Rio Convention & Visitors Bureau cria prêmios para homenagear seus mantenedores

Os troféus Hans Stern, Carlo Gherardi e Melhor Recepcionista serão entregues às empresas e personalidades que se destacaram em 2015

O Rio Convention & Visitors Bureau anunciou a criação de três importantes premiações para os empresários e profissionais que atuam em prol do Turismo do Rio de Janeiro. Os prêmios Hans Stern e Carlo Gherardi vão agraciar, a partir deste ano, organizações e personalidades que se destacaram para a expansão e o desenvolvimento do Turismo do Rio de Janeiro. Nessa primeira edição, o Rio CVB também vai premiar o recepcionista que mais se dedicou para aumentar a arrecadação da taxa de hospedagem facultativa em seu hotel – room tax.

De acordo com o presidente-executivo do Rio CVB, Alfredo Lopes, a escolha dos dois ícones da história do Turismo em nosso país não poderia ser mais adequada. “Hans Stern foi uma das figuras mais conceituadas na indústria do turismo no Brasil. Além de ter sido um forte parceiro do Rio CVB, o empresário ajudou a promover a cidade nas belezas de suas obras esculpidas em pedras preciosas. Já Carlo Gherardi, fundador e forte colaborador do Convention, consolidou o receptivo do estado e atuou fortemente na construção do destino Rio de Janeiro como produto turístico, tanto para o mercado nacional como para o internacional”, explica Alfredo Lopes.

Já na categoria “Melhor Recepcionista”, o prêmio será entregue ao profissional de recepção que mais colaborou com a arrecadação da taxa de hospedagem, que é recolhida na maioria dos hotéis da cidade.

“Devemos lembrar que a cobrança do room tax é uma prática internacionalmente conhecida e utilizada com sucesso nas principais cidades turísticas do mundo. A contribuição arrecadada pelo Rio CVB viabiliza as promoções focadas no incremento do mercado receptivo. Criamos este prêmio para incentivar o comprometimento dos profissionais de recepção com o sucesso dessa taxa”, destaca Michael Nagy, diretor-executivo do Rio CVB.

As premiações Hans Stern, Carlo Gherardi e ‘Melhor Recepcionista’ foram entregues durante a confraternização do Rio CVB e da ABIH, no Sheraton Rio Hotel & Resort, na noite do dia 24 de novembro.

Hans Stern (1922 – 2007) – natural da cidade de Essen, na Alemanha, Hans Stern chegou ao Brasil fugindo do Nazismo, em 1939. Aos 17 anos, conseguiu seu primeiro emprego em uma exportadora de minerais e pedras preciosas. Dali, nasceu a sua paixão por este mercado e pelas pedras brasileiras. Em 1945, fundou a primeira loja H.Stern. Após quatro anos, o empresário abriu uma filial no Porto do Rio, destacando para os turistas que ali desembarcavam as joias que representavam o Brasil. Foi a partir daí, que Hans Stern iniciou a comercialização internacional das pedras brasileiras. Hoje, a empresa H.Stern, que é membro do Rio CVB há 23 anos, conta com 280 pontos de vendas em 30 países.

Carlos Gherardi (1923 – 2012) - nascido na cidade síria de Damasco, Carlos Gherardi iniciou sua carreira no turismo carioca em 1950, quando abriu a agência de viagens ‘Comercial Brasil de Turismo’ – CBT. Em seguida, o empresário inaugurou a Hotur, a primeira operadora de turismo do Rio de Janeiro e da América Latina, que o consolidou como um dos mais relevantes empresários do setor, abrindo lojas em São Paulo, Salvador, Milão, Roma Miami e Nova Iorque. Em 1967, Gherardi se fortaleceu como liderança no Turismo, incluindo a presidência da ABAV Nacional; a fundação e a presidência da BITO (Brazilian Incoming Tour Operators); e a fundação e a presidência do Conselho Curador do Rio Convention & Visitors Bureau. O executivo, que também presidiu a SITE (South American Travel Executiva), foi consultor internacional da Protel Administração Hoteleira LTDA.