Destination Brazil encerra com 821 participantes de 21 países

O turismo do Nordeste esteve em pauta durante dois dias na Destination Brazil Travel Mart, que aconteceu em Porto de Galinhas, no Hotel Armação, nos dias 18 e 19 de maio.

O formato do evento, idealizado contemplando rodadas de negócios, capacitações e estandes institucionais dos destinos, foi aprovado pelos profissionais do turismo. Segundo dados da organização participaram da primeira edição do Destination Brazil 179 buyers (operadores de turismo nacionais e internacionais) e 261 suppliers (fornecedores de meios de hospedagem, receptivo e demais serviços). Foram 3269 agendas nas rodadas de negócios, além de 93 jornalistas e 831 participantes de 21 países.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou da solenidade de abertura ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do presidente da CTI-NE e secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e do presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, Marcos Tiburtius. 

O Ministro do Turismo aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso de defender, junto ao governo federal, a inclusão do turismo na pauta estratégica do país.

Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves durante abertura do Destination Brazil Pernambuco

"Eu desafio qualquer pessoa a me apontar alguma potência econômica mundial que não tenha usado o turismo como uma plataforma de desenvolvimento", afirmou o ministro ao citar os exemplos de Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal. Ele destacou que o setor de viagens gera emprego nas diversas camadas sociais e em distintas faixas etárias, dos mais jovens aos mais idosos. "Estamos falando de um setor no qual as máquinas têm espaço limitado, no qual os empreendimentos dependem de mão de obra", comentou. Lembrou também que o orçamento da pasta é o penúltimo dos 32 ministérios que existiam e que lutará para que essa realidade mude.  

A organização da Olimpíada, a criação de áreas especiais de interesse turísticos, locais com crédito facilitado e licenciamento diferenciado, e a discussão sobre a regularização dos jogos foram citadas como prioridades da atual gestão da pasta. "Temos de ter coragem para enfrentar de forma séria, profissional e republicana a legalização dos jogos porque atualmente as pessoas jogam de forma clandestina, sem gerar qualquer arrecadação para o país. Esta é uma posição pessoal que ainda vou levar ao governo", afirmou.

O Destination Brazil teve como foco estimular a venda dos destinos da região nordeste, aproveitando o momento propício para promoção no mercado internacional com a alta do dólar, bem como fortalecer a integração dos estados nordestinos em busca de ações conjuntas.

Rodadas de Negócio Destination Brazil Pernambuco

Segundo dados da organização a maior participação dos buyers foi de Pernambuco (32%), seguido da Bahia (15%), Rio de Janeiro (11%) e Ceará (10%). Além disso, houve um equilíbrio entre os operadores nacionais e internacionais. O público do Brasil representou 45%. Do exterior, o país que mais participou foi a Argentina. Da Europa, foi a Itália. Outros países também marcaram presença como Canadá, França, Portugal, Rússia, Espanha, Estados Unidos e Uruguai.

Capacitações sobre o destino Nordeste

As capacitações sobre o Nordeste, apesar do inadequabilidade do local (o som da área externa do evento muitas vezes não deixava que os participantes ouvissem o palestrante) foram extremamente bem recebidas. Entre os assuntos abordados, turismo de luxo, ecoturismo e lazer, cultura e religião, turismo corporativo e de negócios, além de sol e mar. 

Os profissionais do turismo convidados aproveitaram a Destination Brazil para conferir também as novidades na infraestrutura pública e iniciativa privada em Pernambuco como, por exemplo, a expansão nas unidades hoteleiras e retrofit dos empreendimentos. A última vez que o balneário recebeu evento de turismo semelhante foi em 2010.

Organizadores do Destination Brazil Travel Mart reunidos em festa de encerramento do evento

A organização do evento foi um dos pontos altos assim como a hospitalidade, o profissionalismo, os serviços de traslado, o pós-tour e a infraestrutura dos hotéis que receberam os participantes.

Festa de abertura 

O primeiro dia do Destination Brazil 2016 encerrou com uma festa de abertura realizada no hotel Village Pernambuco, trazendo Pernambuco como tema, com direito a cardápio regional com carne de sol com cebola, manteiga de garrafa, cheese cake de queijo manteiga e calda de pitanga e muito mais iguarias locais. Uma das expressões culturais mais marcantes do Carnaval, o maracatu foi um dos pontos fortes do evento que teve show com Maracatu Nação Pernambuco e apresentação de André Rio.

O frevo foi destaque na decoração da festa de abertura do evento
Festa de abertura realizada no hotel Village Pernambuco

Durante a festa foi lançado o novo posicionamento definido pelo núcleo estratégico do turismo para divulgar o Estado de Pernambuco. Um teaser foi apresentado para dar um gostinho do que virá no futuro, em uma campanha que ganhará o Brasil e o mundo. Pernambuco coração do Nordeste!

Confira vídeo abaixo:




O Destination Brazil Travel Mart foi realizado pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Entre os patrocinadores, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur); Prefeitura do Ipojuca; Prefeitura do Recife e as companhias aéreas TAP e GOL com apoio da Embratur, do Ministério do Turismo, do Governo Federal, do Sebrae e da ABIH.

Bahia será anfitrião da Destination Brazil 2017

Secretário de Turismo da Bahia e presidente da CTI-NE, Nelson Pelegrino

O novo formato do evento foi um sucesso, mas já esta previsto algumas mudanças para a próxima edição, como a integração dos espaços de rodadas de negócio e ações mais pontuais de qualificação e acredita que a cenário do país esteja mais favorável.

O evento deve acontecer entre os meses de abril e maio com local ainda a definir.

Segundo o secretário de Turismo da Bahia e presidente da CTI-NE, Nelson Pelegrino, ainda está em análise o local do evento, que pode acontecer na capital Salvador ou no Litoral Norte em destinos como Praia do Forte ou Sauípe. “Manteremos o formato da Destination Brazil com programação em dois dias contemplando qualificação, rodadas de negócios e pós-tour. Além disso, queremos uma interação ainda maior com a Embratur. A primeira edição foi um sucesso com muitos negócios fechados. O evento teve uma agenda eficiente e foi muito organizado”, afirma.

O Portal Eventos e Revista Eventos viajou a convite da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas – AHPG e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau; voando Gol Linhas Aéras; e hospedagem no Prodigy Beach Resort Marupiara Porto de Galinhas. O evento contou com o suporte de transporte da Luck Receptivos.

Marupiara Hotel

O Marupiara Hotel, é atualmente administrado pela GJP Hotels & Resorts e passou por uma série de reformas em suas acomodações.

Vista da sacada do hotel Marupiara após reforma

Instalado de frente para as águas cristalinas de Porto de Galinhas, em Pernambuco, o hotel oferece uma ampla área de lazer, são 206 unidades, todas equipadas com TV a cabo 42 polegadas, telefone, secador de cabelos, internet wi-fi e cofre individual. Dentre o número total de apartamentos, 46 possuem varanda e alguns deles possuem vista para o mar. Além disso, você poderá usufruir da piscina e do restaurante.

Segundo Artur Fernando, gerente geral de Vendas da rede, a alta demanda do empreendimento, assim como a preocupação com a constante atualização do produto, foram os motivadores da mudança.

Hotel Marupiara após retrofit

http://www.marupiarahotel.com.br/