Etapa de Lima do Meeting Brasil 2017 comprova interesse no Brasil

Apresentar a diversidade brasileira é um dos objetivos da rodada de negócios promovida pela Expan Mais. Quantidade de turistas peruanos no Brasil cresceu 15% entre 2013 e 2016.

Interesse é a palavra que define o Meeting Brasil 2017 em Lima, no Peru, realizado nesta terça-feira no Novotel Hotels & Resort San Isidro. Os 255 participantes do evento foram unânimes ao afirmar que os agentes e operadores de viagens locais são os mais interessados em conhecer as possibilidades de turismo do país.

“De 2013 a 2016 o crescimento de turistas peruanos no Brasil cresceu aproximadamente 15%. A perspectiva é aumentar estes números e a população local quer ampliar as possibilidades de destinos. Neste caso, as pesquisas de mercado mostram que o Litoral Norte de São Paulo, Salvador, Porto de Galinhas e Florianópolis devem crescer bastante nos próximos anos”, afirma Ana Beatriz Serpa, gerente executiva da Oficina Brasileira de Turismo, que participou do Meeting Brasil como expositora e também com a realização da capacitação “Brasil Sensacional” para 60 agentes locais.

Aliás, capacitação tem sido uma das principais solicitações dos profissionais peruanos. Só nesta etapa do Meeting Brasil foram realizadas três capacitações, sendo duas delas de destinos considerados novos para os peruanos, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. “Este é o quarto ano consecutivo que realizamos as rodadas de negócios no Peru e o crescimento é exponencial. Hoje, a sala de treinamentos ficou lotada o tempo todo e reuniu cerca de 150 agentes. Esse é um envolvimento único”, explica Jair Pasquini, diretor de negócios da Expan Mais.

Paulo Brazil Mazzeo Neto, diretor de vendas e marketing da Slaviero Hotéis, é um dos entusiastas do Meeting no Peru. “Estamos aqui desde o primeiro ano e o evento é fundamental para a presença de sul-americanos nos nossos hotéis. O Peru é um país que ainda podemos considerar ‘virgem’ para o turismo do Brasil, mas que tem enorme potencial e que queremos explorar muito mais. Hoje fechamos um grupo de turistas que vão se hospedar em uma de nossas unidades em Curitiba. A etapa de Lima sempre rende bons negócios”, afirma.

A receptividade com os atrativos naturais do Brasil é o que deve ser fomentado para os peruanos, segundo Ricardo Acosta, presidente da Associação Peruana de Agências de Viagens e Turismo (APAVIT). “O brasileiro é muito alegre e o evento é uma possibilidade de demonstrar isso, além da alta representatividade do turismo do Brasil em um único espaço”, diz.

Os dados mais recentes mostram que cerca de 100 mil peruanos visitam o Brasil anualmente e que o potencial de crescimento é alto, já que a economia do país tem se fortalecido e as expectativas são de que o PIB do Peru cresça 4,1% em 2017. O Parque Unipraias, localizado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é um dos exemplos de atrativos turísticos que acredita na capacidade de elevar o número de peruanos no destino. “O nosso trabalho de fomentar o turismo da população daqui para Balneário Camboriú ainda esta no começo, mas desde o início das nossas participações no Meeting Brasil percebemos que os resultados foram bastante positivos. É preciso olhar este país com mais atenção, a economia deles está fortalecida, o que favorece o nosso mercado”, comenta Sonia Lopes Pimentel, representante do Parque Unipraias Camboriú no Meeting Brasil 2017.

“Os peruanos gostam de sol e praia, assim como a maioria dos latinos, e estão em busca de diversidade. O que precisamos é mostrar que o Brasil é o destino certo para este tipo de turismo. Iniciativas como o Meeting Brasil permitem este encontro pessoal e a chance de conhecer os hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos do nosso país”, finaliza Claudia Acosta, do setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Lima.

O Meeting Brasil 2017 segue para Bogotá, na Colômbia, onde acontecerá a última etapa deste ano. As rodadas de negócios acontecem no dia 24 de agosto no W Hotels. Mais informações no site.

Fonte: Assessoria