CONARH 2016 discute práticas para aumentar o poder de InfluenciaAção nas organizações

A 42ª edição do principal congresso sobre recursos humanos e gestão de pessoas trouxe como tema ‘Gestão que inspira pessoas que conquistam..’ O Espaço Corners para palestras simultâneas foi a grande novidade de 2016.

O maior evento sobre gestão de pessoas da América Latina e o segundo do mundo, o CONARH, aconteceu entre 15 e 18 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Esta foi a 42ª edição do congresso que reuniu os principais profissionais do setor do Brasil e do exterior para discutir inovações e soluções da área. A principal novidade deste ano foi Espaço Corners, no qual os participantes tiveram acesso a quatro palestras ao mesmo tempo.

O congresso abordou o tema ‘Gestão que inspira pessoas que conquistam..’ e debateu práticas inovadoras que podem aumentar o poder de InfluenciaAção, influência e ação, na área de Recursos Humanos nas organizações do País.

Diante do impacto da crise político-econômica nas empresas, a participação dos profissionais da área no CONARH deste ano foi ainda mais importante. Nesta edição, diversos temas foram discutidos dentro deste cenário, evidenciando cases, ferramentas e ações utilizadas que indicam o caminho da transformação do clima organizacional e que podem auxiliar a atravessar esse momento delicado.

“Apresentamos soluções, inspirações e motivos para transformar os ambientes organizacionais para o novo, recriar e resgatar a credibilidade por meio de ações e concentrar nas pessoas que, de fato, são os responsáveis pelo futuro do País e das empresas”, afirma Elaine Saad, presidente da ABRH-Brasil.

O evento reuniu no auditório principal apresentações Magnas com Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC; Maílson da Nóbrega, economista e exministro da Fazenda; Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã;

Carlos Ayres Brito, consultor jurídico e ex-ministro do STF; Nicole Fuentes, assessora perita em psicologia positiva do Departamento de Educação Executiva da Universidade de Monterrey (México); Ricardo Marino, vice-presidente do Itaú Unibanco para América Latina; Claudia Politanski, vice-presidente executiva das áreas Jurídico e Ouvidoria, Recursos Humanos, Relações Governamentais e Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco; e as apresentadoras do programa Saia Justa do Canal GNT, Astrid Fontenelle, Barbara Gancia, Maria Ribeiro e Mônica Martelli.

Estrutura

Em complemento às Magnas, que ocorreram no auditório principal, o congresso apresentou este ano uma novidade no formato das palestras. Foram quatro apresentações simultâneas na mesma sala, chamada de Espaço Corners. Nas extremidades do auditório foram montados quatro palcos e, em cada um deles, um palestrante falou ao público. Não há divisórias ou isolamento acústico. Com fones de ouvido, o congressista pode migrar de uma palestra para outra, alternando a audiência conforme seu interesse e, assim, aproveitar melhor sua participação.

Entre os destaques destes palcos: Samy Dana, economista e comentarista dos programas Conta Corrente, da GloboNews, e Hora 1, da Rede Globo; Guilherme Furtado, médico consultor da TV Globo e Canal Futura; Wagner Gattaz, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas; Luciana Calleti, cofundadora e CEO da Love Mondays, entre outros.

“Desta maneira o congressista pôde mudar de tema sem sair do lugar. Frequentemente, o participante tem vários temas de interesse no mesmo horário. Desta maneira, é possível aproveitar o máximo de conteúdo da programação”, afirma Ricardo Mota, Diretor do CONARH.

Cerca de 2.500 mil congressistas participaram dos quatro dias de evento. Foram ministradas mais de 50 palestras, talk shows e painéis com os principais temas relacionados ao dia a dia das empresas, como os temas ligados à saúde do trabalhador para refletir na produtividade, os reflexos atuais da conjuntura políticoeconômica do Brasil, a importância das ferramentas tecnológicas, entre outros.

CENOGRAFIA

Um dos destaques da Conarh 2016 foi a cenografia criada pela Bueno Arquitetura Cenográfica. Conhecida por fazer grandes eventos, a empresa Bueno desenvolveu conceitos de arquitetura cenográfica do congresso.

Com a temática “Influenciação”, um dos principais objetivos foi levantar uma reflexão sobre como os visitantes também poderiam ser um influenciador. 

O conceito de arquitetura cenográfica da Bueno esteve espalhado em seis ambientes. Auditório principal, auditório Corners, sala ABRH Brasil, sala Influenciação e credenciamento.

Além disso, a empresa também contou com mais dois espaços temáticos. O Lounge Bueno com mobiliários da linha PUF PUF (projeto de logística reversa) e a área de Sensações com as cápsulas: Energize-se com cores.

Para a sócia-diretora Leila Bueno é sempre motivo de muita alegria trabalhar no CONARH já que atendemos esse cliente desde 2005. “Cada edição é um desafio e uma oportunidade de surpreendermos e nos superarmos. Como os temas são criativos, temos mais liberdade de utilizar nossos recursos inovadores e tecnológicos.