AMPRO Live Festival reúne mercado de comunicação para falar de criatividade em São Paulo

Profissionais de diversos segmentos da comunicação estiveram reunidos no último dia 28 para assistir à inspiração do AMPRO Live Festival, o primeiro festival de criatividade organizado pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional. O encontro aconteceu em São Paulo, mas teve transmissão via streaming para todo o país.
AMPRO Live Festival - Painel Globo

A ideia foi reunir criativos de diversos segmentos, como artes, digital, design, TV, arquitetura, entre outros. “O Live Marketing é a nova comunicação, sensorial, de experiência e de resultado e por isso nasceu esse festival, um evento para falar do nosso maior produto, que é a ideia. Muitos buscam inspiração em diversos lugares, pensamentos e tendências, usam a ideia como principal produto e o objetivo desse encontro é inspirar os profissionais”, disse o chairman da AMPRO, Celio Ashcar Junior. “Um dia para reconhecer e conhecer talentos e cases, gerar insights para nossa atuação pessoal e profissional”, complementou o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Junior.

O primeiro painel, “Criar, Fazer, Transmitir e Encantar”, apresentado por Ashcar Junior e por Wilson Ferreira Junior, foi organizado pela Rede Globo, com a participação de Sergio Valente, diretor de Comunicação, Carlos Henrique Nascimento, diretor de Desenvolvimento Comercial da Área de Negócios da Globo e do apresentador da emissora, Serginho Groisman.

Citando as iniciativas da Globo, Valente defendeu que as marcas devem ser maiores que as empresas e que devem acompanhar o movimento das pessoas. “Há uma mudança de comportamento, as pessoas querem conversar e não mais ouvir, por isso o Live Marketing é tão rico. Comunicação sem experiência perde seu poder”.

Nascimento comentou sobre a importância da combinação de fatores, como diversos tipos de ações e plataformas, para atrair o público final, e o painel finalizou com comentários de Serginho Groisman com a experiência do Altas Horas e perguntas da plateia.

Na sequência, apresentado pelo VP Nacional da AMPRO, Milton Santana, Átila Francucci, responsável pela coordenação da campanha de João Doria Jr., apresentou o sucesso do case “João, Trabalhador”, com a primeira candidatura de um prefeito no primeiro turno na história de São Paulo, com uma ação que durou 90 dias. “Pensamos numa estratégia de trabalho coletivo pleno, em conjunto, assim o objetivo fica mais fácil de ser atingido. Esta campanha não teve um marqueteiro, o que foi feito foi um trabalho em equipe, com entendimento do histórico e cenário, estratégias de PR, de comunicação, de produção e de internet”

Em seguida, o VP de Comunicação da AMPRO, Maurício Magalhães, entrevistou Bob Wollheim, co-fundador da Much More, Founding Partner da youPIX e Head of Digital do Grupo ABC, sobre o tema Digital First - Vida Real. “Digital First é entender que independentemente do você esteja fazendo, você dá prioridade ao seu celular, todos os que vão ao seu evento estarão com o celular ligado no bolso e dando prioridade a ele. Como aproveitar melhor essa conexão? Não estou falando de um hotsite ou um App, não se trata de plataforma, é muito mais sociológico”.

Para ele, as redes sociais são a materialização da necessidade que a sociedade sempre teve em se relacionar. “Só mudou a velocidade”. Wollheim comentou ainda sobre a necessidade de as agências pensarem diferente. “Elas ficam presas a somente o que fazem e aí é que está a morte. É preciso se desprender ao o quê. O copo já está meio cheio, é preciso descobrir como preencher a parte do copo que não está sendo vista”.

AMPRO Live Festival - Painel Novas Midias

Live Talks – design, arte, tipografia, storytelling e arquitetura

O segundo bloco do AMPRO Live Festival foi de Live Talks, com mediação de Dil Mota, e começou com Tim Lucas, CEO da The Listening Agency, sobre design thinking e a criação na maneira de pensar. Lucas comentou sobre a nova geração CX – Customer Experience e da importância das marcas em gerar empatia com o público, com exemplos como a iniciativa de um supermercado que experimentou uma hora sem barulhos pensando no público autista e uma ação de um banco na Guatemala que reuniu diversas pessoas com o mesmo nome num só lugar. Tim propôs ainda uma dinâmica com o público com troca de ideias sobre como melhorar a maneira de observar as coisas no dia a dia “Ouvir mais, estar mais atento, sentir o que as pessoas precisam”, são algumas das formas, enfatizou o especialista.

Elton Henrique da Silva, Jeferson da Silva e Michel Onguer, criadores do Ciclo Social Arte, mostraram a criatividade na arte em muros, com propostas que valorizam e revitalizam as áreas urbanas e levam arte aos moradores das periferias. “Somos convidados pelas instituições, fazemos o mapeamento dos muros e convidamos artistas que achamos que tem a identidade do projeto, inclusive internacionais. Já participaram do projeto grafiteiros de toda a américa do sul”, explicou Onguer, mostrando imagens dos trabalhos em grafite.

Claudio Rocha, designer, tipógrafo, editor e representante brasileiro da Associação Tipográfica Internacional, levou inspiração da tipografia, mostrou a evolução das letras e matrizes e trabalhos que combinam texto e imagens de forma criativa para marcas.

Joni Galvão, fundador da The Plot Company, falou sobre a importância do storytelling. “Não adianta um excelente conteúdo se você não contar uma boa história. E toda boa história tem um padrão universal, tem uma verdade que faz com que o outro se sinta identificado”, afirmou. Para segurar a atenção, a história precisa ter um ou mais protagonistas, há o personagem que sofre, há um dilema, há um desejo, existem forças antagônicas, há um desequilíbrio e um incidente incitante, explicou. “Existe um incidente, o problema e a resolução. O protagonista busca um final, que deve ser surpreendente e inevitável. No mundo corporativo a tendência é fugirmos do negativo, negarmos os problemas. Qual é a sua principal ferida? E a do seu cliente? Mostre a ferida o quanto antes e proponha transformação”, orientou

O último Live Talks apresentado por Dil Mota foi com Guto Índio da Costa, coordenador do núcleo de design da índio da Costa A.U.D.T., sobre Design e Arquitetura. Costa comentou sobre a beleza por trás do design e sobre o uso criativo do design para transformar hábitos e costumes de um público – como a criação do tênis com rolamento na sola -, a transformação de uma sociedade – como as carteiras escolares desenhadas especialmente para crianças com necessidades especiais – e a transformação urbana.

Novas Mídias

Um Talk Show com Pérola Cussiano, Brand Development Lead do Instagram, Maurício Ferreira, CMO Lead da Microsoft; Maia Mau, Head de Marketing do Youtube, falou sobre a força das novas mídias, com mediação de Regina Augusto.

Maia trouxe dados que mostram que o Youtube já possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo, com o Brasil como segundo mercado. “É uma das marcas mais influentes. As maiores celebridades entre os jovens são Youtubers. São esses criadores que estão influenciando a cultura e trazendo entretenimento e é o que o consumidor está querendo ouvir”.

Perola contou a história do Instagram, que há seis anos ganhou este nome como a junção de Instant Telegram. “Os fundadores entenderam que uma câmera na mão das pessoas o tempo todo era só o começo de uma mudança muito importante de comportamento”. Atualmente, a ferramenta é usada por 500 milhões de pessoas todos os meses– 35 milhões ativos no Brasil, com 300 milhões de posts por dia. “As pessoas estão lá por conta dos seus interesses. O mobile também as leva aos lugares que fazem sentido a elas, muitas compras são inspiradas por conteúdos no Insta. Marcas estendem as vitrines para o online, para a palma da mão das pessoas. Plataformas digitais estendem as experiências para o consumidor consumir onde quiser. O mobile veio para deixar a experiência ainda mais imersiva”, comentou.

Maurício Ferreira enfatizou que a jornada do consumidor mudou e hoje passa pelas redes sociais, e sobre a evolução dos equipamentos, cada vez mais conectados. “Os próximos cinco anos serão muito mais acelerados que os últimos 50, estamos preparados para esta oportunidade ou estamos vendo como uma ameaça? A vida das crianças, dos adolescentes e as nossas se resolve em APPs e devemos pensar no efeito que isso vai causar na forma como nos relacionamos com nossos clientes”.

Creativity Matters - Cannes Lions

O painel Creativity Matters foi com Letícia Malta, Managing Director da Ascential Latin America, que levou imagens e vídeos da última edição do Cannes Lions, um dos mais prestigiados festivais cinematográficos do mundo. Letícia falou sobre criatividade, comunicação e pessoas. “Falta conseguirmos entender o outro como ser humano. Precisamos conseguir ouvir, entender o outro, seus medos, sonhos, anseios, traumas, gatilhos, o que faz ele andar pra frente ou pro lado, e a partir desse entendimento conseguimos construir vínculo”. A executiva levou dados de uma pesquisa recente da Adobe que mostra que as diversas gerações acreditam que a criatividade faz com que as pessoas sejam melhores, porém só 4 em cada 10 entrevistados se consideram criativos. “O que trava a criatividade é o medo do fracasso. Precisamos buscar a criatividade que está em todos os lugares, nos permitir. Estarmos abertos, não termos vergonha de criar”.

Inspiração Olímpica

Apresentado por Celio Ashcar Junior, o painel teve mediação de Flavio Machado, da SRCOM, e participações da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas e do designer co-fundador e CEO da Tatil, Fred Gelli. Eles relembraram o sucesso das cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada e Paralimpíada e detalhes que envolveram os bastidores, a preparação e a execução dos eventos. “Foram quatro anos de planejamento e execução. Tínhamos a responsabilidade de fazer algo atemporal mas que fizesse sentido no atual cenário econômico e político do país. E o resultado foi surpreendente. Como mensurar o ROI do que não tem preço? Quanto vale tocar o coração? Conexão emocional não pode ser medida em números”, afirmou Machado.

“Ao aceitarmos esse trabalho nos comprometemos a fazer algo que encantasse o mundo. Tínhamos a plateia mais extensa do planeta, incluindo milhões de críticos, e sabíamos que a única maneira de conseguir vencer era gerar encantamento. Transformar as pessoas em crianças novamente, estimulá-las a saírem de si, deixarem-se ser transportadas pela sensação do encantamento”, lembrou Daniela.

Fred Gelli falou sobre a criação das marcas olímpica e paralímpica, identidades dos jogos, e sobre a ideia de presentearem os atletas vencedores com as mini esculturas junto com as medalhas, no lugar das tradicionais flores “Foi incrível, tivemos atletas que até tatuaram a marca, ela estava em todos os lugares”, mostrou, explicando diversas imagens do megaevento.

O AMPRO Live Festival aconteceu no Teatro Cetip, em São Paulo, e foi encerrado com a cerimônia do AMPRO Globes Awards 2016.

A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país e a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de forma ampla. Com sede em São Paulo, completou 23 anos em 2016 e possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste).www.ampro.com.br