Agentes de turismo descobrem novas oportunidades para crescer

Com o Brasil vivendo a pior recessão desde a década de 1980, com uma queda de 7,9% no PIB, os agentes de turismo ligados à Eventpool/Brasil (Associação de Agências de Turismo Operadoras de Eventos) conseguiram driblar a crise com ações criativas neste último trimestre de 2016.

Com expertise logística em atender congressos, algumas agências associadas buscaram novos nichos de mercado, como os eventos de Futebol, formaturas e até o denominado “Wedding Destinations”, o setor de festas de casamento. A Fomatur & Etérea Turismo e Eventos de Vitória/ES, dirigida por Paulo Renato Fonseca Júnior, focou em eventos de futebol montando hotelaria, aéreo e fretamento com excelentes resultados: “trabalhamos com o Brasileirão, Série A e Série B conseguindo facilidades de logística que agradaram os dirigentes e a torcida”, comemora Paulo Renato.

Outra iniciativa foi operar como consolidador aéreo “Milhas Fácil” de Belo Horizonte, que permite a venda de passagens aéreas a preços mais econômicos, viabilizando viagens para os diferentes destinos brasileiros. O formato apresentado permitiu aumentar a rentabilidade da agência, reduzindo custos para o cliente. As Formaturas universitárias foi outro nicho de mercado, buscando uma empresa líder no mercado (Ticomia) que está abrindo franquias em todo o país.

Em Florianópolis/SC, a agência JC Concierge & Eventos desenvolveu três novos projetos nas áreas de casamentos, fornecendo hospedagem, locais para compras dos presentes e até onde passar a lua de mel. Denominado ‘Wedding Destinations’ essa é uma das tendências no mundo e que trouxe mais rentabilidade à empresa. Segundo a gerente de Eventos Izabela Tolotti, a JC Concierge também está trabalhando com viagens de incentivo junto com Convention Bureau local e num projeto de “Passeios Exclusivos”, onde o próprio turista pode montar seu passeio em Santa Catarina. Izabela também destacou a passagem da “Parada Gay” por Florianópolis que movimenta mais de 6 mil pessoas na cidade, sendo a JC Concierge agência oficial por ser “Gay Friendly”. 

Em Teresina/PI o diretor da agência 1ª Classe Turismo, Eldon Tajra, com 21 anos de existência, disse que apesar do período difícil, optou por preservar sua equipe e buscou novas alternativas, tais como focar nas áreas de câmbio e intercâmbio. Em Manaus/AM, a Fontur Turismo optou por eventos em Festas de Casamentos e Aniversários de 15 anos. Segundo Fátima Barros, o destino Manaus está mais voltado ao mercado externo, dado a distância com outros centros do Brasil e o custos das passagens aéreas. Para o diretor da Ecology Turismo de São Paulo, Abraham Gurvitch, considerou positiva a busca de alternativas e que é preciso agregar valor aos serviços. Com 23 eventos agendados para 2016, Abraham aposta no uso da tecnologia para aumento da rentabilidade e que é preciso atualização constante e construir um ambiente de médio e longo prazo para que os negócios aconteçam.