Academia para inovadores sociais tem exposição e atividades abertas ao público

Red Bull Amaphiko Academy vai inspirar e impulsionar projetos de jovens inovadores e oferecer eventos aos visitantes do Red Bull Station

Durante parte do mês de dezembro, o centro de São Paulo abrigará um celeiro que reunirá jovens que usam seus talentos, energia e criatividade para transformar suas realidades.

Enquanto uma turma de 15 empreendedores sociais se reunirá para trocar conhecimento e experiências durante a Red Bull Amaphiko Academy (amaphiko.redbull.com), o público poderá participar de atividades gratuitas no Red Bull Station, na Praça da Bandeira.

De 4 de dezembro a 30 de janeiro, o espaço recebe a exposição “Viva os Catadores”, primeira mostra de Martha Cooper, fotógrafa norte-americana mais importante do cenário de arte urbana mundial.

Idealizada em parceria com o Pimp My Carroça, projeto do artista Mundano, a exposição traz imagens de catadores de materiais recicláveis trabalhando pelo Brasil e pelo mundo. Na noite do dia 3 de dezembro, Martha e Mundano falam em uma conversa aberta sobre o projeto.

No dia 5, sábado, a partir das 14h, o público poderá acompanhar intervenções feitas nas ruas da região central pelos grupos Acupuntura Urbana, Cidade Azul e Shoot the Shit. A ideia é realizar ações para melhorar, revitalizar e ressignificar espaços públicos.

Na mesma tarde, o Red Bull Station contará com apresentações dos projetos de dança Pélagos e Movimentarte e pocket shows do rapper Felipe Rima e com a cantora de dancehall Lei di Dai.

Já no dia 15, terça-feira, a escritora norte-americana Alexa Clay lança o livro “A Economia dos Desajustados”, (272 páginas, Figurati). A publicação aborda o empreendedorismo de uma maneira inusitada, mostrando que podemos aprender lições de criatividade com a “economia das margens” – pessoas que estão fora do sistema, nas periferias, como gângsteres, ex-presidiários, hackers, piratas e outros empreendedores informais –, e adaptar esse aprendizado para um propósito empreendedor, social e transformador.

Além disso, a obra é um convite para se conhecer seu próprio “desajustado interior”, que mostra como todos nós temos uma parte que não se conforma com as normas convencionais e o status quo, e precisa partir em busca de mudanças.

A Red Bull Amaphiko Academy

Durante a Red Bull Amaphiko Academy (amaphiko.redbull.com), entre 1 e 8 de dezembro, os 15 participantes irão trocar conhecimento com outros empreendedores sociais e storytellers brasileiros e estrangeiros.

O programa iniciou seu trabalho com jovens sul-africanos e brasileiros em 2014 e, em 2015, selecionou 15 pessoas de todo o Brasil com projetos que criam diferentes formas de realizar transformações sociais e tornem as cidades melhores lugares para se viver, com ênfase em cultura, tecnologia digital e esportes.

Ao fazer parte do Red Bull Amaphiko, os participantes seguem numa jornada de um ano e meio de duração, que inclui desde acompanhamento de especialistas em temas como assuntos jurídicos até captação de recursos.

Entre alguns dos projetos que já passaram pelo Red Bull Amaphiko estão o Pimp my Carroça, do artista Mundano, Bike Anjo, um movimento voluntário em prol do uso da bicicleta do gestor ambiental JP, e Acupuntura Urbana, projeto liderado pela arquiteta Renata Strengerowski que trabalha pela revitalização e conexão dos cidadãos com a cidade.

AGENDA

Exposição “Viva os Catadores”

Dia 3 de dezembro, às 20h: abertura da mostra com palestra de Martha Cooper e Mundano

Em cartaz de 4 de dezembro a 30 de janeiro

Festival Amaphiko

Dia 5 de dezembro

Das 14h às17h – Intervenções e oficinas

Acupuntura Urbana e Shoot the Shit

Projetos que trabalham em espaços públicos, com ações para melhorar, revitalizar e ressignificar esses espaços. Juntos, farão um mutirão no entorno do Red Bull Station para realizar intervenções de sinalização e construir mobiliário urbano.

Acupuntura Urbana: facebook.com/acupunturaurbana.au

Shoot The Shit: facebook.com/shoottheshit.cc

Cidade Azul

O projeto pretende revelar os rios “enterrados” de São Paulo, e o rio da vez é o Itororó. Percorrendo o caminho do rio, quem participar vai ajudar numa intervenção que inclui pinturas e outras marcas que mostrem para as pessoas que ali existe um rio. O público ouvirá também um áudio guia com a história do rio enquanto caminha. A expedição começa às 14h na estação São Joaquim do metrô e vai até o Red Bull Station.

Cidade Azul: https://www.facebook.com/acidadeeazul

Jardino

Nessa oficina, os participantes poderão aprender um pouco sobre a cultura maker e acompanhar a montagem do Jardino, um produto que permite a irrigação automática e inteligente de jardins e pequenas hortas urbanas. Ao final da oficina, serão concluídos e implementados quatro sistemas em plantas dentro e fora do prédio.

Das 17h30 às 19h – Pocket shows

Pélagos e Movimentarte

Um encontro entre dois projetos de dança, um com jovens do Campo Limpo e outros com crianças portadoras de síndrome de down.

Pelagos: facebook.com/pelagosdanca

Movimentarte: facebook.com/ProjetoMovimentarte

Felipe Rima e Lei di Dai

O rapper Felipe Rima e a rainha do dancehall Lei di Dai, apresentam respectivamente músicas inéditas que estarão em seus próximos discos, ambos em fase de produção no Red Bull Studio São Paulo.

Felipe Rima: facebook.com/felipe.rima

Lei di Dai: facebook.com/LeiDiDaiOficial

Lançamento do livro “A Economia dos Desajustados”

Dia 15 de dezembro

Das 19h30 às 22h: palestra com a autora seguida de coquetel

Red Bull Station

Praça da Bandeira, 137, centro, tel. 3107-5065

Ter. à sex., das 11h às 20h. Sáb., das 11h às 19h