Farroupilha sedia II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha

Inscrições estão abertas para o evento que visa reunir gestores da região para tratar de desenvolvimento e eficiência dos serviços públicos por meio da tecnologia

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) voltadas para aprimorar os serviços públicos e desenvolver socioeconomicamente as localidades, com foco no surgimento das cidades inteligentes, será novamente pauta de um encontro entre gestores no Rio Grande do Sul. No dia 09 de março, prefeitos, secretários municipais, diretores, técnicos, vereadores e empresários estarão reunidos durante o II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha, que será realizado em Farroupilha.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos para o evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Farroupilha. Elas devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/

A primeira edição do Fórum aconteceu em 2015, em Gramado, e reuniu representantes de 15 municípios. O diretor da RCD, José Marinho, explica que o objetivo é promover a troca de experiências e aproximar gestores das novas tecnologias através do compartilhamento de modelos, iniciativas e soluções. “Na região já existem municípios com diversas características de cidade digitais como é o caso de Canela, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. E o fórum é o ambiente para troca de informação e conhecimento entre os gestores da região sobre como melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia. As cidades digitais e inteligentes são fatores preponderantes nesse processo de desenvolvimento, sobretudo nesta região turística que pode ser ainda mais impulsionada com a implantação de projetos na área”, observa o diretor da RCD.

Congresso Estadual – Já está agendado para os dias 17 e 18 de agosto o 1º Congresso de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul. Será em Bento Gonçalves, localidade que já coleciona prêmios pelo projeto “Bento Gonçalves Conectada”.

Antes, outro Fórum de Cidades Digitais será realizado no Estado e direcionado para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Será em Campo Bom, dia 27 de abril. “Os encontros são importantes para tratar regionalmente as necessidades dos municípios e servem de subsídios para o Congresso que trará um amplo diálogo e apresentação de soluções práticas para os mais diversos problemas urbanos através da implantação das cidades digitais”, completa o diretor da RCD.

O II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha conta com o apoio da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Serviço:
II Fórum de Cidades Digitais da Serra Gaúcha
09 de março, em Farroupilha
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/