Senac SP dialoga sobre empregabilidade transgênero e formação de coletivos

Durante o evento Redes Sociais & Cultura de Paz, ação contribui para uma cultura mais empática e colaborativa.

Estratégias para lidar com desafios da contemporaneidade serão apresentados durante o Redes Sociais & Cultura de Paz, de 10 de outubro a 21 de novembro, em 6 unidades do Senac no Estado: Aclimação, Itaquera e Tiradentes, na capital; São José do Rio Preto e Votuporanga, no interior; e Bertioga, no litoral. O evento colocará em pauta: empregabilidade transgênero, suicídio na adolescência, formação de coletivos e redes comunitárias, educação socioemocional, práticas restaurativas e o princípio da não-violência.

O objetivo da ação é disseminar a Cultura de Paz, a empatia e a solidariedade na construção de propostas de ações para o enfrentamento da violência, por meio do diálogo, da negociação e da mediação de conflitos. Segundo Andrea dos Santos Pereira Nunes, coordenadora do Programa de Cultura de Paz do Senac São Paulo, dialogar sobre esses temas faz-se necessário à convivência em um mundo marcado por crescentes manifestações de intolerância, discriminação e violação de direitos.

“A Cultura de Paz e a estratégia de formação de redes comunitárias vem apoiando o desenvolvimento de atributos que diferenciam o profissional formado pelo Senac, em especial, com visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, favorecendo o engajamento e o protagonismo em projetos que reduzem as vulnerabilidades e a violência”, afirma Andrea.

Na capital, os interessados podem participar da mesa-redonda Empregabilidade Trans - formação de redes e inclusão na cultura organizacional, no Senac Aclimação, em 11 de outubro, das 9 às 13 horas. O bate-papo terá participação de Fábio Ortolano, docente e membro do comitê de cultura de paz da unidade, Paulo Mello, do TransInformativo, e Márcia Rocha, idealizadora do projeto Transempregos.

No Senac Itaquera, ocorrem as palestras Aprendizados para uma Vida Toda, O Papel da Família e da Comunidade na Construção de uma Nova Sociedade, e Educação Emocional - elementos para uma vida saudável. Já o Senac Tiradentes irá realizar a palestra Diálogos e Mediação - por uma cultura de paz no território, apresentando o processo de desenvolvimento da cultura de paz por uma rede de moradores e parceiros formada no centro de São Paulo.

O Redes Sociais & Cultura de Paz é gratuito e destinado ao público em geral. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac.

SERVIÇO

Redes Sociais & Cultura de Paz

Data: 10 de outubro a 21 de novembro

Inscrições e programação aqui.

Fonte: Assessoria