Campus Party Natal abre inscrições para programa de empreendedorismo

Além de projetos na categoria makers, serão selecionadas startups em estágio inicial e avançado. Inscrições podem ser feitas até o dia 28.

Já estão abertas as inscrições para empreendedores interessados em participar do programa Startup & Makers na 1ª edição da Campus Party Natal. A inscrição pode ser feita pelo link brasil.campus-party.org/cpbr-natal/startupandmakers/, até o dia 28 de fevereiro. O programa é gratuito.

Nesta primeira edição, o programa selecionará startups na categoria Early Stage - projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento - e na categoria Growth Stage – startups avançadas, com uma equipe robusta e desenvolvida, produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, que já possuam faturamento – e um grupo de makers - entusiastas e hobbyistas que são capazes de criar, construir, modificar ou fabricar objetos e/ou projetos, com ou sem o uso de tecnologia, englobando diversas áreas como internet das coisas, fabricação digital, eletrônica, software, robótica, games e impressão 3D. Todas as empresas selecionadas ficarão na área Open Campus, que é gratuita e aberta ao público.

O Startup & Makers é um programa criado em 2011 e que já ajudou mais de 1000 empresas embrionárias no país. Não se trata apenas de oferecer aos jovens empreendedores um espaço de exposição, mas sim uma oportunidade para trocarem contatos e conhecimentos, fazerem networking, participarem de mentorias e quem sabe encontrarem investidores, incubadoras e aceleradoras que costumam visitar a área atrás de potenciais novos negócios”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Seleção – Após o período de inscrições, os projetos passarão por um comitê de seleção, que levará em consideração na escolha das startups classificadas os seguintes critérios: maturidade (engloba fatores como curiosidade, ideação, operação e tração), modelo de negócios (clareza da proposta de valor, tamanho do mercado e escalabilidade da solução), equipe (experiência profissional no setor onde a startup atua, conquistas realizadas e dedicação exclusiva), inovação (grau de novidade da solução, probabilidade de se tornar um produto viável e diferenciação em relação a potenciais concorrentes). Já no caso dos projetos da categoria makers, serão considerados quesitos como detalhamento e clareza da proposta apresentada, sinergia com as temáticas da Campus Party Natal e a cultura maker, originalidade, criatividade e interatividade com tecnologia e inovação, e impacto social.