“Mesa Redonda Ministerial" marca manhã do segundo dia da WTM2017

Desenvolvimento, geração de empregos e turismo sustentável foram temas de roda de debate com Ministros da América Latina

Encontro reuniu, na manhã de hoje (5), líderes do Brasil, Argentina e Uruguai, que apresentaram ideias e propostas de soluções

Em encontro que reuniu mais de 100 pessoas, entre líderes de entidades de classe, autoridades, executivos da iniciativa privada e profissionais do turismo, a manhã do segundo dia da WTM Latin America & 47º Encontro Comercial Braztoa foi marcada pela realização da “Mesa Redonda Ministerial sobre Turismo como Ferramenta para o Desenvolvimento”.

O encontro, idealizado durante a WTM London, em novembro de 2016, reuniu lideranças dos três países na América Latina que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estão entendendo o turismo como vertente de desenvolvimento sustentável. Participaram Lilian Kechichián, Ministra do Turismo do Uruguai; Marx Beltrão, Ministro do Turismo do Brasil e Alejandro Lastra, Secretário do Turismo da Argentina. “A WTM é, mundialmente, reconhecida por garantir encontros que promovam o networking, a geração de negócios e reflexão sobre os desafios e oportunidades da indústria. Realizar este encontro como um dos marcos da quinta edição da WTM Latin America é motivo de muito orgulho para nós Sabemos que estamos, efetivamente, contribuindo para o desenvolvimento da indústria”, diz Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America.

A secretária da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sandra Carvao, que mediou o debate, reforçou a importância de 2017, eleito como Ano do Turismo Sustentável, e destacou as três metas que permeiam o ano: aumentar a consciência sobre o poder desta indústria como ferramenta de desenvolvimento sustentável; mobilização do setor público e privado; mobilização com políticas públicas mudando o comportamento do consumidor.

Durante o debate, o ministro brasileiro, Marx Beltrão, reforçou a importância das iniciativas que vem sendo desenvolvidas, com destaque às políticas de facilitação de vistos, fortalecimento de infraestrutura aérea, com mais conectividade, e promoção do destino, além da dimensão do território brasileiro e importância da parceria com a iniciativa privada. “Estamos trabalhando fortemente na pauta das concessões e de infraestrutura, ampliando o acesso às mais de 60 milhões de pessoas que viajam pelo Brasil. Mas o governo não consegue cuidar de tudo”. Alejandro Lastra, secretário do Turismo da Argentina, complementou, dizendo que “é evidente que temos parcerias com a iniciativa privada”.

Para Lilian Kechichián, ministra do Turismo do Uruguai, “o turismo é convertido em uma política de estado para transformar-se em um projeto de país”. Em 2016, o Uruguai recebeu cerca de 3 milhões de pessoas, o mesmo número de habitantes do país. Os turistas movimentaram quase 1 milhão de dólares apenas em um ano. Os principais locais de procura são Montevidéu, Punta Del Leste e El Litoral Termal.



Marx Beltrão destacou que o País precisa utilizar o setor como mola de desenvolvimento econômico “gerando emprego e renda nas comunidades locais onde os empreendimentos do turismo já estão desenvolvidas”. O ministro brasileiro complementou que a indústria continua crescendo, mesmo diante dos desafios econômicos. “O turismo é o único setor que anda na contramão do desemprego”.