Porto Seguro inaugura Espaço Cultural na região central de São Paulo

A iniciativa visa atuar na difusão da arte e da cultura em um espaço de troca, aprendizagem e produção

A Porto Seguro abre o Espaço Cultural, mais um equipamento de cultura para a cidade de São Paulo. Concebido como parte integrante do Complexo Cultural Porto Seguro, composto pelo Espaço Cultural, Teatro e restaurante, o novo espaço será inaugurado no dia 30 de janeiro e traz a exposição gratuita Grandes Mestres – Michelangelo, Leonardo e Rafael.

Localizado na Alameda Barão de Piracicaba, 610, no bairro de Campos Elíseos, o Espaço Cultural Porto Seguro é um investimento “para disseminar e fomentar o acesso à cultura e incentivar os paulistanos a frequentar a região dos Campos Elíseos também aos fins de semana. Nossa intenção é que as pessoas tenham uma experiência completa de arte”, diz Fabio Luchetti, presidente da Porto Seguro. “Desde sua criação, na década de 1940, a Porto Seguro se preocupa em colaborar com o desenvolvimento da área central da cidade, onde está localizada a nossa matriz. Levar mais opções culturais à essa região, que possui tanta relevância histórica para São Paulo, beneficiando a comunidade, é o grande ganho deste projeto”, completa o executivo.

A iniciativa visa atuar na difusão da arte e da cultura em um espaço de troca, aprendizagem e produção, trazendo as mais diversas manifestações artísticas, como exposições, ateliês, cursos, workshops, feiras, festivais e tudo o mais que puder ser feito em parceria com agentes do circuito de arte, com ênfase no pensamento contemporâneo atendendo diferentes vertentes culturais.

Algumas das atrações serão gratuitas e, ao longo do processo, serão desenvolvidas ações educativas vinculadas às temáticas abordadas nas exposições temporárias. A área educativa contempla salas de aula, espaço multiuso para cursos e oficinas, incluindo ateliê experimental equipado para abrigar programação nas diversas linguagens artísticas e o PortoFabLab (laboratório equipado com ferramentas e tecnologias para criação).

A estrutura possui 961m² e têm capacidade de comportar 300 pessoas em pé. A direção executiva é realizada pela artista visual Ângela Barbour, doutora em Artes pela Unicamp e Mestre em Artes pela USP; da agência e consultoria A Cultural, responsável pela gestão cultural e administração do espaço.

Para proporcionar conforto aos visitantes, assim como no Teatro Porto Seguro, localizado no mesmo quarteirão, o local possui estacionamento e vans gratuitas que fazem o transporte de ida e volta a partir da Estação Luz (Estação Luz – saída Praça da Luz / Rua José Paulino). Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto, tanto na compra de ingressos (para as exposições pagas), quanto no estacionamento.