Kuelap, outra maravilha peruana em destaque, ganha teleférico

Conhecido como "Segunda Machu Picchu", o sítio arqueológico conta com moderno teleférico que permite acesso mais fácil e rápido, em apenas 20 minutos.

O Complexo Arqueológico de Kuelap, localizado no topo dos Andes amazônicos do norte do Peru, foi construído pelos Chachapoyas, cultura pré-inca que se desenvolveu do ano 800 d.C ao 1.470 d.C. A imponente fortaleza de pedras é atrativo obrigatório para os amantes da natureza e da cultura pré-hispânica.

A fortaleza de Kuelap é o legado arquitetônico mais importante da cultura Chachapoyas. Popularmente conhecida como "A Segunda Machu Picchu", foi construída aproximadamente no século XI pelos Chachapoyas, também chamados "Guerreiros do Vento" pelos bosques nublados onde se desenvolveram entre os anos 900 e 1470 da nossa era, até que foram substituídos pelos incas e depois pelos espanhóis. Kuelap está localizada no Amazonas, região que não foi afetada pelas chuvas no Peru e está apta para receber visitantes e turistas do mundo inteiro.

O conjunto arquitetônico Kuelap se estende por quase 600 metros de comprimento, delimitados por uma parede de quase 20 metros de altura. Sua complexa arquitetura interior evidencia seu funcionamento como uma cidade bem organizada, com espaços administrativos para atividades religiosas e espaços cerimoniais. Contém 505 ambientes em seu interior, distribuídos em vários níveis e, do lado de fora, se encontram mais 198 edificações, somando um total de 700 estruturas. Além disso, a cidadela de Kuelap conta com um sofisticado sistema viário e de drenagem de água das chuvas através de canais que percorrem todo o complexo.

Dentro da fortaleza muitas construções apresentam forma circular devido à concepção de utilização do espaço redondo deste povoado, diferente do uso de outras culturas peruanas que compreendiam o espaço de maneira retangular. Esta particularidade agrega um enorme senso artístico e estético à fortaleza, que é reforçada por frisos em forma de losango e figuras antropomórficas decorados em alto relevo nas paredes.

Kuelap e cercanias

A visita à fortaleza de Kuelap pode ser combinada com passeios que incluem a imponente cachoeira de Gocta, uma das mais altas do mundo (771 metros), no distrito de Valera, cercada de flora e fauna exóticas, e rota na qual se pode apreciar o pássaro nacional do Peru: Galo-da-Serra-Andino (Rupicola Peruvianuso).

Outro atrativo imperdível são os Sarcófagos de Karajía, esculturas de mais de dois metros de altura com um padrão funeral considerado pela Organização Mundial do Turismo como o único no mundo. Além disso, se encontram as incríveis Cavernas de Quiocta, no distrito de Lamud, com suas agulhas calcárias de diferentes formas e tamanhos. Outro espetáculo do destino é o chamado Beija-flor Espátula ou Colibri Cola Espátula (Loddigesia Mirabilis), que pode ser visto junto com outras aves endêmicas no Centro Ecológico Huembo. Complementa o tour uma visita imperdível ao Museu de Leymebamba, onde estão várias múmias Chachapoyas. Todas essas atrações estão a poucas horas de Kuelap, na região amazônica do Peru.

Chegada a KUELAP em 20 minutos

Com a inauguração do novo sistema de teleféricos, o transporte até Kuelap está muito mais acessível, além de permitir um passeio diferente. O novo teleférico de Kuelap liga o sítio arqueológico ao distrito de Nuevo Tingo, também localizado na província de Luya. Este transporte alternativo oferece a possibilidade de viajar uma distância de aproximadamente 32 km em 20 minutos - anteriormente, a duração era de 90 minutos - a uma altura de três mil metros. A taxa de serviço é de 20 Soles (cerca de US$ 6,00), tornando-o acessível a todos os orçamentos. Inicialmente, o teleférico opera com 26 cabines com capacidade para oito passageiros cada um.

Primeiro sistema de teleféricos do Peru, o empreendimento foi executado por meio de uma Associação Público Privada (APP), pela entidade Plan Copesco Nacional, e teve investimentos de cerca de 71 milhões de Soles (US$ 22 milhões). "O sistema teleférico de Kuelap é um impulso para o desenvolvimento do turismo no Amazonas, no Peru, além de propiciar a criação e melhoramento dos empreendimentos turísticos e outros relacionados à atividade turística que possam contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região", afirmou o ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Eduardo Ferreyros.

Em 2016, visitaram a fortaleza de Kuelap um total de 56.010 visitantes (45,397 turistas nacionais e 10.613 turistas estrangeiros), um aumento de 54% em relação ao ano anterior. "Com o lançamento do teleférico estimamos alcançar em dez anos um incremento de quase 90% de visitantes ao sítio arqueológico de Kuelap e demais atrações da região", revelou o ministro Ferreyros.

DADOS ÚTEIS

Como chegar à cidade de Chachapoyas: Há voos de Lima a Tarapoto, Cajamarca e Jaén. Por terra, pode-se chegar saindo de Jaén em três horas, saindo de Tarapoto em oito horas, e saindo de Cajamarca em 14 horas, ou a partir de Lima (via Trujillo), em 20 horas.

Melhor época/clima: A melhor época para visitar Kuélap é entre Junho e Outubro, por conta da ausência de chuvas. O clima varia de nublado a frio devido à altura, mas em geral a região é muito úmida. A fortaleza de Kuélap está a três mil metros acima do nível do mar.

O Peru está no WTM LA, em São Paulo, desta terça até quinta-feira, no stand Nº E60.

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Facebook: https://www.facebook.com/visitperu

Twitter: https://twitter.com/visitaelperu

Youtube: https://www.youtube.com/user/VisitPeru

Fonte: assessoria