Após um ano de atividades, uma série de diagnósticos, consultorias e orientações para indicar os melhores caminhos e atitudes para alcançar a excelência em qualidade, 120 empresas paranaenses participam da cerimônia de entrega do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2016/2017. O evento acontece no dia 17, às 18h30, no Expo Unimed Curitiba. Na oportunidade micro e pequenas empresas de Maringá e região também receberão o reconhecimento.
O programa é desenvolvido há três anos pelo Sebrae/PR em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Para Patricia Valente Santini, consultora do Sebrae/PR e responsável pelo programa em Maringá e região, "2016 foi um ano difícil para todos os segmentos empresariais, e o turismo não foi exceção". A consultora afirma que os empresários tiveram um esforço muito maior em promover resultados para as empresas e se manterem ativos no mercado. “Foi preciso enxugar processos, tornar-se mais competitivos e o Selo foi uma oportunidade para isso. Nos próximos meses, com a melhora da economia, os resultados conquistados serão mais visíveis. O Selo trouxe ganhos econômicos, de mercado, de gestão e de eficiência para os participantes”, diz.
Patricia conta que é grande a expectativa dos empresários maringaenses quanto ao resultado da obtenção do Selo e a classificação final entre as empresas que obtiveram os melhores desempenhos. “Os empreendedores de Maringá se dedicaram com esmero durante todo o processo, muitas transformações foram registradas nas empresas, por isso a nossa expectativa é alta quanto ao desempenho dos negócios daqui”, afirma.
Nesta edição, 28 empresas participaram do processo de conquista do Selo em Maringá. No ano anterior, o número total era de 16. “Este crescimento na procura de empresas interessadas se deve as grandes melhorias conquistadas pelos participantes do primeiro ciclo, que tornaram o Selo em uma ferramenta que promove mudanças e crescimento. Hoje, o Selo já é reconhecido no setor do turismo e tem sido almejado pelos empresários”, explica a consultora.
O Programa
O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços.
Nesta edição, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos, onde o Sebrae/PR já atua com projetos no segmento, nas cidades de Curitiba, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Campos Gerais. A iniciativa também propiciou a participação de empresas de outras regiões do Paraná, através de Chamada Pública.
O conteúdo prevê uma série de etapas para elaboração de diagnóstico empresarial, feito com base em questionários respondidos pelos gestores, treinamentos, palestras, avaliações de consultores e visitas técnicas. São avaliados requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o responsável pela análise de conformidade e avaliação das empresas no final do processo.
No Estado, das mais de 160 empresas inscritas no programa deste ano, 120 atingiram 80% de conformidade nos critérios avaliados e receberão o Selo. Esta distinção não é permanente. Tem validade de um ano e prevê a melhoria contínua dos participantes para que alcancem a qualificação, com avaliação anual.
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