ABA Insights debate as novas tendências de comportamento e consumo do brasileiro

Atento às novas tendências de comportamento e consumo, o ABA Insights propõe um novo olhar sobre o consumidor brasileiro, apontando como as recentes transformações no pós-crise e a nova realidade de digitalização da comunicação influenciam os negócios. O evento acontece no dia 18 de maio, na ESPM de São Paulo.

O encontro contará com cinco grandes painéis compostos por especialistas e pesquisadores para discutir os novos comportamentos dos consumidores gerando insights sob os mais variados aspectos do tema, desde tendências comportamentais impulsionadas pelas redes sociais até padrões de consumo, que têm se tornado cada vez mais complexos influenciados pelo estilo de vida ou contexto socioeconômico em que o consumidor se insere.

Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - fará a abertura do evento, seguida pelos painelistas. Isabelle Rio-Lopes (TNS) e Sebastian Codeseira (Kantar Futures) apresentarão o tema “Segmentação e padrões de comportamento: revendo conceitos”. Daniel Calderoni (Mars Brasil) trará o painel “Promovendo o crescimento através da educação dos consumidores”. Luiza Rossi (The Coca-Cola Company) e Marina Lessa Ferramola (BASF/Suvinil) irão debater sobre “Como usar criativamente as informações que o consumidor nos dá todos os dias”. Caio Casseb (Scoop & Co) e Thiago Delfino (Google) abordarão o tema “Novas formas de consumo geram bons negócios (para quem souber aproveitá-las)” e Fernanda Nóbrega (FocusVision Brasil) junto com Marcia Sola (Ibope Inteligencia) apresentarão um estudo sobre o comportamento do consumidor no Natal de 2016 no painel “Nova realidade: novos padrões de consumo”, buscando debater como as marcas souberam aproveitar as oportunidades da data. As vice-presidentes do Comitê de Insights da ABA, Karina Tosin (Mondelez) e Suzana Pamplona (J&J), serão as responsáveis pelo encerramento do encontro.

“Esse é um momento com características e desafios importantes, geradores de oportunidades e buscas de novas tendências de comportamento e consumo, que nos inspirem a trabalhar em um cenário de constantes mudanças e entender como as diferentes conexões entre consumidores e marcas impactam os negócios e o comportamento de compra” comenta Fernanda Scozzafave, Presidente do Comitê de Insights da ABA.

Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA, finaliza ressaltando a importância do papel de Insights: “Antecipar necessidades está no DNA da área de Insights, por isso nada mais inspirador do que criamos encontros como esse, que contam com a expertise de especialistas e pesquisadores para um debate, de forma aprofundada, sobre as transformações do mercado, comportamentos atuais e insigths que tragam aprendizados estratégicos aos nossos associados”.

O ABA Insights é aberto aos profissionais de pesquisa de mercado, business intelligence, marketing, comunicação e produto de empresas anunciantes, profissionais de planejamento, criação e pesquisa de agências e fornecedores de serviços de marketing, institutos de pesquisa e consultorias.

Programação

08h30 - Credenciamento e Welcome-Coffee

09h - Abertura: Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.

09h10 – Segmentação e padrões de comportamento: revendo conceitos

Cada vez mais é preciso ser totalmente transparente, pois através das redes sociais os consumidores têm acesso a todas os acontecimentos (positivos e negativos) das marcas e as decisões hoje são altamente influenciadas por esse meio. O estudo Connected Life (realizado em 57 países) dá um panorama dos avanços do e-commerce no Brasil em comparação com a América Latina e em termos globais. Com base nos estudos da Kantar Futures, o painel debate as principais tendências comportamentais e de estilo de vida que impactam o processo de compra.

Isabelle Rio-Lopes, Head de Client Management da TNS.

Sebastian Codeseira, Regional Director Trends & Futures LatAm da Kantar Futures

Moderadora: Suzana Pamplona, Diretora de Insights da J&J e VP do Comitê de Insights da ABA.

09h50 – Promovendo o crescimento através da educação dos consumidores

Conquistar o público alvo por meio da prestação de serviços e informações do seu interesse é um caminho que vem sendo percorrido por várias marcas. Projeto ABCDogs mostra como a empresa conseguiu ir muito além do tradicional na divulgação da linha Pedigree.

Daniel Calderoni, Diretor de Marketing da Mars Brasil.

Moderadores: Karina Tosin, Consumer Insights Senior Manager da Mondelez Brasil e VP do Comitê de Insights da ABA e Marcelo Barreiros, Consumer & Market Insights Manager do Carrefour.

10h30 – Coffee Break

11h – Como usar criativamente as informações que o consumidor nos dá todos os dias

Coletar, categorizar e extrair informações relevantes dos dados recebidos pelas empresas é hoje tão complexo quanto necessário. Duas empresas mostram como estão trabalhando essa questão: a Coca-Cola com a MobCoke (pesquisa contínua feita via mobile) e a Suvinil, com sua plataforma de pesquisa que gera um banco de dados com os influenciadores da categoria (vendedores e profissionais de pintura).

Luiza Rossi, Senior Manager Consumer Insights da The Coca-Cola Company.

Marina Lessa Ferramola, Strategic Marketing & Consumer Insights Manager da BASF/Suvinil.

Moderadora: Carla Crespo, Gerente de Insights da Sanofi e Membro do Comitê de Insights da ABA.

11h40 – Novas formas de consumo geram bons negócios (para quem souber aproveitá-las)

O processo de compra e venda se tornou muito mais complexo na era digital. É o caso do consumo colaborativo, que remete ao conceito de compartilhamento. Além do uso eficiente de recursos, a ideia é que as pessoas não precisam mais ter a posse dos objetos, apenas o acesso a eles. Saber ler sinais como esse, e que se multiplicam no universo virtual, pode ser bom para as empresas e ajudar na concepção de insights para os negócios.

Caio Casseb, Sócio Fundador da Scoop & Co.

Thiago Delfino, Head de Insights do Google.

Moderadores: Eduardo Pugnali, Gerente de Inteligência de Mercado no Sebrae-SP e Membro do Comitê de Insights da ABA e Fabio Mariano, Professor do MBA em Ciências do Consumo da ESPM.

12h20 – Nova realidade: novos padrões de consumo

Estudo realizado pelo Ibope Inteligência, Conecta e FocusVision sobre o comportamento do consumidor no Natal de 2016. A ideia era compreender como os consumidores se relacionavam com a data num contexto de crise econômica e se o varejo e as marcas souberam aproveitar as oportunidades geradas.

Fernanda Nóbrega, Diretora de Vendas da FocusVision no Brasil

Marcia Sola, Diretora Executiva do Ibope Inteligencia.

Moderador: Sergio Silva, Mestre em Administração pela FEA/ USP e Professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP.

13h – Encerramento

Karina Tosin, Consumer Insights Senior Manager da Mondelez Brasil e VP do Comitê de Insights da ABA.

Suzana Pamplona, Diretora de Insights da J&J e VP do Comitê de Insights da ABA.

Serviço

Data: 18 de maio (quinta-feira)

Horário: das 8h30 às 13h

Local: Auditório ESPM - Campus JT - Rua Joaquim Távora, nº 1240 - Vila Mariana, SP

Valor das inscrições:

Associados da ABA - R$ 780,00

Associados de entidades conveniadas - R$ 1.040,00

Demais interessados - R$ 1.300,00

Tel.: (11) 3283-4588 | (11) 3253-5123 | (11) 3253-5124 |

E-mail: eventos@aba.com.br