Publicidade do Rio pós-Olimpíadas para atrair novos eventos está atrasada, diz presidente da ABEOC RJ

Fátima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas Organizadoras de Eventos - ABEOC RJ, foi enfática durante sua participação no 1º Encontro Novos Desafios do Turismo no Rio, que aconteceu no Museu Histórico Nacional, no Centro. Ela foi uma das debatedoras da mesa "Rio, a cidade dos eventos – novos espaços e novas possibilidades" e falou de sua preocupação com o fato da cidade já estar atrasada em sua divulgação visando o pós-Olimpíadas.

"Precisamos aquecer o turismo de lazer e empresarial. Todos precisam saber das obras que estão sendo realizadas, das que já foram finalizadas, as melhorias nos transportes e tudo mais que está sendo feito na infraestrutura na cidade", afirmou Facuri. Ainda segundo ela, o Rio de Janeiro é maravilhoso para eventos e turismo, e isso precisa ser divulgado e fomentado, através de uma parceria mais efetiva com a Prefeitura, para captar grandes eventos recorrentes e movimentar o município durante todo o ano, não só no Carnaval ou períodos de férias.

A presidente da ABEOC também ressaltou que outro fator que muitas vezes retira os eventos da cidade é o ICMS, que a torna muito caro para realização deste tipo de empreendimentos, para as empresas que vem de fora.

Participaram também do 1º Encontro Novos Desafios do Turismo no Rio o Secretário Especial de Turismo do Rio, Antônio Pedro Viegas Figueira de Mello e Adriana Homem de Carvalho, vice-presidente de Articulação Política da ABEOC Nacional e diretora secretária da ABEOC Rio, entre outras autoridades do setor.

Uma pesquisa realizada pelo TripAdvisor registrou um aumento de 46% na busca por empreendimentos hoteleiros situados no Rio de Janeiro em agosto do ano que vem. A motivação para tal resultado muito tem a ver com a realização dos Jogos Olímpicos, evento esportivo mundial.

Ainda conforme o levantamento, Brasil, EUA, Reino Unido, Argentina e França são os países com maior interesse nos hotéis cariocas para este período.