ABIH-RJ E RIO CVB reúnem trade turístico em noite de confraternização

Festa no Sheraton Grand Rio marcou a premiação das duas entidades

O Sheraton Grand Rio Hotel & Resorts recebeu, na última terça-feira (25), hoteleiros e personalidades do trade turístico para a décima segunda Premiação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e a apresentação dos Destaques do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB).

Conduzida pelo jornalista Sidney Rezende, a cerimônia foi aberta pelo presidente da ABIH-RJ e do Rio CVB, Alfredo Lopes, que destacou em seu discurso a sintonia entre as duas entidades, além da parceria agregadora com a Riotur, Setur, Turisrio. Lopes motivou a hotelaria a não esmorecer diante da crise econômica e encarar um ano de 2016 ainda mais desafiador.

A premiação da ABIH-RJ homenageia, pelo 12º ano consecutivo, dois ilustres hoteleiros do nosso país. Na categoria ação social, o homenageado é Corintho Falcão: banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro. Na categoria empreendedorismo, Eduardo Tapajós: além de hoteleiro, químico industrial e advogado.

O secretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, entregou o prêmio ‘Corintho Falcão – Ação Social’ a Patrícia Costa, diretora de Vendas do Sofitel Rio /Accor, representando o Hotel Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema Managed By Sofitel. O projeto “Caesar Park Managed by Sofitel e Casa Geração” consiste em usar unicamente artistas, designers, arquitetos cariocas e produtos brasileiros no conceito visual do empreendimento. Assim, surgiu a ideia de trabalhar com a Casa Geração, uma ONG localizada no Vidigal.

Já o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, entregou o Prêmio Eduardo Tapajós, na categoria empreendedorismo, para o Sofitel Rio, representado pelo chef Roland Villard, pela diretora de Vendas, Patrícia Costa, pela gerente de Grupos e Eventos, Roberta Guimarães, e pela analista de Marketing, Camila Salgueiro. O projeto “Menu Villegagnon, @Le Pré Catelan” homenageia os 460 anos da chegada da primeira expedição francesa, capitaneada por Nicolas Durand de Villegagnon a nossa atual Baía de Guanabara. Foi criado um menu focado na história, com ingredientes regionais e sofisticadas técnicas francesas.

Para o prêmio ‘Selo Verde – Sustentabilidade’, o presidente da Riotur, Luiz Carlos de Sá (Kaleco), entregou a homenagem a Renato Correa Dias, gerente Geral do hotel Ibis RJ Santos Dumont. O projeto “Plant for the Planet” visa financiar o plantio de 10 milhões de árvores até 2021, contando com o apoio de todos as marcas e colaboradores da Rede. A fase ‘piloto’ teve início em 2008, com a participação de 150 hotéis da Rede em 16 países e se tornou projeto oficial a partir de 2009. No Brasil, a iniciativa conta com a parceria da ONG Nordesta Reflorestamento e Educação.

Paulo Senise, presidente da TurisRio, anunciou a Rede Windsor de Hotéis como vencedora do prêmio ‘Expansão Hoteleira’. A homenagem foi entregue a Paulo Marcos, diretor de Marketing da rede.