Canais
Congressos
publicado em 01 de setembro de 2008 - 10h56

Belém do Pará recebe congresso brasileiro de enfermagem

Da Redação

Até o dia 3 de setembro, em Belém do Pará, acontece o 11º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), considerado o segundo maior evento voltado para uma categoria profissional na América Latina. O congresso é voltado aos profissionais e estudantes da categoria, que reúne mais de 1,3 milhões de profissionais em todo o país.

Números

Os últimos dados do Ministério da Saúde (2004) mostram que 24,8% da população brasileira são dependentes do Fumo, sendo que a  Maconha responde por 2,8% e a  Cocaína cheirada - 0,9%. Segundo o Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, 15% da população brasileira são alcoólatra, onde são gastos anualmente 7,3% do PIB (Produto interno bruto), de US$ 1,310 trilhão, em 2007, para tratar problemas relacionados ao alcoolismo. 

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam ainda, que o consumo do álcool é fator relevante sobre a causa de 20% a 30% dos casos de câncer e da morte de 1,8 milhão pessoas todos os anos. Tudo isso impacta nos custos de saúde pública e privada, e mais, deriva em outras áreas, como por exemplo, as estatísticas de trânsito. O DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), em estudos recentes, afirma que mais de 60% dos acidentes de trânsito registrados no país são causados por pessoas que ingeriram algum tipo de bebida alcoólica. Esses acidentes matam 42 mil pessoas ao ano e representam gastos de mais de R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos. E não foi à toa que a nova lei mais severa,  para quem dirigir alcoolizado está sendo responsável pela diminuição em 25% dos acidentes com vítimas fatais, no trânsito.

Sobre o Congresso

Pela primeira vez o CBCENF, que reúne representantes dos 27 Conselhos Estaduais (COREN), de todos os estados brasileiros, será realizado na região norte do país. Considerado o segundo maior evento voltado para uma categoria profissional na América Latina, o congresso é uma realização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reúne ao todo 1,3 milhão de profissionais como  enfermeiros, auxiliares de enfermagem, parteiras, técnicos e atendentes.

Paralelamente ao evento ocorre o 5º CONAR (Conselho Nacional de Enfermagem). Os inscritos podem participar de cursos, workshops, mesas redondas e palestras durante os quatro dias do evento. 

Dentre os palestrantes estarão secretários de estado, técnicos, doutores e especialistas. Os inscritos podem escolher desde o tema central do congresso que discutirá a relação dos profissionais de enfermagem com o meio ambiente, bem como os cursos sobre Dependência Química, Controle de DST, Informática e Base para Construção de Projeto de Pesquisa, entre outros.  

A estimativa é de que compareçam ao CBCENF mais de 5 mil profissionais de enfermagem provenientes de todo o país.

Serviço
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/nº- Belém- Pará
Telefone: (91)3344-0100 
www.cofen.org.br

(JA)

Veja também:

21/07/2014
CONIP 2014: evento de TI para governos celebra 20 anos
Edição comemorativa será realizada nos dias 13 e 14 de agosto, em São Paulo
18/07/2014
Blocos da Bahia vão participar da Carnavália-Sambacon
UNESAMBA, associação formada por nove blocos da Bahia, traz novidades para feira de empreendedorismo e negócios de Carnaval, no Centro de Convenções SulAmérica
26/05/2014
Aplicativo aumenta interação do participante do 6o Fórum Alatur
Presentes poderão consultar a agenda, mapas de acesso e até mesmo fazer perguntas nas palestras usando seus smartphones
23/05/2014
IFEMA consolida seu prestigio internacional no setor congressual
A atividade de Convenções e Congressos da IFEMA está conhecendo um crescente peso internacional, cuja contribuição tem sido decisiva para lograr situar Madrid no 2º posto do ranking mundial ICCA de cidades congressuais.
Newsletter
Receba as novidades