Santa Catarina recebe eventos nacionais de engenharia em setembro

Debate sobre mobilidade urbana e o ensino da engenharia no Brasil serão alguns dos temas abordados no Centro de Convenções e Exposições Expoville, localizado na cidade de Joinville, Santa Catarina.

No mês de setembro, a cidade de catarinense de Joinville será palco para importantes eventos nacionais com destaque para as áreas de engenharia. Até o dia 22 de setembro acontece a terceira edição do Congresso Brasileiro de Engenharias da Mobilidade - Conemb, da Universidade Federal de Santa Catarina. No final do mês, entre 26 e 29 de setembro, a cidade receberá o mais importante fórum nacional sobre a educação do setor, o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Cobenge, realizado há mais de 45 anos pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia – Abenge.

As atividades acontecerão na Expoville, o maior centro de convenções do sul do país, com mais de 210 mil m² de área e cerca de 20 mil m² de área construída.

“Receber dois eventos nacionais na área de engenharia é um reconhecimento à importância da Expoville para a cidade de Joinville e ao estado de Santa Catarina. Além da nossa ampla capacidade para atender feiras e congressos dos mais variados portes, estamos localizados em um importante polo turístico e industrial, com farta rede hoteleira, comércio e serviços disponíveis aos participantes. A localização estratégica também possibilita facilidade de acesso a aeroportos e a outros consagrados destinos turísticos do estado”, comenta o diretor comercial da Expoville Luciano Coradi.

“Joinville é também conhecida por muitos como a ‘Cidade das Bicicletas’. Portanto, é o cenário ideal para receber estudantes, pesquisadores, professores e profissionais interessados em debater sobre transportes eficientes e sustentáveis. A cidade possui o único museu da bicicleta da América Latina. Na década de 70, ganhou reconhecimento pelo fato de o menor índice de infartos do país estar associado ao hábito da população de pedalar”, complementa a gerente da Expoville e vice-presidente do Convention & Visitors Bureau da cidade Vanessa Venzke Falk.

Mobilidade urbana

De 19 a 22 de setembro, o III Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade – Conemb reunirá mais de 100 atividades como palestras, workshops, mini cursos e visitas técnicas. Sete áreas da engenharia serão tratadas no evento e, em conjunto, intitulam-se Engenharias da Mobilidade: Eng. Automotiva, Eng. Aeroespacial, Eng. Ferroviária e Metroviária, Eng. Mecatrônica, Eng. Naval, Eng. de Transportes e Logística e Eng. de Infraestrutura. A inscrição garante acesso a todas as atividades, além da cerimônia de abertura e a feira de exposição, e pode ser feita pelo site.

A palestra de abertura "Team Building: Aplicando para obter o sucesso coletivo" será ministrada pelo velejador brasileiro Amyr Klink, a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, além disto, é autor de 5 livros e carregada em sua bagagem mais de 10 expedições à Antártica.

Engenharia em debate

De 26 e 29 de setembro, o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Cobenge trará o tema "Inovação no Ensino e Aprendizagem em Engenharia". Pela primeira vez, a programação ocorre no Centro de Convenções Expoville e reunirá profissionais, docentes e estudantes em assembleias, fóruns, palestras, minicursos, grupos de trabalhos e visitas técnicas. Mais de 870 trabalhos foram submetidos à comissão científica, um número recorde de participações para o histórico do congresso. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Fonte: Assessoria