Canais
Destino
publicado em 11 de julho de 2017 - 16h53

Foz do Iguaçu é o primeiro destino do Brasil a usar realidade virtual para promover o turismo

O objetivo de homenagear as Cataratas é mostrar a força e beleza da natureza e despertar o interesse de visitantes

Da Redação

O Destino Iguaçu lançou no último dia 7 de julho a campanha Maravilha virtual, as Cataratas em novas dimensões. O projeto é totalmente inédito no Brasil e foi desenvolvido em realidade virtual para homenagem às Cataratas do Iguaçu em comemoração ao New Seven Worders e ao Dia Mundial das Sete Maravilhas, evento mundial que homenageia 21 atrativos eleitos por milhões de votos.

Confira vídeo:


A campanha foi desenvolvida pelo Estúdio Imersys, com sede em Foz do Iguaçu (PR) e Curitiba (PR), em parceria com a VisionArt e o objetivo é mostrar a força e beleza da natureza além de despertar o interesse de visitantes. A tecnologia é recente no Brasil e nunca foi usada para a promoção e desenvolvimento do turismo nesse formato.

A Campanha foi desenvolvida com a plataforma Tilt Brush, do Google, ferramenta que permite “pintar” em realidade virtual. O filme tem 1 minuto e 34 segundos de duração e permite uma visão privilegiada das principais quedas d’água, como a garganta do Diabo, além da bela fauna que recobre o Parque Nacional do Iguaçu e animais típicos da região, como o Quati e a Onça Pintada.

Os responsáveis pelo projeto são o artista Plástico Pas Schaefer e diretor de conteúdo da Imersys, Igor Sales, que conta que as Cataratas foram produzias em um cenário 3D, onde o turista pode apreciar as maravilhas do Destino com ângulos e sensações diferentes.

“As possibilidades são infinitas, uma mistura de desenhar, pintar e esculpir tudo ao mesmo tempo. É possível caminhar ao redor da sua pintura em tempo real como se estivesse nas Cataratas e apreciar os elementos, uma interação do mundo físico com o virtual”, diz Sales.

O executivo conta que esse tipo de ferramenta foi muito utilizada por gigantes companhias como a Nasa e a Embraer, por exemplo, mas até então nunca houve a preocupação em explorar novas possibilidades além de jogos e treinamento.

“Temos em mão uma ferramenta revolucionária nunca usada no Brasil para promoção de um destino turístico”, avalia.

Segundo o secretário de turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, a cidade é pioneira no Brasil em trazer novas experiências aos turistas e conecta o Destino Iguaçu com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de audiovisual.

“A ferramenta permite ao turista experimentar novas experiências similares ou completamente novas do Destino e vem para fortalecer ainda mais a experiência do real. Quem assiste ao vídeo sai fascinado e manifestando o desejo de conhecer ou revisitar as Cataratas”.

A empresa agora esta terminando um projeto onde o turista poderá visitar os principais pontos turísticos da cidade com imagens em realidade virtual.

Veja também:

25/07/2017
Belo Horizonte tem o segundo maior circuito LGBT do Brasil
Com mais de 60 points para o público LGBT, Belo Horizonte só fica atrás de São Paulo.
21/07/2017
Eventos captados em São Paulo esperam movimentar R$ 115 mihões
Com 66 captações de 2017 a 2020, público estimado é de 174 mil participantes.
19/07/2017
CCVB foca no mercado MICE e tem nova logomarca
Logo homenageia o Museu Oscar Niemeyer numa linguagem moderna
15/07/2017
Sucesso da série GoT desperta o desejo do público de viajar
Dados da Hoteis.Com mostram que o sucesso da famosa série tem resultado em um aumento nas viagens para os locais das filmagens.
Newsletter
Receba as novidades