ABAV Nacional participa de fórum da IATA sobre NDC

Entidade representou o mercado brasileiro e a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA), reforçando seu posicionamento e reconhecimento no cenário internacional

Representada pelo seu assessor jurídico, Marcelo Oliveira, a ABAV Nacional participou em Miami (EUA) do Passenger Distribution Management Group Advisory Forum, organizado pela IATA, tendo como foco as atualizações sobre o desenvolvimento do NDC - New Distribution Capability.

O advogado participou acompanhado de um agente de viagens do segmento corporativo associado à ABAV, que chamou a atenção dos presentes com a apresentação de um case de simulação online e em tempo real de uma reserva de aéreo efetivada por meio do novo sistema de distribuição.

Na oportunidade, o assessor reforçou a posição de total apoio da ABAV na implantação do sistema, que entende como nova e eficiente ferramenta ao agenciamento de turismo, ressaltando, contudo, que a maioria das agências de turismo no Brasil são de pequeno porte. "Temos o papel de esclarecer nosso associado sobre essa inovação, que entendemos vir em auxílio à geração de novas receitas para as suas agências, e o apoio da IATA nos esclarecimentos necessários é fundamental nessa fase de implantação no mercado brasileiro", explica o advogado.

Membro da WTAAA, a ABAV Nacional tem o Dr. Marcelo Oliveira como um dos delegados junto à PAPGJC - Passenger Agency Program Global Joint Council, encontro global da IATA que reúne as principais companhias aéreas e entidades representativas do agenciamento de viagens do mundo. Sua participação está confirmada na próxima reunião, que será realizada entre os dias 20 e 23 de junho em Montreal, no Canadá, onde se localiza a sede da IATA.

A entidade participa ainda do ADMWG - Agency Debit Memo Working Group - grupo de trabalho criado pela IATA para discutir os fatores geradores de ADM’s de companhias aéreas para as agências de turismo. "Temos nesses encontros a oportunidade de entender o cenário mundial de tais cobranças, verificar a posição em que o Brasil se encontra com relação ao tema, compartilhar dados e números do mercado internacional, e com isso criar argumentação para melhor combater e discutir as políticas de ADM’s diretamente com as companhias aéreas", ressalta Oliveira.

A reunião mais recente, com workshop presencial, ocorreu em abril em Genebra, na Suíça, também contando com a participação do advogado. "Inserida nessa agenda, a ABAV Nacional dá continuidade à meta de fortalecer internacionalmente a sua marca, ampliar sua representatividade no cenário mundial, e o mais importante, lutar por condições justas e leais para o desenvolvimento do agenciamento de viagens no Brasil", completa Oliveira.


Fonte: Assessoria