Agentes de Turismo alertam para a necessidade de sinalizações em áreas de alto risco nos destinos turísticos do país

Agentes de turismo da Eventpool/Brasil (Associação de Agências de Turismo Operadoras de Eventos) fizeram um alerta nesta sexta-feira- feira para a necessidade urgente de governos e iniciativa privada instalarem placas de sinalizações, bem como comunicação eficiente entre as diferentes áreas municipais e estaduais em todos os locais de alto risco para o turismo receptivo em diferentes destinos do país.

Chocados com a falta de salva-vidas e sinalização junto à Prainha de Canindé no São Francisco/Sergipe onde o ator da Globo, Domingos Montagner, se afogou, considerada área de forte atrativo turístico, os agentes sugerem mais fiscalização em diferentes pontos do local e também em outras áreas de risco desse destino, como forma de evitar novas tragédias.

Para o soldado da PM Carlos Santos, que participou das buscas, “o local do desaparecimento foi o pior lugar para se tomar banho”. Cerca de 50 bombeiros e dois helicópteros foram mobilizados para o resgate do ator. 

Para o presidente da Eventpool/Brasil, Paulo Renato Fonseca Júnior, diretor da Etérea & Fomatur Turismo e Eventos de Vitória/ES, “são os detalhes nos atrativos que mais precisamos cuidar para evitar tragédias que prejudicam o turismo como um todo”. Para ele, “diante do investimento público e privado para promover um destino turístico, são necessárias ações coordenadas de forma permanente para evitar esse tipo de acidente”.

Prainha de Canindé/SE

Tiraram a sinalização - Sobre a sinalização no local do acidente, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dória, relatou que a área da prainha de Canindé de São Francisco é sinalizada, mas o ponto onde o ator mergulhou não é comum ser utilizado pelos banhistas e por isso não há sinalização. O assessor de comunicação da prefeitura de Canindé do São Francisco, Dimas Roque, informou que o local estava sinalizado até fevereiro, quando uma obra foi iniciada no local e as placas foram retiradas para serem colocadas depois. O comandante geral também afirmou que a responsabilidade de sinalizar a prainha é do município. "O que existe é uma recomendação do Corpo de Bombeiros para demarcar todas as áreas de banho e voltaremos a conversar com o município sobre este assunto”, declarou.

NOTA DA REDAÇÃO: O dito “colocar cadeado, depois da visita do ladrão”, reporta a lição que o triste episódio ocorrido com o ator Domingos Montagner e deve servir para que os responsáveis por destinos turísticos de todo país atentem para eventuais áreas de risco de seus atrativos e tomem todas as medidas possíveis para salvaguardar turistas.

Leia também: 

Belivaldo Chagas autoriza construção de Orla em Canindé do São Francisco

Investimento de R$ 6,6 milhões fomenta turismo na região

www.agencia.se.gov.br/noticias/governo/belivaldo-chagas-autoriza-construcao-de-orla-em-caninde-do-sao-francisco

Reforma da Orla de Canindé foi entregue no dia 30/07/2016!!!

www.infonet.com.br/noticias/cidade/ler.asp?id=189313