Canais
Destino
publicado em 11 de julho de 2017 - 16h53

Foz do Iguaçu é o primeiro destino do Brasil a usar realidade virtual para promover o turismo

O objetivo de homenagear as Cataratas é mostrar a força e beleza da natureza e despertar o interesse de visitantes

Da Redação

O Destino Iguaçu lançou no último dia 7 de julho a campanha Maravilha virtual, as Cataratas em novas dimensões. O projeto é totalmente inédito no Brasil e foi desenvolvido em realidade virtual para homenagem às Cataratas do Iguaçu em comemoração ao New Seven Worders e ao Dia Mundial das Sete Maravilhas, evento mundial que homenageia 21 atrativos eleitos por milhões de votos.

Confira vídeo:


A campanha foi desenvolvida pelo Estúdio Imersys, com sede em Foz do Iguaçu (PR) e Curitiba (PR), em parceria com a VisionArt e o objetivo é mostrar a força e beleza da natureza além de despertar o interesse de visitantes. A tecnologia é recente no Brasil e nunca foi usada para a promoção e desenvolvimento do turismo nesse formato.

A Campanha foi desenvolvida com a plataforma Tilt Brush, do Google, ferramenta que permite “pintar” em realidade virtual. O filme tem 1 minuto e 34 segundos de duração e permite uma visão privilegiada das principais quedas d’água, como a garganta do Diabo, além da bela fauna que recobre o Parque Nacional do Iguaçu e animais típicos da região, como o Quati e a Onça Pintada.

Os responsáveis pelo projeto são o artista Plástico Pas Schaefer e diretor de conteúdo da Imersys, Igor Sales, que conta que as Cataratas foram produzias em um cenário 3D, onde o turista pode apreciar as maravilhas do Destino com ângulos e sensações diferentes.

“As possibilidades são infinitas, uma mistura de desenhar, pintar e esculpir tudo ao mesmo tempo. É possível caminhar ao redor da sua pintura em tempo real como se estivesse nas Cataratas e apreciar os elementos, uma interação do mundo físico com o virtual”, diz Sales.

O executivo conta que esse tipo de ferramenta foi muito utilizada por gigantes companhias como a Nasa e a Embraer, por exemplo, mas até então nunca houve a preocupação em explorar novas possibilidades além de jogos e treinamento.

“Temos em mão uma ferramenta revolucionária nunca usada no Brasil para promoção de um destino turístico”, avalia.

Segundo o secretário de turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, a cidade é pioneira no Brasil em trazer novas experiências aos turistas e conecta o Destino Iguaçu com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de audiovisual.

“A ferramenta permite ao turista experimentar novas experiências similares ou completamente novas do Destino e vem para fortalecer ainda mais a experiência do real. Quem assiste ao vídeo sai fascinado e manifestando o desejo de conhecer ou revisitar as Cataratas”.

A empresa agora esta terminando um projeto onde o turista poderá visitar os principais pontos turísticos da cidade com imagens em realidade virtual.

Veja também:

15/11/2017
Natal do Bradesco traz à vida o Palácio Encantado
Com estreia prevista para 1º de dezembro, o Natal do Bradesco chega à sua 27ª edição mais encantador do que nunca.
12/11/2017
México divulga atrações e seus destinos durante Festuris 2017
Mais uma vez o México, participa do Festuris Gramado que acontece no Palácio dos Festivais , Gramado (RS) até o dia 12 de novembro.
12/11/2017
Peru participa do Festuris em formato inédito e mostra sua nova campanha de promoção internacional
PROMPERÚ faz parceria com a APOTUR (Associação Peruana de Operadores de Turismo Receptivo) para fortalecer a participação do país na feira internacional de turismo de Gramado. Estande terá a presença de cinco grandes operadoras de turismo peruanas.
10/11/2017
Rio Travel Market reúne indústria do turismo na Cidade Maravilhosa
Quarta edição da feira será realizada no dia 16 de novembro, das 13h às 18 horas, na Marina da Glória, reunindo 60 expositores do receptivo local.
Newsletter
Receba as novidades