Governo de Santa Catarina prevê fazer concessão de 2 centros de eventos

Concessão do CentroSul está atrasada e verba para o de Blumenau está atrasada

O governo de Santa Catarina tem previsão de lançar os editais de concessão de dois centros de evento, um na capital e outro em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Com esses projetos oferecidos à iniciativa privada, o governo busca competência na manutenção dos serviços, conforme o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

Centros de Convenções

Dos dois centros de convenções previstos para concessão, um foi inaugurado em novembro de 2015 em Florianópolis e chamado de Governador Luiz Henrique da Silveira. Atualmente, é administrado pelo governo do estado, conforme o secretário.

O de Balneário Camboriú está em obras e será às margens da BR-101. Ainda não tem nome. Os recursos para a construção são da União, do estado e do município. As obras devem terminar em abril e, depois, será feita audiência pública para que o edital possa ser lançado.

A previsão é de que os dois editais saiam ainda no primeiro semestre, de acordo com o secretário.

Enquanto isso em Florianópolis

O prazo da concessão do Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul) está terminando e a Prefeitura ainda não sinalizou nenhuma providência para evitar a paralização de suas atividades.

Mais que isso, considerando que todas as benfeitorias existentes no empreendimento passarão para o patrimônio da Prefeitura ao final do contrato, nos últimos dois anos nenhum investimento foi realizado no CentroSul, seja na infraestrutura (que precisa muito), seja em promoção.

Finalmente, considerando o termino da concessão, não é possível firmar contratos para realização de eventos a longo prazo, o que certamente prejudicará a performance futura do CentroSul e do Turismo catarinense.

E, em Blumenau...

O Centro de Convenções de Blumenau projetado para dinamizar o turismo de negócios da cidade, com captação de eventos empresariais e congressos corporativos, será construído nos fundos do setor 3 da Vila Germânica. Terá 3,2 mil metros quadrados de área e capacidade para comportar 1.250 pessoas.

O investimento será de cerca de R$ 15 milhões, recursos já garantidos que virão do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) do governo estadual.

No entanto, apesar da verba para sua construção já estar autorizada, o lançamento do edital de licitação está atrasado, devido a embaraços burocráticos e o atraso na liberação da verba.