Campos do Jordão recebe a Semana Senac de Literatura

A Semana Senac de Leitura possui como parâmetro a necessidade de discussão sobre o baixo índice de leitores que temos no Brasil, para tanto há mais de 10 anos o Senac promove a Feira de Troca de Livros e várias ações, que durante todo esse período estimulou o acesso à leitura.

Em 2016, a Semana Senac de Leitura terá o Apoio Cultural do Instituto Rubem Alves, o qual será o homenageado em nossas atividades.

Confira a programação:

Palestra e Exibição de Documentário: Rubem Alves - educador do cotidiano

24/10/2016 das 19 às 21 horas

Exibição do documentário “Rubem Alves – o professor de espantos, dirigido por Dulce Queiroz. A atividade será a abertura da Semana Senac de Leitura e propõe contextualizar e proporcionar uma discussão entre participantes sobre vida e obra do autor.

Palestrante: Benilson Toniolo, Atual Secretário de Cultura. É membro da Academia de Letras de Bauru, de Campos do Jordão (onde atualmente é vice-presidente) e da União Brasileira de Trovadores. É autor de nove livros, sendo seis de poesias, dois de contos e um de crônicas.

Feira de Troca de Livros

24/10/2016 até 28/10/2016 das 10 horas às 17h30

Não há necessidade de inscrição.

A Troca de Livros tem como objetivo incentivar a leitura, circular livros novos e usados, formar novos leitores e integrar as comunidades interna e externa através de ações culturais.

  • Workshop: Cardápio Literário - alimento para o corpo e para a alma

25/10/2016 das 14 às 15h30

Inscrições devem ser feitas no setor de atendimento ao cliente do Senac.

Desenvolver a percepção da gastronomia em diálogo com a arte da literatura e sua influência na produção de escritores consagrados.

Facilitadora: Ariadne Rumie Barboza - Gastrônoma e pós-graduanda em Cozinha Brasileira. Proprietária da Mão de Moça - Massas Artesanais em São Bento do Sapucaí. Atua também no grupo de sarau Líricas e Prosas. Desenvolveu pesquisa no setor lítero-gastronômico e tem a personagem Palhaça Corujola em sua atuação cênica.

  • Workshop: O Ipê-amarelo de Rubem Alves - dos livros à mesa

26/10/2016 das 19 às 21 horas

Inscrições devem ser feitas no link: Semana Senac de Leitura - Outubro

Contextualização sobre PANCs e a aplicabilidade do ipê-amarelo e outras flores na gastronomia. Serão apresentadas algumas produções com as flores.

Palestrante: Íris Cristina Schulze Bittar - graduada em Tecnologia em Gastronomia e pós-graduanda em Gastronomia: História e Cultura.

  • Sarau Cênico: A poética das coisas em cada canto – encanto!

27/10/2016 as 14 horas

Baseado no Box – Amigos da Poesia - que reúne obras que têm em comum a poesia das coisas simples, seja ela para exaltar a infância, a natureza, dedicada a amigos, cacos de memórias ou uma prosa apenas. Os seis títulos que compõem a caixa são: Um ipê-amarelo, uma paineira branca – último livro de Rubem Alves, Constelações: uma escuta poética da infância (Severino Antônio), Saracura e Seriema, Saíra e Sabiá (Carlos Rodrigues Brandão), Naveganças em três linhas (Tarcísio Bregalda), Enigmas de um rosto insone (Regis de Moraes) e Memoriando: entre cacos e poetices (Margareth Brandini Park).

Facilitadores: Grupo - Líricas e Prosas - Mato adentro gente afora se apresentam como menestréis para unir poetas contemporâneos de diversos lugares e adicionar novos olhares e sentimentos a produção poética do Vale do Paraíba - que reúnem a expressão do Simples e a beleza de vários momentos da vida do Ser Humano.

  • Encontro A Cidade Educadora na poética de Rubem Alves

27/10/2016 das 19 às 20h30

Inscrições devem ser feitas no setor de atendimento ao cliente do Senac.

Sensibilização para educadores sobre o papel da escola e dos educadores no diálogo com comunidade na ação de educar poeticamente além dos muros.

Facilitadora: Vanderléia Barboza - Educadora - Pedagoga com formação em Letras. Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Sociais teve Rubem Alves como orientador de projeto no Curso de Educação Comunitária. Desenvolveu projetos na área de livro e leitura como arte durante seus 30 anos no Magistério do Estado e Município de São Paulo. Atua por 10 anos na Cidade de São Bento do Sapucaí como Gestora Cultural, diretora do Grupo Líricas e Prosas na realização de Saraus Culturais. É Gestora do Espaço de Leitura e Arte Eugênia Sereno e Pontos MIS, onde já recebeu 5 premiações pelo trabalho desenvolvido na difusão da Literatura como Arte.

Mais informações AQUI

Serviço:

Centro Universitário Senac - Campos do Jordão
Av. Frei Orestes Girardi, 3549 - Vila Capivari
Campos do Jordão - SP
E-mail: universitariocampos@sp.senac.br
Telefone: 12.3668-3001
Data:24/10/2016 até 29/10/2016
Preço: Participação gratuita.