Joinville recebe em novembro o maior encontro sobre o sono da América Latina

De 1 a 4 de novembro, o Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, será palco para o XVI Congresso Brasileiro do Sono que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais. Palestra sobre cronobiologia, tema do atual prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, está entre os destaques da programação
XV Congresso Brasileiro do Sono 2016

Cerca de 108 milhões de brasileiros têm pelo menos uma queixa de problemas com o sono de acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto do Sono junto à Data Folha. Ronco, sonolência, sonambulismo, apneia e sono insuficiente são alguns dos distúrbios que, segundo especialistas, poderão ser desenvolvidos em alguma fase da vida e afetar diretamente o bem-estar da população. Devido à importância do assunto, profissionais de saúde, médicos especialistas e pesquisadores do Brasil e do exterior estarão reunidos na cidade de Joinville, SC, de 1 a 4 de novembro, para o XVI Congresso Brasileiro do Sono. Entre eles, destaque para a Dra. Debra Skene (Reino Unido), referência mundial em cronobiologia, e ao renomado pesquisador da apneia obstrutiva do sono Dr. Patrick Strollo (EUA).

As atividades acontecerão no Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, localizado às margens da BR 101 e próximo de quatro importantes aeroportos: Joinville, Navegantes, Curitiba e Florianópolis. Cerca de 800 profissionais deverão participar de um dos principais encontros científicos dedicados ao sono na América Latina promovido pela Associação Brasileira do Sono (ABS) em parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Sono (AMBS) e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS).

É um reconhecimento à cidade de Joinville receber o Congresso Brasileiro do Sono, evento de relevância internacional, que fomenta a produção intelectual e científica com impacto à saúde da população. Demonstra como a região está se consolidando como destino para feiras, congressos, exposições, palestras e outros eventos que servem de impulso para o desenvolvimento socioeconômico”, diz a gerente da EXPOVILLE e vice-presidente do Convention & Visitors Bureau da cidade Vanessa Venzke Falk.

“Optamos pela cidade de Joinville pela excelente infraestrutura aos eventos, como é o caso da rede hoteleira além do Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, referência no setor e que está entre os grandes centros do país. Sua localização estratégica é mais um diferencial principalmente porque receberemos pessoas de diversas partes do país o que facilita o acesso”, comenta o presidente do congresso 2017 Dr. Jaime Matos Ferreira.

Programação terá mais de 90 palestrantes nacionais e internacionais

Mais de 50 apresentações, sete conferências além de assembléias, mesas redondas, cursos e feira de exposição de produtos fazem parte da programação do Congresso Brasileiro do Sono. Ao todo, cerca de 90 palestrantes apresentarão estudos e realizarão debates sobre patologias, tratamentos e tecnologias relacionadas ao tema assim como doenças que podem afetar desde o rendimento escolar até a produtividade no trabalho.

Percebemos que muitas pessoas sofrem com distúrbios do sono, mas não são diagnosticadas por desconhecerem os seus sintomas. Além disso, devido à complexidade que envolve o diagnóstico e tratamento, reconhecemos que o médico precisa de maior preparo para abordar esses distúrbios, o que nos levou a necessidade de compartilhar e discutir conhecimentos, pesquisas e experiências nessa área”, explica a diretora científica do congresso 2017 Dra. Lia Rita Azeredo Bittencourt.

Entre os especialistas estrangeiros, destaque para a Dra. Debra Skene (Reino Unido) que é referência mundial em cronobiologia - disciplina que estuda os ciclos temporais dos organismos e como eles estão sincronizados entre si - e ao renomado pesquisador Dr. Patrick Strollo (EUA). Ele é considerado um importante difusor do ensino da medicina do sono no mundo e pesquisador do tratamento da obstrução do fluxo de ar durante o repouso através da estimulação do músculo da garganta.

Devido à repercussão do estudo sobre os mecanismos que desvendam o relógio biológico dos seres vivos, tema do Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina deste ano, a palestra da Dra. Skene deve ser uma das mais concorridas”, explica o Dr. Jaime Matos Ferreira.

Serviço – XVI Congresso Brasileiro do Sono

Data: De 1 a 4 de novembro

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE

Mais informações: http://www.sono2017.com.br/