Projeto "Cada Lata Conta" volta ao Sambódromo da Sapucaí

O carnaval vai ser ainda melhor com o programa mundial de educação ambiental e catadores do Rio de Janeiro que estarão no desfile das escolas de samba conscientizando os foliões sobre a sustentabilidade da lata de alumínio para bebidas e garantindo 100% da sua reciclagem.

Entre os dias 17 e 20 e no dia 25 de fevereiro, o Rio de Janeiro estará ainda mais colorido e alegre com o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Tudo a ver com a embalagem mais moderna, inovadora e sustentável, a lata de alumínio para bebidas. A maior festa popular do planeta terá mais uma vez a participação do programa internacional Cada Lata Conta, que conscientiza as pessoas sobre a sustentabilidade pelo melhor exemplo que temos de economia circular, o da latinha.

Com o objetivo de promover a sustentabilidade, o programa Cada Lata Conta, coordenado pela Abralatas - Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, estará presente na Marquês de Sapucaí durante o carnaval, oferecendo uma infraestrutura profissional para coletar, separar e encaminhar 100% das latas de alumínio para a reciclagem. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), o SESC, a consultoria especializada em sustentabilidade Pólen e as Redes cariocas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis Recicla Rio, Movimento e Febracom.

Como no ano passado, serão cinco dias de atividades intensas para que tenhamos um Carnaval sustentável na Sapucaí. Contamos com o importante trabalho dos catadores do Rio para educar os foliões e reciclar 100% das latinhas”, destaca o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.


O intuito é conscientizar os foliões sobre a importância da sustentabilidade na hora de consumir e descartar as latinhas corretamente. Com uma equipe de mais de 100 catadores, espera-se superar a quantidade de oito toneladas de latinhas coletadas no ano passado. É fundamental destacar a relevância de fazer escolhas sustentáveis para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

Cátilo Cândido destaca ainda sobre o desafio, O desfile das escolas de samba é famoso mundialmente pela sua alegria que contagia milhares de foliões. Temos agora o desafio de torná-lo também conhecido como a festa mais sustentável do planeta, assim como a latinha.

RECICLAGEM NO BRASIL

O Brasil é reconhecido internacionalmente pelo seu índice de reciclagem de latas de alumínio, que há mais de 15 anos se mantém em uma média de 95%, tendo alcançado a marca recorde de 98,7% e mais de 30 bilhões de unidades recicladas em 2021. Como o terceiro maior produtor global de latinhas, o país possui fábricas em todas as regiões e está preparado para atender as demandas do consumidor moderno e consciente, que busca por produtos e embalagens sustentáveis.

O programa Cada Lata Conta, que está em seu segundo ano na Marquês de Sapucaí, terá uma estrutura profissional instalada no Sambódromo para realizar a coleta, separação, pesagem, armazenamento e destinação adequada de todas as latinhas para a reciclagem. É fundamental manter esse compromisso com a sustentabilidade e garantir um futuro melhor para o planeta e para as gerações futuras.

É uma ação importante e que temos orgulho de participar. Além de conscientizar as pessoas, estamos protegendo o meio ambiente, promovendo inclusão social e gerando renda para dezenas de catadores. Somos os maiores especialistas em reciclagem e parabenizamos iniciativas responsáveis como essa, diz Claudete Costa, presidente da Rede Movimento e uma das coordenadoras o projeto.