Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas reúne gestores de 40 municípios

Próximo evento da Rede Cidade Digital no Estado será em Uberaba, em outubro

O uso da tecnologia para melhorar os processos e os atendimentos à população por meio da tecnologia foi tema de encontro inédito entre prefeitos, gestores e vereadores de 40 municípios do Estado, que participaram nesta quinta-feira (23), em Varginha, do I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas, realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal. “Esse evento é para avançarmos e conhecermos as potencialidades das ferramentas digitais. Se não acompanharmos a evolução do que acontece no mundo da tecnologia nós vamos ficar para trás”, disse o prefeito de Varginha, Antônio Silva, enaltecendo a iniciativa e importância do evento para a região.

Mais do que conectar as localidades e estimular investimentos, o Fórum serviu, conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, para promover a troca de experiências e tratar as Tecnologias da Informação e Comunicação como estratégicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a aplicação de recursos pelas Prefeituras. “São inovações para reduzir custos, aumentar a arrecadação e fomentar a inclusão digital nos municípios, tornando a administração pública mais eficiente e próxima da população”, observou o diretor da RCD.

O assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, Luis Ramos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) também frisou o papel da tecnologia para facilitar os processos e a gestão. Ramos tratou das políticas públicas do governo federal direcionadas aos municípios como o Minha Cidade Inteligente e o Programa Nacional de Internet das Coisas. “Você passa a ter informações para fazer escolhas bem fundamentadas. Os pontos de acesso também viram um canal de informação do poder público com as pessoas. É um canal de mão dupla, onde o próprio morador pode colocar um problema que não foi atendido”, disse.

Além dos modelos de Varginha e Guaxupé, Monteiro Lobato (SP) apresentou as ações e como o município de pouco mais de 4 mil habitantes está transformando a sua realidade através do conceito de cidade inteligente e humana. Para a Prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, é preciso pensar global e acompanhar o que que se tem feito nas cidades do mundo para se desenvolver. “Comecei a colocar minha cidade como modelo e laboratório para as empresas. Hoje tenho medidores de energia, de água, conectividade e todo processo implantado a custo zero”, contou ela sobre como driblou a falta de recursos para implantar sistemas e ferramentas de controle.

O programa Minas Digital, a linha PMAT de financiamento para as cidades digitais e soluções de mercado foram outros temas em pauta no encontro desta quinta, realizado no Teatro Marista Mestrinho.

O I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas teve patrocínio máster do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Conam e da Vector; ouro da SAJ Procuradorias e da Exati Tecnologia, prata da ENW e apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP), da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Fonte: Assessoria