Selo de Qualidade no Turismo reconhece destaque em gestão

Nesta edição, 28 empresas participaram do processo de conquista do Selo em Maringá.

Após um ano de atividades, uma série de diagnósticos, consultorias e orientações para indicar os melhores caminhos e atitudes para alcançar a excelência em qualidade, 120 empresas paranaenses participam da cerimônia de entrega do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2016/2017. O evento acontece no dia 17, às 18h30, no Expo Unimed Curitiba. Na oportunidade micro e pequenas empresas de Maringá e região também receberão o reconhecimento.

O programa é desenvolvido há três anos pelo Sebrae/PR em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Patricia Valente Santini

Para Patricia Valente Santini, consultora do Sebrae/PR e responsável pelo programa em Maringá e região, "2016 foi um ano difícil para todos os segmentos empresariais, e o turismo não foi exceção". A consultora afirma que os empresários tiveram um esforço muito maior em promover resultados para as empresas e se manterem ativos no mercado. “Foi preciso enxugar processos, tornar-se mais competitivos e o Selo foi uma oportunidade para isso. Nos próximos meses, com a melhora da economia, os resultados conquistados serão mais visíveis. O Selo trouxe ganhos econômicos, de mercado, de gestão e de eficiência para os participantes”, diz.

Patricia conta que é grande a expectativa dos empresários maringaenses quanto ao resultado da obtenção do Selo e a classificação final entre as empresas que obtiveram os melhores desempenhos. “Os empreendedores de Maringá se dedicaram com esmero durante todo o processo, muitas transformações foram registradas nas empresas, por isso a nossa expectativa é alta quanto ao desempenho dos negócios daqui”, afirma.

Nesta edição, 28 empresas participaram do processo de conquista do Selo em Maringá. No ano anterior, o número total era de 16. “Este crescimento na procura de empresas interessadas se deve as grandes melhorias conquistadas pelos participantes do primeiro ciclo, que tornaram o Selo em uma ferramenta que promove mudanças e crescimento. Hoje, o Selo já é reconhecido no setor do turismo e tem sido almejado pelos empresários”, explica a consultora.

O Programa

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços.

Nesta edição, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos, onde o Sebrae/PR já atua com projetos no segmento, nas cidades de Curitiba, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Campos Gerais. A iniciativa também propiciou a participação de empresas de outras regiões do Paraná, através de Chamada Pública.

O conteúdo prevê uma série de etapas para elaboração de diagnóstico empresarial, feito com base em questionários respondidos pelos gestores, treinamentos, palestras, avaliações de consultores e visitas técnicas. São avaliados requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o responsável pela análise de conformidade e avaliação das empresas no final do processo.

No Estado, das mais de 160 empresas inscritas no programa deste ano, 120 atingiram 80% de conformidade nos critérios avaliados e receberão o Selo. Esta distinção não é permanente. Tem validade de um ano e prevê a melhoria contínua dos participantes para que alcancem a qualificação, com avaliação anual.

Fonte: Assessoria