Abrafec e Senac: Oficinas de Cenografia nas salas de aulas.

A disseminação de mídias eletrônicas, os avanços da ciência e o surgimento a cada dia de novas profissões, vem provocando uma forte revisão nos conceitos, costumes e na relação entre trabalhadores e empresas.

No mercado de eventos e na área de cenografia a qual atuamos, a situação não é diferente, onde hoje existe uma grande necessidade de aplicarmos, acreditarmos e desenvolvermos nossos profissionais.

A diretoria executiva da ABRAFEC juntamente com seus associados, identificou esta oportunidade e atuou na busca pela profissionalização e inserção da área de Cenografia nas instituições de ensino.

Formamos um comitê de trabalho, composto por associados para ministramos este conteúdo nas universidades e pós graduações voltadas para nossa área.

Em parceria com o SENAC no mês de novembro realizamos a segunda Oficina de Cenografia com o título Cenografia Começo, Meio e Fim: O desafio de saber pedir e a arte de saber entregar.

Acreditamos que essa aproximação com futuros profissionais da área é essencial para criarmos a ponte entre as necessidades e expectativas das empresas e o mundo acadêmico, pois a formação de profissionais não depende somente dos professores, mídias sociais, laboratórios, bibliotecas e sim das empresas onde a vivência de um modelo real de mercado, o contato com a rotina de trabalho permite o amadurecimento do aluno, impulsionando práticas saudáveis, responsabilidade, ética profissional e consciência ambiental.

Nesta segunda Oficina o conceito de cenografia foi passado através de uma palestra e da interação dos participantes através de algumas dinâmicas.

A reação dos alunos foi bastante positiva e surpreendente, onde os feedbacks nos deixaram extremamente esperançosos e com a certeza que estamos no caminho certo!

Leila Malvezzi Bueno – Presidente ABRAFEC, Diretora da ForEVENTOS e diretora da Bueno Arquitetura Cenográfica, Marta Maria Moretin Agudo – Coordenadora de Pós Graduação do SENAC (a doomé centro) e Mariana Thomé – Diretora Financeira ABRAFEC e diretora da Oficina Cenográfica

Destacamos duas avaliações dos alunos que já trabalham na área de eventos:

“Muito bom, interatividade é sempre muito proveitosa para o crescimento de cada um; essas dinâmicas nos fazem pensar rápido para resolução de problemas do dia a dia” ou ainda de uma outra aluna que atua na área de turismo comentou:

“A oficina foi muito interessante não apenas por abordar o fluxo de produção mas também por promover discussões sobre este tema em especifico”

Estes resultados nos impulsionam na continuidade dos trabalhos, visando sempre destacar a importância da cenografia e como podemos demonstrar a todos os profissionais nossa importância em cada etapa do processo de “montagem” e desenvolvimento de um evento. Fiquem atentos, estamos só começando esta revolução acadêmica!