Rio vai sediar congresso mundial de arquitetura em 2020

Em eleição em Durban, neste domingo, Melbourne e Paris perderam para a Cidade Maravilhosa.

Após disputa acirrada com Paris e Melbourne, o Rio de Janeiro foi eleito neste domingo (10) a cidade-sede do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA) de 2020. A escolha foi feita durante a Assembleia Geral da UIA, em Durban, na África do Sul.

O evento, para o qual são esperados cerca de 15 mil arquitetos de todo o mundo, terá como tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21" e discutirá o futuro das cidades do planeta.

No primeiro turno, dos 202 votos de delegados dos países representantes, o Rio levou com 85; Melbourne 73 e Paris 44. No segundo turno, o Rio ficou com 107 pontos e Melbourne 95.

Delegação brasileira vibra com a escolha da sede do congresso de arquitetura

"Estamos felicíssimos com a receptividade da candidatura do Brasil e a aprovação dos colegas do mundo todo. A realização do congresso de 2020 será uma oportunidade para estreitar as relações internacionais com as Américas, África e com os países de língua portuguesa, que foram os nossos principais apoiadores. Esse trabalho, certamente, representará o reforço da estrutura da UIA e a melhora das condições de vida nas cidades", comemorou Sérgio Magalhães, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), à frente da candidatura.

A candidatura brasileira foi defendida pelo IAB, com apoio do Governo do estado, da Prefeitura do Rio e do Rio Convention & Visitors Bureau. "Este é o primeiro grande evento que captamos após o sucesso da Copa. Mostramos ao mundo que o Rio está pronto para receber grandes eventos internacionais e a vitória sobre Melborne, em uma votação apertada, nos mostra que conquistas como essa são frutos de muito trabalho", celebrou Cláudio Magnavita, secretário de Estado de Turismo.

Fonte: Assessoria