Canais
Congressos
publicado em 01 de setembro de 2008 - 10h56

Belém do Pará recebe congresso brasileiro de enfermagem

Da Redação

Até o dia 3 de setembro, em Belém do Pará, acontece o 11º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), considerado o segundo maior evento voltado para uma categoria profissional na América Latina. O congresso é voltado aos profissionais e estudantes da categoria, que reúne mais de 1,3 milhões de profissionais em todo o país.

Números

Os últimos dados do Ministério da Saúde (2004) mostram que 24,8% da população brasileira são dependentes do Fumo, sendo que a  Maconha responde por 2,8% e a  Cocaína cheirada - 0,9%. Segundo o Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, 15% da população brasileira são alcoólatra, onde são gastos anualmente 7,3% do PIB (Produto interno bruto), de US$ 1,310 trilhão, em 2007, para tratar problemas relacionados ao alcoolismo. 

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam ainda, que o consumo do álcool é fator relevante sobre a causa de 20% a 30% dos casos de câncer e da morte de 1,8 milhão pessoas todos os anos. Tudo isso impacta nos custos de saúde pública e privada, e mais, deriva em outras áreas, como por exemplo, as estatísticas de trânsito. O DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), em estudos recentes, afirma que mais de 60% dos acidentes de trânsito registrados no país são causados por pessoas que ingeriram algum tipo de bebida alcoólica. Esses acidentes matam 42 mil pessoas ao ano e representam gastos de mais de R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos. E não foi à toa que a nova lei mais severa,  para quem dirigir alcoolizado está sendo responsável pela diminuição em 25% dos acidentes com vítimas fatais, no trânsito.

Sobre o Congresso

Pela primeira vez o CBCENF, que reúne representantes dos 27 Conselhos Estaduais (COREN), de todos os estados brasileiros, será realizado na região norte do país. Considerado o segundo maior evento voltado para uma categoria profissional na América Latina, o congresso é uma realização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reúne ao todo 1,3 milhão de profissionais como  enfermeiros, auxiliares de enfermagem, parteiras, técnicos e atendentes.

Paralelamente ao evento ocorre o 5º CONAR (Conselho Nacional de Enfermagem). Os inscritos podem participar de cursos, workshops, mesas redondas e palestras durante os quatro dias do evento. 

Dentre os palestrantes estarão secretários de estado, técnicos, doutores e especialistas. Os inscritos podem escolher desde o tema central do congresso que discutirá a relação dos profissionais de enfermagem com o meio ambiente, bem como os cursos sobre Dependência Química, Controle de DST, Informática e Base para Construção de Projeto de Pesquisa, entre outros.  

A estimativa é de que compareçam ao CBCENF mais de 5 mil profissionais de enfermagem provenientes de todo o país.

Serviço
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/nº- Belém- Pará
Telefone: (91)3344-0100 
www.cofen.org.br

(JA)

Veja também:

11/01/2017
Guarujá CVB apoia 11º Congresso Paulista de Neurologia
Evento acontece entre os dias 24 a 27 de maio no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá, litoral de São Paulo
29/11/2016
Gramado Summit abrirá as portas da Região das Hortênsias para o mercado digital
Um evento inovador e que promete ser um marco para a economia de Gramado e da Região das Hortênsias começa a tomar forma e deve ter sua primeira edição no segundo semestre de 2017.
13/11/2016
Rio de Janeiro recebe Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica
Tradicional evento tem periodicidade bienal e este ano acontece entre os dias 15 e 19 de novembro, na Barra da Tijuca
10/11/2016
HSM EXPO 2016 reúne mais de 4 mil executivos em três dias de imersão no futuro da gestão
Roger Martin, referência mundial em estratégia e design thinking, fechou a programação da 16ª edição da HSM EXPO. O estudioso mostrou como a estratégia realmente funciona nas organizações. “Percebo que os executivos acreditam que a estratégia é importante, mas, ao mesmo tempo, acreditam que ela seja complicada, onerosa e com eficácia limitada. Mas ela pode ser simples, divertida e eficaz”, afirmou. O segredo, segundo ele, é pensar a estratégia não apenas como processo de planejamento. “Ela tem de ser vista como uma escolha que requer rigor, mas também criatividade.”
Newsletter
Receba as novidades