Transamerica Expo Center investe em tecnologia de ponta

Ampliação de toda a rede de dados e WLAN e substituição dos ativos de rede por equipamentos de última geração foram algumas das mudanças implantadas.

Estar sempre à frente do mercado, investindo em tecnologia de última geração sempre foi uma estratégia adotada pelo Transamerica Expo Center desde a sua fundação, há mais de 15 anos. Desta vez, o impacto foi ainda maior, com a implantação do que há de mais recente em tecnologia WLAN da Huawei, a ampliação de toda a rede de dados e a substituição dos ativos de rede por equipamentos de ponta.

O Transamerica Expo está equipado com tecnologia utilizada nos melhores Centros de Eventos e Estádios de Futebol do mundo, com cases de sucesso. A tecnologia implantada é tão inovadora que a previsão é que daqui a 5 anos ainda será considerada de ponta.

Para se ter uma ideia, o switch core possui a tecnologia Agile, que permite um gerenciamento SDN, um protocolo de gerenciamento de rede que ainda está começando a ser utilizado no mercado.

As APs possuem o protocolo ac, que permite navegar no WI-FI em altas velocidades, sendo que no Brasil, quase 70% dos dispositivos usados (tablets, smartphones, notebooks) ainda não utilizam esse protocolo. Já as novas antenas AP 4050DN-HD, por exemplo, foram projetadas para cenários High Density e possuem padrão 802.11 a/b/g/n/AC, além de possuírem smart antenas direcionadas com ganho de 12 dBi, em substituição às anteriores que não eram smart nem tinham padrão ac.

A inteligência implantada nas antenas Huawei permitem uma navegação muito mais transparente, com roaming e load balancing entre as antenas com mais eficiência, sem que o usuário precise se autenticar novamente na rede.

Também foi efetuada a substituição do switch core pelo Huawei S12704, que atinge uma performance de capacidade de switching de 16.08 Tbit/s. Além disso, é totalmente redundante e possui uma placa integrada controladora de WLAN, também redundante, com capacidade atual para 94 Access Point e navegação para até 9.400 usuários simultâneos, podendo chegar a uma configuração final de gerenciamento de 4.000 Access Point e navegação para até 64.000 usuários. A versão anterior não possuía redundância e tinha uma capacidade de gerenciamento inferior.

Toda a estrutura de dados é gerenciada pelo software eSight, responsável por monitorar, atualizar automaticamente os devices Huawei, importante e exportar configurações, localizar dispositivos e pontos de interferências na rede Wirelles, gerar relatórios e analisar em tempo real o tráfego de toda a rede, gerenciar os rádios dos Access Points instalados, entre outras funções.

Para garantir segurança em toda autenticação é utilizado o Agile Controler, que gerencia a navegação Wi-Fi e ainda permite diversas formas de autenticação, como acesso via portal Web e gerenciamento de visitantes, por exemplo.

Alexandre Marcílio

"Acreditamos que para um evento ter sucesso é de suma importância a qualidade da internet, e não só a capacidade da internet. Embora cada evento ou congresso tenha particularidade própria, todos necessitam de um uso de internet eficiente e transparente para os usuários. Esta é apenas uma de nossas preocupações com as recentes mudanças, que vão beneficiar cerca de 600 mil visitantes do Centro de Convenções anualmente”, declara Alexandre Marcílio, Diretor do Transamerica Expo.


O Transamerica Expo Center está localizado na Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro, ao lado do Hotel Transamérica. Informações através do telefone (11) 5643-3000 ou do site www.transamericaexpo.com.br.


Fonte: Assessoria