Grande Florianópolis ganhará novo complexo de eventos, Arena Petry

Arena Petry, será apresentada ao mercado nesta quinta-feira (6). Novo espaço vai movimentar o mercado e impulsionar a economia da Região Metropolitana de Florianópolis.

Espaço moderno e inovador que segue o conceito de alto padrão dos grandes equipamentos nacionais, a Arena Petry será lançada nesta quinta-feira (6) num evento em Biguaçu (SC) para o trade turístico, empresários, convidados e imprensa. O complexo, que já está sendo construído na cidade de São José, na Grande Florianópolis, tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2018.

O complexo de eventos multiuso já está sendo erguido em São José e terá capacidade para 17,5 mil pessoas. O complexo terá 22,9 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 61,5 mil metros quadrados. A área externa tem 38,5 mil metros quadrados para ser aproveitada para eventos externos e inclui estacionamento para 1.830 veículos.

“Identificamos uma demanda no estado para um equipamento premium destinado a receber eventos de grande porte e decidimos apostar no projeto”, diz Sandro Petry, que junto com outros três irmãos e a mãe está à frente do negócio.

São quatro pavimentos - subsolo, térreo, 1º e 2º andares. O espaço versátil permitirá que sejam adaptados para acomodar qualquer formato e porte de evento. O empreendimento pode abrigar até 12 eventos ao mesmo tempo. A integração dos ambientes é possibilitada pelo uso de divisórias retráteis, acústicas, que proporcionam o isolamento necessário para a realização de eventos distintos.

O complexo ainda conta com um auditório plenário, 20 salas modulares, 12 suítes corporativas, 30 camarotes, 4 auditórios modulares, um hall principal com cafeteria, um lounge premium e um terraço. Também integrará o complexo uma loja para comercialização de produtos da marca Petry e seus patrocinadores, além de realizar reservas para shows, espetáculos e eventos programados. No subsolo, há espaço para 163 vagas cobertas para estacionamento e cozinha industrial. Já o ambiente principal conta com palco de 360 metros quadrados e estrutura de teto preparada para suportar até 27 toneladas de equipamentos, além de backstage e camarim. 

A área de pista tem 2,3 mil metros quadrados livre de pilares, pé direito livre de 16,4 metros e dois pontos na cobertura com capacidade de içamento de 3 toneladas cada. A infraestrutura foi toda planejada de acordo com as normas de acessibilidade e permitirá com facilidade o acesso, recepção e acomodação de pessoas com deficiência.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) do SEBRAE, a região Sul realiza quase 90 mil eventos por ano, correspondendo a 15% do mercado nacional. Apesar dos bons números, Santa Catarina ainda conta com um grande potencial a ser explorado. Segundo o presidente da Abeoc/SC, Lucas Schweitzer, o turismo de eventos é a principal alternativa à baixa temporada e à sazonalidade no turismo no estado. “Esta é uma cadeia totalmente interligada, onde é possível unir lazer e negócios, e nisso nosso estado sai na frente pelo potencial turístico e opções para todos os gostos. Aqui, por exemplo, podemos trazer um executivo para uma convenção e ele pode aproveitar para conhecer a cidade ou vir acompanhado da família para aproveitar férias fora de época”, explica.

Mas para o desenvolvimento do setor é imprescindível a constante melhoria em espaços para a recepção de eventos, diz Victor Ferreira, professor do curso de Turismo do Centro Universitário Estácio e especialista em planejamento, gestão e marketing do Turismo e em eventos culturais. “É positivo ver o incremento de lugares que aumentam a competitividade, já que o mercado de eventos é um dos principais fomentadores da economia e gerador de empregos diversos”, reforça. “São os bons equipamentos, como Arena Petry, com estrutura e tecnologia, que impulsionam toda a cadeia produtiva - de mais de 50 segmentos entre hotelaria, transportes, serviços, gastronomia, passagens aéreas, etc - e podem alavancar o estado para ser o melhor destino turístico do país”, completa o presidente da Abeoc/SC.

Novo complexo vai impulsionar economia e consumo na Região Metropolitana de Florianópolis

Com 14 cidades e população de mais de 1,1 milhão de pessoas, a Região Metropolitana de Florianópolis conta com o melhor potencial de consumo do estado. Dados da pesquisa IPC Maps divulgada este ano, mostram que a área metropolitana de Florianópolis aumentou em R$ 4,5 bilhões o consumo de bens e serviços nos últimos cinco anos. São José, cidade onde será construída a Arena Petry, mais que triplicou seu Produto Interno Bruto no período. No município estão instaladas cerca de 1,2 mil indústrias, mais de 6,3 mil estabelecimentos comerciais, além de 4,8 mil empresas prestadoras de serviços e outros 5 mil profissionais autônomos.

“É uma tendência do setor buscar regiões que permitam a expansão dos negócios”, diz Lucas Schweitzer, da Abeoc/SC. Algumas cidades, como é o caso de Florianópolis, tem uma limitação física para a construção de grandes empreendimentos, além das áreas de preservação e da mobilidade que restringem novas construções. “Por isso o continente e cidades no entorno são a ‘bola da vez’, por estarem próximos da Capital e permitirem a ampliação do mercado”, ressalta. A presidente do Santa Catarina Convention & Visitors Bureaux, Jô Cintra, também acredita que a nova arena vai colocar São José na rota de cidades sedes de eventos no estado. “É um grande empreendimento, ponto de atração de outros investimentos como hotéis, restaurantes e negócios em geral, que movimenta a economia e gera novos empregos”, destaca.

A localização da nova arena é estratégica: às margens da Rodovia SC-281, em São José, fica num ponto entre o Continente Park Shopping e a Pedra Branca. A expectativa do empreendimento é triplicar o número de empregos com incremento de pelo menos 300 novas vagas, entre contratados diretos e indiretos do negócio, de parceiros e de fornecedores. “Só vem somar para a economia da Região, preenchendo uma lacuna no campo dos espaços multiuso. Pelo posicionamento, a Arena será uma ótima opção para organizadores de eventos e empresários de diversos ramos de atividade”, afirma Marco Aurélio Floriani, presidente do Floripa e Região Convention & Visitors Bureau.