Convention vai oferecer mapa da cidade através da tecnologia NFC

Tecnologia na palma da mão a serviço dos turistas. Essa é a proposta do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, que vai disponibilizar o acesso através de smartphones a mapas virtuais com informações detalhadas sobre hotéis, restaurantes e outros segmentos do trade turístico. Para isso, será utilizado o recurso Near Field Communication (NFC), que permite a troca de dados entre dois dispositivos eletrônicos.

“Basicamente, teremos um micro-chip encapsulado em um adesivo, que pode ser colocado na maioria das superfícies. Assim que o celular que oferece a tecnologia é aproximado deste adesivo, o aparelho receberá as informações. Isso de forma segura e sem que seja necessário baixar programas específicos. Trata-se de um recurso muito usado no Japão, Estados Unidos e Europa e que chega com força no Brasil”, explica o diretor de tecnologias do Gearcloud, Pedro Paulino, parceiro do projeto.

O objetivo do Convention é que o adesivo esteja em lugares com movimentação de turistas, como táxis e também hotéis e restaurantes filiados ainda neste mês. “Além de agilizar e modernizar o acesso às informações turísticas, essa novidade vai de encontro à sustentabilidade, ao substituir os mapas impressos”, comenta o diretor administrativo da entidade, Alysson Thomasi.

QR Code e touch screen - Outra opção para os quem visitam Maringá será recorrer ao QR Code, um “código de barras” que pode ser escaneado pela maioria dos celulares e redirecionará o acesso ao mapa do Convention, que é elaborado pelo Guia Scapes e também estará disponível em telas touch screen em locais estratégicos da cidade.