O futuro do turismo

Conselho de representantes da FBHA se reúne para planejar ações para o futuro do turismo

Reunido em São Paulo, Conselho de Representantes da FBHA analisa os resultados de 2015 e planeja as ações para o futuro do setor

"Ninguém é obrigado a jogar; mas, se o fizer, que utilize seu dinheiro dentro do Brasil para movimentar a nossa economia, não a de outros países". A defesa da legalização dos hotéis-cassinos, alvo de Projetos de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, foi feita pelo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Herculano Passos, que participou da reunião do Conselho de Representantes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), realizada no dia 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O parlamentar ressaltou, perante os mais de 80 empresários que compõem o Conselho da entidade, a importância da atividade turística para a economia do Brasil no atual contexto de crise, reforçando o discurso - também utilizado pela FBHA - de que o turismo é a cadeia com as melhores condições de alavancar a economia e ajudar o Brasil a voltar para o caminho do crescimento e do desenvolvimento econômico.

Os membros do Conselho de Representantes da FBHA conciliaram a reunião - na qual trataram das principais questões que afetam os mais de 940 mil empresários representados pela entidade, e deliberaram sobre projetos ligados à melhoria da representação do setor - com a abertura da Fispal Food Service, a maior feira de gastronomia da América Latina, que aconteceu até o dia 17 de junho.

FBHA atua nas principais demandas dos empresários

Sob a coordenação do 2º vice-presidente, Marco Antônio Fatuch, que secretariou a mesa, os conselheiros assistiram a diversas apresentações sobre projetos em implementação e resultados obtidos pela FBHA no ano de 2014, o que reforça a importância do papel institucional da entidade como representante dos empresários do setor.

A consultora jurídica da FBHA Lirian Soares abordou, em sua apresentação, a aplicação da contribuição sindical e os diversos atos que devem ser executados pelos sindicatos em períodos determinados do ano. O assunto gerou grande interesse por parte dos conselheiros da FBHA, e deve gerar uma cartilha a ser distribuída a todas as entidades.

Dois outros assuntos fundamentais para os empresários, e nos quais a FBHA vem trabalhando de maneira veemente junto a deputados e senadores, foram abordados pelo grupo: os projetos de lei que regulamentarão a cobrança de direitos autorais por músicas, filmes e demais programações televisivas executadas por hóspedes em quartos de hotéis e o pagamento, pelas empresas, de impostos incidentes sobre as gorjetas pagas por consumidores aos trabalhadores de bares e restaurantes. Os assuntos são monitorados pelo gerente jurídico da FBHA, Ricardo Rielo.

Em um país de dimensões continentais e uma incontestável vocação turística, cuidar da saúde dos viajantes, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, é essencial. E, se o período é de realização de um evento internacional e nos tornaremos uma vitrine para o mundo, a necessidade de cuidar da imagem do Brasil ganha uma importância adicional. De olho nas duas variáveis, a FBHA assinou um convênio com o Sesc, braço de bem-estar social do Sistema CNC, do qual a entidade faz parte, para levar aos sindicatos informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de transmissão do zika vírus, um dos grandes problemas que pairam sobre o setor de turismo. Técnicos do Departamento Nacional da entidade apresentaram os materiais elaborados para a distribuição, e a ideia é que as entidades os repassem às empresas locais. No atual contexto de crise, o turismo é a atividade que tem as melhores condições de ajudar na recuperação econômica do País, e os empresários devem fazer a sua parte para erradicar a doença.

Sindicalismo forte, mais ganhos para as empresas

Ainda no âmbito interno, os conselheiros também conheceram o Banco de Dados da Contribuição Sindical, um projeto da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que permite fazer o monitoramento e a gestão da arrecadação sindical pelas entidades, ou seja, das contribuições sindicais, associativas e negocial. Em outras palavras, significa dizer que sindicatos, federações e Confederação terão um panorama real sobre o volume dos estabelecimentos em funcionamento no País e, consequentemente, poderão oferecer-lhes melhores produtos e serviços.

Os conselheiros também analisaram os resultados da nova política de comunicação adotada pela FBHA, que tem como objetivos consolidar a imagem da entidade perante seus diversos públicos: os parlamentares, para que conheçam as demandas dos empresários; os próprios empresários, para que acompanhem os progressos e as melhorias conquistadas em prol de um ambiente de negócios mais justo; profissionais de turismo, jornalistas e demais formadores de opinião, para que acompanhem as movimentações do setor.

Turismo em Pauta

Após a reunião, os conselheiros, empresários do setor de hospedagem e alimentação, foram conferir os principais lançamentos e novidades da Fispal Food Service e participar do lançamento da 27ª edição da Revista Turismo em Pauta, realizado com um coquetel no Espaço CNC-Sesc-Senac na Fispal. A gastronomia brasileira, representada por oito estados, foi o tema escolhido para a edição especial.

Além dos conselheiros da FBHA, de presidentes dos sindicatos filiados à entidade e de seu presidente, Alexandre Sampaio, que também preside o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, o lançamento da publicação contou com a presença do secretário executivo do Cetur, Eraldo Alves da Cruz, e foi prestigiado por diversas entidades do trade turístico.

“A 27ª edição da Turismo em Pauta retrata a força da gastronomia brasileira, com a experiência de presidentes de Federações do Comércio estaduais, que conseguiram expressar a importância do processo da alimentação fora do lar e da gastronomia, no desenvolvimento de seus estados, na atuação do Sistema CNC-Sesc-Senac e na colaboração que o segmento empresta ao crescimento do turismo brasileiro”, afirmou o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio.