Canais
Congressos
publicado em 01 de setembro de 2008 - 10h56

Belém do Pará recebe congresso brasileiro de enfermagem

Da Redação

Até o dia 3 de setembro, em Belém do Pará, acontece o 11º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), considerado o segundo maior evento voltado para uma categoria profissional na América Latina. O congresso é voltado aos profissionais e estudantes da categoria, que reúne mais de 1,3 milhões de profissionais em todo o país.

Números

Os últimos dados do Ministério da Saúde (2004) mostram que 24,8% da população brasileira são dependentes do Fumo, sendo que a  Maconha responde por 2,8% e a  Cocaína cheirada - 0,9%. Segundo o Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, 15% da população brasileira são alcoólatra, onde são gastos anualmente 7,3% do PIB (Produto interno bruto), de US$ 1,310 trilhão, em 2007, para tratar problemas relacionados ao alcoolismo. 

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam ainda, que o consumo do álcool é fator relevante sobre a causa de 20% a 30% dos casos de câncer e da morte de 1,8 milhão pessoas todos os anos. Tudo isso impacta nos custos de saúde pública e privada, e mais, deriva em outras áreas, como por exemplo, as estatísticas de trânsito. O DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), em estudos recentes, afirma que mais de 60% dos acidentes de trânsito registrados no país são causados por pessoas que ingeriram algum tipo de bebida alcoólica. Esses acidentes matam 42 mil pessoas ao ano e representam gastos de mais de R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos. E não foi à toa que a nova lei mais severa,  para quem dirigir alcoolizado está sendo responsável pela diminuição em 25% dos acidentes com vítimas fatais, no trânsito.

Sobre o Congresso

Pela primeira vez o CBCENF, que reúne representantes dos 27 Conselhos Estaduais (COREN), de todos os estados brasileiros, será realizado na região norte do país. Considerado o segundo maior evento voltado para uma categoria profissional na América Latina, o congresso é uma realização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reúne ao todo 1,3 milhão de profissionais como  enfermeiros, auxiliares de enfermagem, parteiras, técnicos e atendentes.

Paralelamente ao evento ocorre o 5º CONAR (Conselho Nacional de Enfermagem). Os inscritos podem participar de cursos, workshops, mesas redondas e palestras durante os quatro dias do evento. 

Dentre os palestrantes estarão secretários de estado, técnicos, doutores e especialistas. Os inscritos podem escolher desde o tema central do congresso que discutirá a relação dos profissionais de enfermagem com o meio ambiente, bem como os cursos sobre Dependência Química, Controle de DST, Informática e Base para Construção de Projeto de Pesquisa, entre outros.  

A estimativa é de que compareçam ao CBCENF mais de 5 mil profissionais de enfermagem provenientes de todo o país.

Serviço
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/nº- Belém- Pará
Telefone: (91)3344-0100 
www.cofen.org.br

(JA)

Veja também:

29/11/2016
Gramado Summit abrirá as portas da Região das Hortênsias para o mercado digital
Um evento inovador e que promete ser um marco para a economia de Gramado e da Região das Hortênsias começa a tomar forma e deve ter sua primeira edição no segundo semestre de 2017.
13/11/2016
Rio de Janeiro recebe Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica
Tradicional evento tem periodicidade bienal e este ano acontece entre os dias 15 e 19 de novembro, na Barra da Tijuca
10/11/2016
HSM EXPO 2016 reúne mais de 4 mil executivos em três dias de imersão no futuro da gestão
Roger Martin, referência mundial em estratégia e design thinking, fechou a programação da 16ª edição da HSM EXPO. O estudioso mostrou como a estratégia realmente funciona nas organizações. “Percebo que os executivos acreditam que a estratégia é importante, mas, ao mesmo tempo, acreditam que ela seja complicada, onerosa e com eficácia limitada. Mas ela pode ser simples, divertida e eficaz”, afirmou. O segredo, segundo ele, é pensar a estratégia não apenas como processo de planejamento. “Ela tem de ser vista como uma escolha que requer rigor, mas também criatividade.”
09/11/2016
Tom Peters e Oliver Stone abrem último dia da HSM EXPO 2016
No dia em que o republicano Donald Trump venceu as eleições para a presidência da maior economia do mundo, os primeiros palestrantes do dia, Tom Peters e Oliver Stone, dois cidadãos dos Estados Unidos, comentaram o resultado. “O sol se levantou hoje cedo em São Paulo, mas se ele vai se levantar nos Estados Unidos ninguém sabe”, afirmou Tom Peters. “De qualquer forma, ninguém pode roubar nossas virtudes”, completou aquele que é considerado pelo Los Angeles Times o “pai” da empresa pós-moderna.
Newsletter
Receba as novidades