Abertura das três calhas do vertedouro de Itaipu vira atração e bate recorde de visitação

Mais de 10 mil pessoas visitaram a usina neste domingo para ver a cena que não acontecia havia quatro anos

A abertura das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atraiu um público recorde à usina. Até as 17h deste domingo, 22, mais de 10 mil pessoas passaram pela atração. A vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. Essa água é excedente, isto é, não pode ser usada para a geração de energia elétrica, porque o reservatório está no nível máximo.

Nos dois lados do atrativo, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens o vertimento nas três calhas. A cena rara que não ocorria havia mais de quatro anos, virou uma grande atração.

Munidos de câmaras fotográficas, smartphones e paus de selfies, cada um procurava o melhor espaço para garantir o ângulo perfeito, mas o que importava mesmo era caber na foto.

Comunidade em peso

Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. Para atender ao grande fluxo de visitas foram colocados ônibus extras. A procura superou a expectativa. Para o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu, o movimento surpreendente deste domingo mostra uma grande aproximação de Itaipu com a região.

“A cada evento, os moradores têm comparecido em grande número. Organizamos uma logística especial para atender turistas e moradores de Foz e região. Mais de 25 ônibus foram mobilizados para fazer o leva e traz das pessoas do Mirante Central até o vertedouro”.

Emoção revivida - O aposentado Ivo Santos, que trabalhou durante 35 anos na usina e viu pela primeira vez o vertedouro aberto, em 1982, fez questão de trazer a família inteira para assistir ao vertimento com três calhas abertas. Acompanhado da mulher, Cristina, da filha, Keila, do genro, Fábio, e do netinho, Pedro Otávio, ele reviveu um pouco aquele acontecimento.

“É como se eu tivesse voltado no tempo. Naquela época, eu estava trabalhando e foi bem impactante, ver aquele vertimento. Hoje, estou aqui com a minha família reunida, é uma emoção diferente, mas Itaipu sempre no surpreende, ainda mais numa oportunidade como essa. Não poderia perder”, afirmou Ivo. A filha disse: “É uma grande emoção estar aqui com o meu pai, que trabalhou tantos anos nessa empresa. Já tínhamos vindo aqui para passear, mas nunca tínhamos tido a sorte de ver as três calhas abertas. É incrível”. Dona Cristina resumiu: “Sou apaixonada por Itaipu”.

Muito mais bonito ao vivo - Para a cirurgiã dentista Luciana Mattias, de Foz do Iguaçu, que viu na fanpage da Itaipu a informação de que o vertedouro estaria com as três calhas abertas, esse era um convite irrecusável para visitar o atrativo. Acompanhada da filha, Amanda, veio assistir ao espetáculo e ficou maravilhada. “Achei que seria uma oportunidade única. Não queria perder de jeito nenhum e valeu muito a pena.” Amanda complementou: “ Não imaginava a força da água. De perto é bem diferente do que ver pela televisão ou em fotografia. Ao vivo é muito mais bonito”.

O corretor Rudinei Carboni, a esposa, Vilma, e o afilhado Samuel, também aproveitaram o domingo de atração no vertedouro para um passeio em família. Eles nunca tinham visitado a usina de dia – só foram em um evento à noite. Eles ficaram maravilhados com o espetáculo das águas. Desde que souberam que o vertedouro estaria com as três calhas abertas, se programaram para ver o atrativo. Até deixaram outros compromissos para trás, mas não se arrependeram. “A gente não sabe quando isso vai voltar a acontecer, melhor é garantir agora”, disse Vilma. Os três adoraram o passeio.

A turista alemã Annelie Heyn, que está visitando o Brasil pela primeira vez, está encantada com o País. “Eu não podeia estar mais feliz, além de encontrar tanta gente hospitaleira, tenho a sorte de vir para a Itaipu num momento raro como esse. É maravilhoso. Vou recomendar esse passeio para todos que conheço”, disse.

Vertimento - A Itaipu abriu as três calhas neste domingo para testes operacionais. O vertimento começou às 10h e prosseguiu até pouco mais das 14h. O máximo de vertimento chegou a 11.158 metros cúbicos de água por segundo, pela manhã. A vazão permanece em uma das calhas pelo menos pela próxima semana. Em condições normais de operação, a abertura de três calhas só acontece com vertimento acima de 30 mil metros cúbicos de água por segundo.

Turismo Itaipu - A usina de Itaipu é uma atração por si só, um passeio que vale a pena ser feito em qualquer época do ano. Outras informações podem ser conferidas no site https://www.turismoitaipu.com.br/pt/ingressos