Sergio Pasqualin é reeleito presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Cerimônia de posse comemorou 10 anos da Entidade e Dia do Profissional de Eventos na Assembleia Legislativa

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo empossou, nesta semana, sua nova diretoria para o biênio 2016/2017, além de receber cinco novos Acadêmicos, profissionais do setor de Eventos e Turismo, em cerimônia na Assembleia Legislativa, em São Paulo. O encontro teve a participação de cerca de 250 representantes de empresas e entidades ligadas à indústria de eventos e turismo, além de autoridades políticas, como os deputados Célia Leão (Estadual) e Herculano Passos (Federal), além de Daniele Julião, Conselheira do Conturesp - Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rogério Hamam (PRB) e Walter Ferreira, assessor da presidência da Embratur.

Sergio Medina Pasqualin foi reeleito presidente da Academia, junto com Ibrahim Georges Tahtouh (IT Mice), na vice-presidência. Assumem por mais um mandato Elza Tsumori (Casa Barcelona), como diretora financeira, e Antônia Marisa Canton (Canton Eventos), Carlos Romano Pansera (Promovisão), Sergio Junqueira Arantes (Eventos Expo Editora), Toni de Oliveira Sando (São Paulo Convention & Visitors Bureau) como diretores.

"A cerimônia na Assembleia Legislativa teve um perfil diferenciado de comemorações no nosso setor. A Academia foi recebida no plenário principal, Juscelino Kubischek, por parlamentares que conhecem o setor de Eventos e Turismo, representam o nosso mercado nas respectivas 'casas do povo', Assembleia e Câmara dos Deputados, entendendo o grande potencial a ser desenvolvido na economia do nosso pais", comemora Pasqualin.

Para a diretoria Norte e Nordeste, assume novamente Enid Câmara (Prática Eventos) e, para a Diretoria Sul, Anita Pires (Pires & Associados). O Conselho Fiscal ficou composto por Goiaci Alves Guimarães (Rextur Advance), Eduardo Sanovicz (ABEAR) e José Augusto de Oliveira (Publistand) como efetivos, além de Norton Lenhart (Sindicato Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre) e José Estêvão Cocco (J.Cocco) como suplentes.

NOVOS ACADÊMICOS

Para o quadro de Acadêmicos, Toni Sando, assumiu a Cadeira Lemos Britto (número 22), na vaga de Arthur Lemos Brito, falecido em 2015.

"Cheguei à conclusão que a imortalidade se resume a ser lembrado. Qual mensagem deixaremos? Por qual fase seremos lembrado? É uma honra participar desta Academia de realizadores. Sinto que hoje, aos 54 anos, estou apenas começando. Somos mortais mas podemos nos imortalizar na memória daqueles com quem compartilhamos a vida", afirmou o presidente executivo do SPC&VB, que foi apresentado pelo acadêmico Roland Bonadona, e foi empossado pelas mãos Andréa Lemos Britto, filha de Arthur Lemos Britto Filho, primeiro titular da Cadeira 22.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), assumiu a Cadeira Eduardo Tapajós (38).

Sampaio apresentado pela acadêmica Anita Pires, e empossado por Regina Tapajós, filha de Eduardo Tapajós, patrono da Cadeira 38.

"Nosso país vive dias conturbados, com perspectivas não muito animadoras, mas o turismo conta com inúmeras possibilidades, organizações como a Academia tem a responsabilidade de contribuir com sugestões, indicar caminhos, para engrandecer nosso campo de trabalho, gerar riqueza e desenvolvimento", enfatizou Sampaio.

Já a mineira Érica Drumond tomou posse da Cadeira Tancredo Neves (39).

Érica Drumond, ao lado de seu pai, acompanhou as obras do Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, assumindo sua direção geral em sua inauguração, quanto tinha apenas 27 anos.Érica foi Secretária de Turismo de Minas Gerais durante a gestão de Aécio Neves.

Há quatro anos, ao deixar o serviço público, fundou a rede Vert Hotéis, através da qual trouxe para para o Brasil a bandeira Ramada, do Grupo Wyndhan, que já conta com 14 hotéis no país.

Drumond foi apresentada pelo acadêmico Sergio Junqueira Arantes, que também deu posse a nova integrante da Academia, representando a família do Patrono da Cadeira 39, Tancredo Neves.

"Onde tem riqueza, chega mais riqueza, onde tem pobreza, chega mais pobreza e nada mais grandioso que o Turismo pra mostrar nossa riqueza", disse.

Virgílio Nelson Carvalho, professor e consultor em hotelaria e turismo, foi recebido para a Cadeira Waldemar Albien (40).

Carvalho foi apresentado pelo acadêmico Mário Beni Filho, e foi empossado por seus familiares.

"Quero agradecer a todos os Acadêmicos, pois graças aos seus votos de confiança posso compartilhar esta emoção de ser 'imortal', que é ser capaz de ter muitos amigos e enfrentar as dificuldades".

Luiz da Gama Mor, vice-presidente da TAP, acadêmico internacional, assumiu oficialmente a Cadeira Paulo Machado de Carvalho (06), com apresentação feita por Eduardo Sanovicz.

"O Brasil passa por um momento complicado e está perdendo oportunidades nessa atividade que gera empregos. O mundo procura novos destinos turísticos, em especial em função das crises, e o Brasil não está aproveitando essa oportunidade. O Turismo necessita de um planejamento de médio e longo prazo", pontuou Mor.

A cerimônia também comemorou os 10 anos da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, lembrando fatos e conquistas da Entidade, como o Dia do Profissional de Eventos (30 de abril) - também comemorado no encontro - e o sucesso do Projeto Educacional, um programa inédito no país que contempla etapas de estágios e visitas técnicas internacionais e que já qualificou duas turmas de universitários para os mercados de Feiras e Eventos em São Paulo.

"Somos grandes aventureiros, porque fizemos escolhas pra chegar a este mercado tão amplo e segmentado, criamos oportunidades e mostramos caminhos. Temos hoje um mercado de profissionais de eventos, de expressão internacional, e um mercado local competente, diversificado e inspirador na sua diferenciada atuação. É com muito prazer que, ao lado de tantos profissionais ilustres, eu possa expressar felicitações e parabéns a todos profissionais do setor, professores e professoras, pelo Dia do Profissional de Eventos, cuja atuação nos orgulha, e nos estimula sempre a novos desafios", afirmou a diretora da Academia, Marisa Canton, em seu discurso.

A cerimônia da Academia teve ainda a participação das crianças da Associação de Amparo ao Menor Casa do Tiaminho, que emocionaram o público cantando o Hino Nacional. "De muitas sessões que fiz e participei aqui, esta é uma das mais emocionantes. A partir de hoje esta assembleia terá uma nova história", complementou a Deputada Estadual Célia Leão.

Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006, trazendo ações para a implementação e crescimento do setor nacional e internacionalmente. À semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído por um Colégio Acadêmico atualmente composto por 40 profissionais, representantes notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva da indústria de Eventos e Turismo. Outros detalhes: www.academiaeventosturismo.org.br

Fonte: Assessoria