Anita Pires ganha prêmio internacional JMIC Unity Award

No próximo dia 20 de abril, em Frankfurt, na Alemanha, durante o jantar de gala da IMEX, uma das mais importantes feiras de turismo de negócios e eventos do mundo, a diretora da Pires & Associados, Anita Pires será a primeira brasileira a receber o JMIC Unity Award. A conceituada premiação é oferecida por Joint Meetings Industry Council (JMIC), entidade que reúne as 17 mais representativas associações internacionais do setor de eventos.

O prêmio JMIC Unity foi criado em 2003 para reconhecer pessoas que fizeram contribuições significativas para o avanço da indústria de eventos e o nível de profissionalismo que representam. A seleção do vencedor é feita pelos membros do Conselho do JMIC, com base em critérios que abordam áreas como iniciativas de liderança na indústria de eventos, apresentações e artigos e o papel desempenhado em organizações do setor de turismo de negócios e eventos.

Anita Pires foi presidente da ABEOC Brasil entre 2011 e 2014, quando reestruturou a entidade, desenvolveu o Programa de Qualificação e Certificação de Empresas de Eventos, em parceria com o Sebrae, que certificou uma centena de empresas de 12 estados brasileiros. Também realizou o Eventos Brasil - Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, com cerca de mil participantes, além de ter sido a articuladora para a criação do Fórum do Setor de Eventos (ForEventos), com as principais entidades nacionais do setor, entre outras ações e projetos para qualificação e fortalecimento do setor de eventos. Entre 2012 e 2015 também atuou na diretoria e vice-presidência da COCAL, contribuindo para o amadurecimento da indústria de eventos na América Latina.

“Esse prêmio engrandece o Brasil e mostra o patamar que o país está no setor de turismo de negócios e eventos, entre os 10 primeiros do mundo há muitos anos”, avalia Anita Pires. “Receber tão importante reconhecimento internacional é o resultado de uma história de trabalho e dedicação aqui no Brasil e internacionalmente também, e isto acaba mostrando como é importante cada um dar sua contribuição para o fortalecimento de todo o setor”, acrescenta.

Atualmente Anita é coordenadora político-institucional do Fórum do Setor de Eventos (ForEventos), membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e conselheira da UNEDESTINOS. Também se dedica a um novo momento da sua empresa Pires & Associados - captação e consultoria em eventos. Com o retorno da sócia Jeanine Pires, a empresa que também tem Juliana Pires na diretoria está iniciando um trabalho para seleção de empreendimentos hoteleiros e espaços de eventos fora de Santa Catarina para atuar com captação de eventos, a exemplo do serviço que é prestado há 20 anos para o Costão do Santinho, em Florianópolis, para o qual a Pires capta cerca de 60 eventos anualmente. A Pires também atua com consultoria para sociedades científicas e marketing de destinos, segmento fortalecido com a presença de Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur.

Anita está viajando para Frankfurt no próximo dia 18 de abril com o apoio da TAP Linhas Aéreas, através da Academia Brasileira de Turismo e Eventos, além da ABEOC Brasil e Centro Internacional de Eventos do Costão do Santinho.

Mais sobre Anita Pires

Anita Pires foi eleita em 2012, 2013, 2014 e 2015 como Personalidade do Ano — categoria institucional no Prêmio Caio, considerado o Oscar dos eventos no Brasil. Em 2015 e 2013 recebeu também o “Grand Prix” Prêmio Caio. Em 2013 foi incluída na lista das 25 personalidades mais influentes do turismo brasileiro, segundo a revista especializada Panrotas.

Educadora social, jornalista e empresária, possui especialização em Ciências Políticas na Fiap (Paris, França). Já foi Secretária Adjunta de Planejamento do Estado de Santa Catarina e Presidente da Fundação Catarinense de Cultura. É membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e presidente da Associação FloripAmanhã, ong voltada para fazer de Florianópolis uma cidade melhor.

Quem já venceu o JMIC Unity Award

2016 Anita Pires, membro da Academia Brasileira de Eventos, Coordenadora do ForEventos.

2015 David Peckinpaugh, Presidente | Travel Group Maritz

2014 Tom Hulton | Director de Relações Internacionais, Grupo IMEX

2013 Michael Hirst | Chairman - Business Visits & Events Partnership in the UK

2012 Airy Garrigosa | Diretor Barcelona Convention Bureau

2011 Luc Maene | Diretor Geral da Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes e Presidente da Society of Association Executives

2010 Christian Mutschlechner | Vienna Convention Bureau

2009 Barbara Maple

2008 Hans Friis | Brahler ICS AG

2007 Roger Tondeur | Presidente e Fundador MCI Group

2006 Luca Favetta | SAP

2005 Laure Mouton | Diretor Executivo, Palais des Congrès de Paris

2004 Olivier Lépine | Diretor Biarritz Tourisme

2003 Jorge Castex | Managing Director, ICS International Conference Services


Fonte: Assessoria