ABIH Nacional participou de audiência pública em Brasilía para fomentar o turismo brasileiro

Dirigentes e representantes da hotelaria e do turismo debateram vários temas na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados
285702_611Dilson Jatahy Fonseca jr. - Presidente Abih Nacional


Uma comissão de empresários da hotelaria nacional, membros da Diretoria Executiva da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), e várias entidades ligadas ao turismo, estiveram em Brasília participando de audiências públicas para debater medidas para fomentar o turismo brasileiro.

Na quarta-feira, o grupo de representantes esteve reunido na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O debate, sugerido pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), trouxe à luz da discussão medidas para captação de turistas estrangeiros para o Brasil pós-Olimpíadas.

"Após um torneio internacional dessa magnitude não podemos perder a oportunidade da divulgação do Brasil no exterior. Temos uma expectativa otimista de que o país ganhe mais visibilidade no mercado internacional e creio que este debate é importante para viabilizarmos condições de um crescimento sustentável do turismo nos próximos anos", comenta Dilson Jatahy Fonseca Jr., presidente da ABIH Nacional.

Manoel Linhares, Herculano Passos e Dilson Jatahy Fonseca Jr.

Segundo o deputado Herculano Passos, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, a continuidade da presença de turistas estrangeiros pós-Olimpíadas depende também de investimentos em publicidade. "Os jogos serão um evento tão bom para o Brasil quanto foi a Copa, mas é preciso que a divulgação e a infraestrutura não parem", explica o deputado do PSDB-SP.

Entidades como a CNC - Confederação Nacional do Comércio - também participaram da audiência. Na opinião de Alexandre Sampaio, presidente do Conselho de Turismo do órgão, "esta é uma oportunidade de convidarmos milhares de jornalistas para visitarem pontos turísticos e gerarem essa demanda para os canais de comunicação e para os espectadores de fora. É uma forma de divulgação praticamente gratuita", enfatiza o dirigente.

Também José Antonio Parente, presidente substituto da Embratur, outra das entidades que estiveram em Brasília, manifestou sua opinião sobre o tema. "Os investimentos em publicidade são escassos e este é um dos principais problemas a serem solucionados. Nós esperamos, com o apoio da Câmara, reverter essa questão do financiamento das promoções, pois sem divulgação do Brasil no exterior, nós não conseguiremos aumentar o fluxo de turistas", destacou Parente.

A participação da ABIH Nacional, segundo seu presidente, "faz parte das metas da nova gestão da entidade em apresentar soluções para alavancar o mercado hoteleiro, o turismo nacional e internacional. Temos proposto várias medidas para ampliar as oportunidades de negócios para os empresários, tais como a equiparação do sistema de hospedagem no formato de Economia Colaborativa, praticado por algumas empresas que ainda não estão devidamente regulamentadas no cenário turístico nacional e que tem prejudicado os meios tradicionais de hospedagem," conclui Jatahy.


Fonte: Assessoria