Quinto encontro das Jornadas Culturais oferece curso de organização de acervos fotográficos históricos

Nos dias 30 e 31 de julho, das 9h às 16h, o Centro de Memória Bunge e o Itaú Cultural realizam o curso “Acervos fotográficos históricos: organização, pesquisa e usos de documentos visuais”, com Aline Lopes de Lacerda, doutora em História Social

Evento promovido pelo Centro de Memória Bunge e Centro de Memória do Itaú Cultural (CMDR) traz a especialista e doutora em História Social Aline Lopes de Lacerda para dois dias de palestras e oficinas sobre organização de acervos fotográficos

Nos dias 30 e 31 de julho, das 9h às 16h, o Centro de Memória Bunge e o Itaú Cultural realizam o curso “Acervos fotográficos históricos: organização, pesquisa e usos de documentos visuais”, com Aline Lopes de Lacerda, doutora em História Social e especialista em organização de acervos fotográficos. As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado para os participantes dos dois dias. O evento faz parte do calendário da 11ª edição das Jornadas Culturais, promovida pela Fundação Bunge e Itaú Cultural, que até dezembro ainda promoverá mais cinco palestras.

O que acontece quando uma fotografia deixa de ser apenas uma imagem e se transforma em um documento histórico? Como as formas de organização contribuem para reforçar o valor documentário das fotografias como registros de cenas passadas? Como o tratamento técnico de organização ajuda a dar novos significados ao conjunto documental? Como será feita a pesquisa do acervo? Essas são algumas das perguntas que a especialista responderá nesta Jornada, em um panorama sobre as etapas de trabalho na organização de acervos fotográficos em instituições de memória. Da entrada das imagens no acervo à disponibilização ao público, de forma presencial ou remota, são expostos temas que se impõem aos profissionais da área.

Criadas em 2004 pelo Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória corporativa do País, as Jornadas Culturais passaram a contar desde o ano passado com experiência do Itaú Cultural, responsável pela gestão da Memória, da produção cultural e história do Instituto, e da memória do Banco Itaú. A parceria ampliou o alcance de uma iniciativa que já contribuiu para a atualização profissional de milhares de participantes e segue contribuindo nos dez eventos que serão realizados em 2015.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos sites: www.fundacaobunge.org.br ou www.itaucultural.org.br.

Serviço

Acervos Fotográficos Históricos

Data: 30 e 31 de julho de 2015

Horário: das 9h às 16h

Carga horária: 12h

Local: Itaú Cultural (Sala Itaú Cultural) Av. Paulista, 149 - Paraíso - São Paulo

Inscrições pelo site: http://jornadas.fundacaobunge.org.br:8080/jornadas.asp

200 vagas