Empreendedor visionário, Armênio Mendes falece aos 73 anos

O velório ocorre a partir das 20h desta sexta, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos, e o enterro às 21 horas de sábado, na Memorial Necrópole Ecumênica da Cidade.

Tendo iniciado sua trajetória comercial como vendedor de bicicletas, Armênio Mendes construiu um império na cidade de Santos. Sua construtora, a Miramar, é responsável pelos principais edifícios da cidade, sempre buscando visuais arrojados e avantajados, e também os principais shoppings da baixada santista.

Nos últimos anos, dedicou-se à construção de hotéis, com destaque para o Parque Balneário Hotel e, em vias de inauguração (2018), o Sheraton Santos. Mas a grande estrela de seu portfólio é o Mendes Convention Center, um dos maiores do país, o que demonstrou sua capacidade de apostar no futuro de seu país.

Sua mais recente inauguração foi o Praiamar Corporate, empreendimento hoteleiro, comercial e residencial, integrado ao Shopping Praiamar, que inclui o Sheraton.

O prédio – de alto luxo, com helipontos e elevadores de última geração – foi entregue em abril passado, coincidência ou não, o mês que Armênio Mendes havia chegado ao Brasil, país onde resolveu investir sua força de trabalho e de negócios, gerando milhares de empregos até hoje.

O Praiamar Corporate foi o maior empreendimento imobiliário já entregue pelo empresário. Na ocasião, ele foi instado a explicar qual o segredo para nadar contra a corrente e investir em períodos de crise como a atual. Resumiu da seguinte forma e deu dicas aos novos empreendedores: “Acreditem e se estruturem sempre. É no momento de crise que a gente mais acredita e edifica. Sem trabalho não há crescimento. Sempre acreditei no Brasil e na cidade de Santos”. E assim o fez.

O Governo de Portugal, por meio do Consulado Geral em São Paulo, lamentou a morte do empresário e cônsul honorário do país em Santos: "O Consulado deixa as suas mais sinceras condolências à família, amigos e toda a comunidade luso-brasileira de Santos por essa inestimável perda", escreveu o cônsul-geral adjunto Hugo Gravanita. O embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias Cabral, vai representar o Governo de Portugal na despedida do empresário.

"É uma perda muito grande. Ele era um cidadão que nunca esqueceu suas raízes e nunca esqueceu de Portugal. Sempre manteve sua alma lusitana", disse o gestor do consulado honorário de Portugal em Santos, José Augusto do Rosário. "Tivemos um relacionamento espetacular. Meu sentimento é de ter perdido um irmão", concluiu.

O vice-governador de São Paulo, Márcio França, também lamentou a morte do empresário. "Armênio foi sem dúvida um dos maiores empreendedores do País. Seu legado é imortal. Seus filhos, esposa e todos os parentes e amigos levarão para sempre suas lições de persistência, fé e de amor pela nossa região".

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, decretou luto de três dias. "A cidade e a região perdem também um grande visionário, que acreditou em Santos, aqui deixou seu legado e contribuiu para a transformação da vida de milhares de pessoas em Santos e na Baixada Santista", disse.

O prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, afirmou que o empresário era importante para toda a região. "É uma perda irreparável. Poucas pessoas amaram e fizeram tanto pela Região como o Armênio Mendes. Era um visionário, que sempre soube detectar e potencializar as qualidades da Baixada Santista".

O prefeito de Guarujá, Valter Suman, disse que a região se despede de um homem de visão: "A Baixada Santista perde um de seus mais valorosos 'filhos', que fez com que Santos e região avançasse a passos largos rumo ao desenvolvimento".

O Mata Atlântica Convention & Visitors Bureau também lamentou o falecimento de Armênio Mendes: “A gratidão é uma forma singular de reconhecimento e o reconhecimento é a forma mais sincera de gratidão. Muito obrigado!”.

Armênio Mendes faleceu nesta sexta-feira, dia 13 de outubro, deixando três filhos, Paulo, Alex e Carina, e netos.

O velório está previsto para ocorrer a partir das 20 horas desta sexta, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. Já o enterro do corpo do empresário deve ser realizado às 21 horas de sábado (14), na Memorial Necrópole Ecumênica da Cidade.