Confira imagens da WTM 2017

O tom otimista de recuperação econômica predominou durante os discursos no primeiro dia de atividades da 5ª edição da WTM Latin America.

A WTM 2017, segundo dados da organização somou 23% a mais de pessoas no primeiro dia: são expositores, compradores e visitantes em uma programação voltada para diferentes oportunidades de negócios e atualização profissional.

Na cerimônia de abertura, que contou com a presença secretários regionais e estaduais, líderes de entidades de classe e empresários do setor, o Ministro do Turismo, Max Beltrão destacou a relevância do setor na geração de empregos e afirmou que as iniciativas não podem partir apenas do âmbito nacional. “As prefeituras precisam discutir projetos para que o crescimento do mercado de trabalho aconteça em todos os níveis”.

Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America, disse que apesar “dos tempos desafiadores que o mundo enfrenta nos últimos cinco anos, este é o momento da volta do crescimento”. O executivo também reforçou o papel do turismo na criação de emprego e aumento de renda movimentando a cadeia de econômica. “É preciso que o turismo tenha um legado sustentável e responsável.”

Apesar do avanço de quase 10% no setor em 2016, Magda Nassar, presidente da Braztoa, afirmou que o País está longe da maturidade no setor e cobrou uma melhor interlocução com a presidência para resolver os pleitos dos empresários e dos consumidores, pedindo políticas de valorização voltadas para os profissionais do Turismo.

Relatório de Tendências 2017 da WTM Latin America

O Relatório de Tendências 2017 da WTM Latin America, publicado em associação com a Euromonitor Internacional, traz as tendências que vêm surgindo no setor de viagens e turismo da América Latina. Neste ano o destaque ficou por conta da maior participação das mulheres como viajantes e da população acima de 50 anos, que em breve deve representar mais de 25% dos visitantes da região.

O estudo completo, apresentado por Marília Borges, analista de pesquisas da Euromonitor Internacional baseada no Brasil, está disponível em http://bit.ly/2oIpkMn.

Programação

Por ter o networking qualificado e a atualização profissional de alto nível entre as suas premissas, a WTM Latin America trouxe uma ampla agenda de palestras e seminários sobre o mercado do turismo e suas interfaces. As apresentações aconteceram em dois ambientes: no Teatro de Conferências e no The Travel Tech Show at WTM.

A agenda do primeiro dia foi intensa e contou com apresentações muito consistentes e com auditório cheio. No Teatro de Conferências a primeira palestra foi realizada por Christopher Pomeroy, Diretor de Estratégias Globais e Serviços ao Cliente, MMGY Global, que mostrou como os dados e a tecnologia estão moldando as estratégias de direcionamento de hoje. Na sequência Sandra Carvao, diretora de Comunicação da Organização Mundial do Turismo, discorreu sobre as tendências do turismo internacional e o ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento 2017 da ONU. A tarde de ontem também teve apresentações de Keith Matsumoto, Gerente de Desenvolvimento de Agências do Google; representantes da BRAZTOA, do SEBRAE Nacional e alguns convidados e Eduardo Sanovicz, Presidente, ABEAR, explicando os benefícios sociais e econômicos da aviação no Brasil e efeitos no setor de turismo.

Essa programação abordou também o Turismo Responsável com o painel sobre o setor e as metas de desenvolvimento sustentável, mediada por Gustavo Pinto, Mestrando em Turismo Responsável na Universidade Metropolitana de Manchester e com os painelistas Frederico Levy, Diretor de Sustentabilidade da BRAZTOA; Márcio Favilla, Diretor Executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo (OMT).

As palestras do The Travel Tech Show at WTM também foram muito prestigiadas e elogiadas. Os executivos e convidados contemplaram assuntos efetivamente importantes no para o mercado, como uso da tecnologia na dinamização das estratégias tarifárias conforme o perfil dos E-Travelers realizada pela Omnibees, e o Big Data e a Publicidade dirigida ajudando no marketing das empresas do Turismo, apresentação realizada por Bárbara Goldenstein, Consultora sênior de Vendas de Publicidade da Amadeus para América Latina, e Andres Molinari, Gerente de Inteligência de Viagens da Amadeus para América Latina.

O palco também contou com falas sobre turismo online (Phocuswright), o uso de dados para maximizar o faturamento de hotéis (SiteMinder) , como redefinir a maneira de estar conectado globalmente com Glocalme (Hong Kong uCloudlink Network Technology Co., Ltd) e, ainda, como desenvolver um negócio lucrativo de produção de conteúdo de viagem pela internet, abordando a questão dos blogs (ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem).

Um dos painéis mais comentados na agenda de tecnologia foi da consultora Gabriela Otto, que criticou parte dos profissionais que trabalham na hotelaria. Para a especialista, a existência de uma zona de conforto é praticamente inerente e incluem aquele perfil de profissional e empresário que têm pouca atitude ou ousadia. Segundo Gabriela, o segredo do sucesso está na parceria e é preciso conquistar e manter o cliente o tempo inteiro.

Fotos Polly Feiras & Eventos