prática para ajudar destinos em todo o mundo a encontrar soluções eficazes para combater a sazonalidade, e eu gostaria de agradecer ao Governo do Uruguai, seus parceiros no Uruguai e os afiliados da OMT envolvidos por seu engajamento em um projeto tão líder e inovador ", acrescentou.

A ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichian, congratulou o projeto, ressaltando sua contribuição importante para consolidar o turismo como um dos principais setores econômicos do país: "as receitas do turismo quadruplicaram nos últimos anos e agora ultrapassam US$ 2 bilhões. O turismo é uma atividade econômica fundamental para o desenvolvimento do Uruguai".

Desenvolvido pelo Programa de Membros Afiliados da OMT, a metodologia do Protótipo da OMT prevê um quadro onde os setores público privado se reúnem para partilhar conhecimentos e criar projetos de turismo que melhorem a competitividade em um ambiente ético e sustentável. Com base na transparência, flexibilidade e rigor, a metodologia OMT projeta um "mapa do caminho", baseado na pesquisa e análise inicial, incorporando a possibilidade de modelos de governança, desenvolvimento de produtos turísticos, estratégias de posicionamento e comunicação e identidade da marca - tudo em conformidade com o Código Mundial de Ética do Turismo da OMT.

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ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT)

A Organização Mundial do Turismo (OMT) é uma agência das Nações Unidas especializada em turismo, que contribui para o crescimento econômico, o desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade nos seus aspectos sociais, econômico e ambiental. OMT reúne a iniciativa pública e privada, através de seu programa Membros Afiliados.
Estas políticas ativas e instrumentos para promover um programa turístico competitivo e sustentável, através da promoção de iniciativas de parcerias público-privadas. Com o objetivo de promover estas iniciativas, o Programa Membros Afiliados da OMT desenvolveu a metodologia como um quadro em que o setor público colabore com a privada para compartilhar conhecimentos e criar projetos para melhorar a competitividade em um ambiente ético e sustentável. Este quadro profissional baseado na transparência, flexibilidade e rigor define as diretrizes de desenvolvimento de projetos turísticos inovadores beneficiando destinos, empresas e instituições.
A Metodologia do Protótipo concebeu um roteiro baseado na investigação e análise inicial, incorporando a possibilidade de modelos de governança, desenvolvimento de produtos turísticos, estratégias de posicionamento e comunicação e identidade da marca. A metodologia requer modelos em conformidade com o Código Mundial de Ética do Turismo para maximizar a contribuição socioeconômica do turismo de cada vez que os potenciais impactos negativos sejam minimizados.
O Protótipo termina com a elaboração de um relatório onde a aprendizagem e o sucesso do processo é documentado. Esta aprendizagem está relacionada com os elementos principais que compreendem o Protótipo: análise, tecnologia, proposta turística, criação da narrativa, modelo de governança, processo de certificação, entre outros.