Varginha sedia nesta quinta I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas

Evento reúne gestores e vereadores da região para tratar de aplicação de inteligência nos serviços públicos e desenvolvimento socioeconômico por meio da tecnologia

Representantes de 50 municípios estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas, que acontece nesta quinta-feira (23), no Teatro Marista Mestrinho, em Varginha. É o primeiro evento da Rede Cidade Digital (RCD) no Estado e visa estimular o uso da tecnologia para o aprimoramento dos serviços públicos e desenvolvimento dos municípios.

A abertura será às 8h30 e contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Luis Ramos, e a diretora de Inovação Social e Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Lívia Leão.

O encontro, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Varginha, irá reunir prefeitos, gestores, vereadores, empresários, academia e demais interessados em obter informações sobre como planejar e investir nas Tecnologias da Informação e Comunicação com foco em eficiência de gestão, aumento de arrecadação e economia.

Na pauta do Fórum consta a apresentação de linhas de financiamento para as cidades digitais, soluções de mercado, políticas públicas, tecnologia para Educação, além de modelos em andamento nos municípios de Varginha, Guaxupé e Monteiro Lobato (SP). A programação completa está disponível pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/foruns/varginha/.

O prefeito de Varginha, Antônio Silva, ressalta a expectativa e importância do Fórum para os municípios do Sul de Minas. “É um acontecimento inédito, da maior importância para o nosso município e toda a região. Esse evento vai descortinar as grandes potencialidades que temos a nível de desenvolvimento de tecnologia. As cidades, geralmente que temos aqui na nossa região, ainda carecem de utilização das ferramentas que temos em relação à digitalização, de disponibilizar a população o acesso à web e a toda essa facilidade de comunicação que a internet representa e, acima de tudo, as enormes possibilidades na área de Segurança Pública, Cultura e Educação. Temos certeza que os frutos desse acontecimento serão muito promissores”, disse o prefeito.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado em conhecer mais sobre as cidades digitais e inteligentes. O I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas tem o patrocínio máster do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Conam e da Vector; ouro da SAJ Procuradorias e da Exati Tecnologia, prata da ENW e apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP), da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

RCD: A Rede Cidade Digital é uma iniciativa de fomento à implantação de soluções em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os municípios. Para tanto, a RCD atua para informar, através da produção de conteúdo próprio e da disseminação de conteúdos relevantes, e promove espaços para compartilhamento de experiências e conhecimentos. Os eventos promovidos pela Rede Cidade Digital, em conjunto com Prefeituras e Associações de Municípios, têm o objetivo de reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas, vereadores, empresários, academia, entidades e todas as pessoas interessadas em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades, tornando o serviço público mais eficiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas
23 de fevereiro, em Varginha
Local: Teatro Mestrinho (Colégio Marista)
Início: 8h30
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Fonte: Assessoria