Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace fala sobre a parceria com a Abav Expo

O evento ABAV Expo e a Travel Ace Assistance escrevem em conjunto uma história de dedicação ao setor como um todo.

De acordo com o vice-presidente da Travel Ace no Brasil, Roberto Roman, a realização da ABAV Expo, que este ano chega à sua 43ª edição, é palco para uma série de fatos e fotos que retratam momentos de grande contribuição para o desenvolvimento setorial e a conquista crescente de relevância reconhecida para a atividade do agente de viagens nas últimas décadas. O livro comemorativo aos 60 anos da ABAV reúne informações valiosas, que ganham reforço a partir das memórias reunidas e compartilhadas nesta entrevista pingue-pongue com o jovem executivo. Confira!





Desde quando a família Roman e a ABAV são parceiras?

O primeiro evento ABAV foi realizado de 25 a 28 de novembro de 1959, parte em São Paulo e parte na cidade de Santos. Em abril de 1974, meu pai, Ricardo Roman, foi procurado por Leonel Rossi Jr., Goiaci Alves Guimarães e Eduardo Nascimento que queriam saber de que maneira o nosso Delphin Hotel Guarujá poderia ajudar a viabilizar a segunda edição do evento ABAV; já que a entidade não tinha verba suficiente para promovê-lo. Desde então, somos parceiros.

Como evoluiu esta parceria?

Meu pai, em conjunto com a Abav, ajudou a elaborar um plano de ação e todos trataram de viabilizar a segunda edição do congresso, que foi realizado com sucesso. Além de reunir agências de viagens de todo o Brasil, em Guarujá o evento foi prestigiado por várias autoridades, inclusive o então presidente da Embratur, Paulo Protassio.

A partir de então o evento ABAV passou a ser itinerante?

Sim. O sucesso alcançado foi o que também motivou os dirigentes da entidade enfrentarem o desafio de transportar de caminhão os estandes de São Paulo para Porto Alegre, que foi a cidade-sede para a realização da terceira edição do Congresso e Exposição Abav, coordenada com apoio do nosso grupo.

Quando a Travel Ace e a ABAV oficializaram a parceria?

Foi no ano de 1993. O Congresso da Abav Nacional à época já havia crescido muito e, por isso, para montar durante o evento infraestrutura com serviços de ambulâncias e assistência médica custaria caro para entidade. Entretanto, a Travel Ace preparou uma proposta acessível e monta, desde então, uma completa estrutura profissional capaz de garantir a cobertura a todos os participantes do evento.

Quais novidades a Travel Ace divulgará no evento ABAV Expo, após 22 anos de parceria?

Ao longo dos últimos 41 anos de constantes apoios dedicados à Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Travel Ace sempre inovou e agregou valor à oferta de serviços que qualificam e valorizam o agente de viagens como melhor canal de atendimento personalizado e consultoria de viagens. Para os participantes da 43ª ABAV Expo, apresentaremos, em primeira mão, o aplicativo Travel Ace Assistance Guia de viagem, que dispõe de uma calculadora para administração de despesas; possibilita em tempo real a solicitação de assistência via chat ou Skype, além de reunir informações online detalhadas sobre todas as coberturas contratadas pelos viajantes.

Com referência à Resolução 315 da Susep, quais são as novidades?

Para fortalecer e qualificar o atendimento personalizado que somente uma agência de viagens é capaz de proporcionar para quem precisa ou deseja viajar, realizaremos também, na Vila do Saber, durante a 43ª ABAV Expo, a capacitação e a certificação dos primeiros agentes de viagens, de acordo com as exigências da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em parceria com a Yasuda Marítima Seguros, que nasceu da integração de duas subsidiárias brasileiras da Sompo Japan Nipponkoa Inc., uma das maiores e mais bem conceituadas seguradoras do mundo.