Congresso Internacional de Prótese Dentária reuniu renomados profissionais e principais empresas do setor

Participantes conheceram lançamentos do segmento na exposição comercial e puderam acompanhar palestras de CDs e TPDs internacionais

Cerca de oito mil profissionais do universo da odontologia participaram da 15ª edição do Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária e Expolab, organizado pela APDESPBR - Associação dos Técnicos em Prótese Dentária, a mais representativa entidade de classe da América Latina. Entre os dias 26 e 28 de outubro, o evento reuniu profissionais e estudantes interessados em expandir o conhecimento técnico em palestras ministradas por grandes especialistas da área, além de apresentar as novidades das empresas participantes da exposição comercial, que estão entre as maiores marcas da odontologia mundial.

Durante os três dias, o evento recebeu técnicos em prótese dentária (TPDs), cirurgiões-dentistas, auxiliares, acadêmicos e representantes de classe, além dos ministradores nacionais e internacionais. “Posso dizer que conseguimos realizar um grande e bem-sucedido Congresso, apesar do momento instável da economia brasileira. Registramos uma movimentação de cerca de 20 milhões de reais em negócios na Expolab. Temos o compromisso de atuar como educadores e oferecer suporte para a classe, com a colaboração de muitos colegas de todo o Brasil. Acredito que cumprimos nossa missão”, disse o presidente da associação, Evandro Souza.

Mais uma vez, o evento aconteceu no Centro de Convenções e Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. “Nossa parceria com a APDESPBR já dura 16 anos e é um grande prazer receber mais uma edição do Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária, um dos mais importantes eventos do segmento que reúne profissionais de diferentes países”, afirma Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte.

PRESENÇAS ILUSTRES

Reunindo os representantes das principais entidades da odontologia nacional, a Abertura Solene aconteceu na manhã do primeiro dia do Congresso Internacional de TPDs. A partir das 8h, de 26 de outubro, os convidados participaram da cerimônia que contou com apresentações do cirurgião-dentista e pianista Maurício Bertrami e da cantora lírica Andrea Isobata.

Ao som do piano, foram chamados ao palco o presidente e vice-presidente do 15º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária, Toshio Uehara e Luiz Fernando Buratto, e o presidente a APDESPBR, Evandro Luiz de Souza. O presidente de honra, Munenobu Oshiro, e patrono do evento, Cleiton Bauler, também compuseram a mesa solene.

Entre os convidados da solenidade, subiram ao palco Claudio Yukio Miyake, presidente do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Luiz Fernando Varrone, Presidente da ABO Nacional (Associação Brasileira de Odontologia), Silvio Jorge Cecchetto, Presidente ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas), Jairo Correa, Presidente da SPO (Sociedade Paulista de Ortodontia), e Marcio Barra Grande, Presidente do APDCR (Associação dos Técnicos em Prótese Dentária de Campinas e Estado de SP).

Após as homenagens e pronunciamentos, o presidente do Congresso Internacional, Toshio Uehara, declarou aberto o evento. “Com imensa satisfação, abrimos este evento que é estratégico para o futuro da prótese dentária brasileira. O Congresso traz os valores de nossa associação, incluindo a relação de respeito com as outras entidades parceiras aqui presentes e a busca pela máxima abertura de diálogo. A prótese brasileira já percorreu longo caminho e ainda mais está por vir. Temos o compromisso de impulsionar a economia e notoriedade dos TPDs dentro e fora do país. O Congresso Internacional tem essa força e hoje é o maior evento da prótese laboratorial das Américas”, declarou Uehara.

Pavilhão do Expo Center Norte esteve lotado durante todos dos dias de evento

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Dividido em 11 categorias, a programação científica aproximou o público de palestrantes nacionais e internacionais consagrados no segmento. Trazendo um produto desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o técnico Yushin Okimoto, vindo do Japão, foi uma das atrações. “Mostrei um novo sistema de caracterização gengival de uma resina híbrida que está sendo lançada no evento. A prótese dentária no Brasil vem crescendo muito e, principalmente em termos de estética, é uma das melhores referências no mundo, equiparada ao nível dos trabalhos produzidos no Japão”, disse.

Os palestrantes Claude Sieber, da Suíça, Nondas Vlachpoulos, da Grécia, e Paulo Kano, do Brasil, também foram grandes apostas da Programação Científica. Pela primeira vez, o evento contou com o seminário de Gestão & Empreendedorismo, com o objetivo de auxiliar o TPD a administrar e gerenciar seus laboratórios. Também inédita, nesta edição, os congressistas puderam acompanhar a programação da Tarde Rosa, uma iniciativa inspirada na campanha Outubro Rosa, com a intenção de evidenciar o trabalho de profissionais femininas renomadas do segmento, que é predominantemente masculino.

Nas salas do Centro de Convenções do Expo Center Norte foram ministradas ainda palestras, fóruns, conferências e workshops voltados para cerâmica, estética, prótese total, prótese parcial, implantes, CAD/CAM, ortodontia e ortopedia, entre outros.

LANÇAMENTOS E NOVIDADES

Cerca de 60 representantes da indústria e comércio do setor odontológico marcaram presença no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em uma ampla área de 10 mil m². Patrocinada pela Neodent, que marcou presença em um dos maiores estandes da feira, a Exposição Comercial trouxe novidades e lançamentos de produtos, equipamentos e serviços do setor. Os expositores não pouparam esforços para promover a interação em demonstrações ao vivo, apresentação de palestras gratuitas e sorteios.

Além de exibir tendências do mercado e proporcionar o contato direto entre especialistas e clientes, o evento, mais uma vez, contou com a presença de representantes da indústria e comércio germânicos, que integraram o Pavilhão Alemão. No total, onze empresas ocuparam cerca de 200m², onde apresentaram seus últimos lançamentos em produtos, materiais e CAD/CAM, que foram destaques na última edição do IDS Dental Show, a maior feira odontológica mundial, realizada em Colônia, na Alemanha. Entre as participantes, estavam: Dr. Jean Bausch, Dentona, Eisenbacher Dentalwaren, Erkodent, Exocad, Follow-me!, Gramm Technik, NTI, Scheu-Dental, Schuler-Dental e Smart Optics.

Também no Expolab, parte da planta foi destinada ao InfoSpace, que expôs casos clínicos diversos e artigos produzidos por alunos e profissionais do segmento de prótese dentária. Pela primeira vez, o espaço também abrigou a “Mostra de equipamentos laboratoriais antigos”, que reuniu instrumentos que contam a história e desenvolvimento da prótese dentária no Brasil. Na lista de relíquias, o público pode ver de perto uma caneta acionada por um pedal manual, entre outras.

Confira algumas imagens do congresso realizada em parceria com Polly Feiras & Eventos

DM4 para Dental Prótese
DM4 para Wilcos
FÊNIX Arquitetura de Eventos para Unicad
MMLA Live Design para Alemanha