Pier Mauá recebe mais de 21 mil turistas nos últimos dias de 2017

Ações no atendimento e na segurança são reforçados
Pier Mauá

O Pier Mauá, no Rio de Janeiro, recebe quatro navios com fluxo de mais de 21 mil pessoas nos dois últimos dias do ano. Até abril de 2018 são esperadas aproximadamente 400 mil pessoas durante toda a temporada que começou no final de outubro.

No dia 30 serão três cruzeiros com 12 mil turistas. Às 7h está prevista a chegada do MSC Musica que fará escalas em Cabo Frio, Copacabana, Salvador e Ilhéus. Às 8h chega o navio Costa Fascinosa que permanece até o dia 31 e segue para Argentina, passando por Ilha Bela. O último navio do dia 30 é o Sovereing, atracando às 9h. O navio, que faz um minicruzeiro de bate e volta, parte de Santos, atraca no Pier Mauá e no mesmo dia segue viagem para Búzios.

No dia 31 às 7h, atraca o navio MSC Poesia que oferece embarques apenas em Buenos Aires, na Argentina, e fará o seguinte itinerário na virada do ano: Buenos Aires, Punta Del Este, Rio de Janeiro/Copacabana, Cabo Frio e Ilha Grande.

Os navios MSC Musica, Costa Fascinosa e MSC Poesia, atracarão na praia de Copacabana, no dia 31, para que os hóspedes acompanhem a maior queima de fogos do país.

A Cidade Maravilhosa foi escolhida esse ano como o principal destino do brasileiro para o Réveillon ultrapassando Miami, até então a primeira colocada, além de ser a mais visitada da América do Sul.

“O Rio este ano volta a ser alvo do turista brasileiro e a ter navios que embarcam e desembarcam na cidade. É um navio dedicado ao carioca e aos brasileiros que utilizam os aeroportos como porta de chegada. O navio começa o cruzeiro no Rio e termina na cidade. Vai para outros destinos, como o Nordeste, e em algumas viagens segue para Buenos Aires, mas utiliza o Rio como a casa dele”, afirma Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá.

Com a movimentação habitual de turistas nessa época do ano, por conta do Réveillon e da aproximação do Carnaval, estima-se que os visitantes movimentem cerca de US$ 90 milhões na economia carioca, durante a temporada de cruzeiros.

Além da recepção calorosa, a administração do Pier Mauá preocupada com a segurança dos turistas se reúne semanalmente com o Batalhão de Turismo e o Centro Presente para tratar da segurança dos passageiros e transeuntes do entorno da Praça Mauá e Boulevard Olímpico. Dentre os assuntos discutidos, está o plano de policiamento na região durante o verão, quando o movimento de pessoas se intensifica devido à alta temporada de cruzeiros marítimos.

“Serão 94 atracações, das quais 23 são cruzeiros de longo curso (internacionais) e 25 navios no total; 60% são do Mercosul e outros 40% vindos da Europa e Estados Unidos registrando um aumento de 12% em relação à temporada anterior”, diz Alexandre.