Fique por dentro das tendências para 2017

A tecnologia vem dominando todos os setores do mundo, e não é diferente quando falamos de Eventos. Não somente para encantar e aumentar a experiência do seu cliente ou colaboradores, estas tendências chegam também para fortalecer as áreas estratégicas e operacionais, visando bons resultados financeiros e de branding (construção de marca) para a empresa. *Por Fernanda Fernandes

Acompanhe a seguir as principais tendências para 2017:

- Plataformas para compartilhamento e locação de espaços

A partir de R$ 40,00 por hora, você pode encontrar o ponto ideal para o seu evento. Ao menos, essa é a proposta do Splacer, que funciona aos moldes de um Airbnb, o aplicativo onde pessoas disponibilizam suas residências para hospedagem. É possível encontrar residências e locais diversificados - de garagens a apartamentos luxuosos - que podem ser locados por algumas horas e sediarem eventos especiais, como reuniões, festas e produções.

Além da praticidade que o sistema oferece, o custo final pode compensar bastante para quem busca economizar na contratação. Como há opções variadas, as empresas poderão encontrar um caminho para equilibrar essas duas coisas (inovação e economia) encontrando um lugar ideal e com preço atraente.

- Apps para engajar o público

O engajamento que as redes sociais proporcionam é um ponto que pode contar muito a favor no sucesso do seu evento. Para isso, a dica é buscar aplicativos onde você pode criar uma comunidade e promover conteúdos para uma experiência que trará um retorno muito maior do que o alcançado somente no dia do evento. Para os gestores, o app ainda é uma facilidade para que comuniquem alterações e novidades na programação.

Nesse sentido, hoje existem alguns aplicativos que apontam sua relevância para coletar informações valiosas sobre os interesses do público participante. Os dados podem facilitar na hora de formatar as atrações do evento e encantar o público. Fora isso, os apps podem ser uma forma da empresa captar recursos com publicidade.

- Plataformas para a gestão de ingressos e inscrições

Uma das maiores dificuldades dos gestores é criar um espaço para realizar as inscrições e, no grande dia, servir como controle de credenciados. Independente do tamanho do seu evento, o rigor neste processo é essencial, pois confusões na entrada atrapalham qualquer experiência que você tenha montado. O velho ditado “a primeira impressão é a que fica”, deve ser seguido à risca para evitar reclamações.

Para auxiliar, existem plataformas prontas que ajudam e integram as vendas de ingresso e retiradas do cadastramento. Além disso, podem gerenciar o comportamento do usuário e emitir relatórios.

- Importantíssimo! Entenda seu público, antes de buscar inovações

Última dica e a mais importante de todas: conheça e entenda o seu público-alvo para escolher a experiência certeira. A tecnologia deve servir como um grande aliado, mas somente um conteúdo que atinja os seus convidados poderá fazer o seu evento, festa, reunião um sucesso que será lembrado e guardado como exemplo.

Mais do que brindes, intervenções artísticas, inovações de última geração, você deve passar uma mensagem que seja inesquecível para todos. É importante lembrar que toda essa experiência começa antes do evento e termina após o evento. Por isso, entenda o seu público antes de iniciar qualquer ação. Busque um planejamento e ações que vão impactar do começo ao fim, desde a simples inscrição até o brinde no fim das celebrações.

A economia que um resultado positivo pode trazer para a sua marca é incalculável. Todos falando da sua empresa, querendo mais e ansiosos com o seu próximo evento, pode gerar mais negócios, mais crescimento e a sua marca se tornar ainda mais forte no mercado.

* Fernanda Fernandes é Gerente de Eventos e Incentivos da Costa Brava Viagens e Eventos.