Cidade de São Paulo investe nas Festas Juninas

Mais de 50 mil pessoas puderam curtir uma festa junina do tamanho que a maior cidade nordestina do Brasil merece.

Neste ano, nos dias 24 e 25 de junho, o Sambódromo do Anhembi recebeu a sexta edição do Arraial da Cidade de São Paulo. As festas juninas, uma das maiores manifestações da cultura nordestina, transformaram o Sambódromo em um pedacinho do Nordeste em plena capital Paulistana.

O evento, realizado pela Playcorp, teve patrocínio do Carrefour e apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris).

O Arraial da Cidade de São Paulo foi dividido em quatro áreas:

Artesanato

O primeiro grupo de barracas tinha peças variadas, como as toalhas de renda e bordados de Pernambuco e Ceará, feitas por artesãos do Centro de Tradições Nordestinas (CTN).

Gastronomia

O segundo grupo era voltado à gastronomia, com 24 barracas cheias de comidas caseiras típicas dessa época do ano: derivados do milho, como suco e pamonha, tapioca, cachorro-quente, quentão, vinho quente, pipoca, além de outras opções como yakissoba, tempurá, sanduíches de pernil, calabresa e churrasco no espeto, entre outros. No Arraial também funcionou um restaurante, organizado pelo CTN, que oferecia um cardápio especial com os principais pratos da região, como, por exemplo, baião de dois e escondidinho de carne seca com mandioca, sarapatel e porções de torresmo, queijo coalho, dentre outros. O evento contou ainda com um espaço exclusivo para food trucks, que serviram salgados, lanches e até comida japonesa, no melhor estilo paulistano.

Jogos

A terceira área oferecia muita diversão para toda a família. Crianças e os jovens puderam se divertir em mais de 14 brinquedos, um verdadeiro parque de diversões com pescaria, chute a gol, tomba lata e tiro ao alvo e também no parque, com carrossel, trenzinho, xícara, entre muitos outros brinquedos.

Shows e atrações

Por fim, um grande palco onde aconteceram uma série de apresentações com músicas e danças típicas do Nordeste, a tradicional quadrilha e uma seleção de artistas que agradou a todos. A programação foi intensa.

Dia 24 de junho (sábado)

16h às 17h: Fernanda Salgado

17h às 18h30: Trio Virgulino

19h às 20h: Quadrilha Tia Bola

20h às 21h: Fulô de Mandacaru

21h às 23h: Henrique e Diego

Dia 25 de junho (domingo)

15h às 16h: Quadrilha Tia Valdelice

17h às 18h: Sinha Flor

18h às 19h: Peixe Elétrico

19h30 às 21h: Fernando e Sorocaba

Para o presidente da SPTuris, David Barioni, o evento é importante para fortalecer ainda mais a movimentação de turistas na cidade. “A capital paulista tem muitos visitantes do interior do estado, outros da região Nordeste, que trazem com eles a tradição cultural e reforçam eventos como as festas juninas. Já consideramos este o Arraial oficial da cidade de São Paulo e que seja realizado todos os anos”, disse.

“São Paulo é uma cidade que consegue unir as tradições da festa caipira do interior do estado, do Sul de Minas, do Norte do Paraná, com a festa do interior, no nordeste brasileiro”, conta Fernando Elimelek, sócio fundador da Playcorp. “Nosso Arraial apresenta o que há de melhor das tradições juninas”, finaliza.

O EVENTO EM FOTOS

Símbolos das festas do Nordeste

Alguns ícones foram representados na cenografia como a fogueira, a igrejinha e o palco com chapéu de cangaceiro.


Representantes da tradição

Nos dois dias do Arraial da Cidade de São Paulo, as quadrilhas juninas Tia Valdelice e Tia Bola representaram toda tradição das festas.

Tia Valdelice
Tia Bola

Forró pé de serra

Com shows de Flor de Mandacarú, Peixe Elétrico, Trio Sinha Flor e o Trio Virgulino.

Flor de Mandacarú
Peixe Elétrico
Trio Sinha Flor
Trio Virgulino

Shows para o grande público

As grandes atrações foram as duplas sertanejas Henrique & Diego e Fernando e Sorocaba, que deixaram o público em êxtase.

Henrique & Diego
Fernando e Sorocaba


Camarote com ativações de parceiros

O Arraial da Cidade de São Paulo contou ainda com camarote oferecendo serviços diferenciados para o público e ativações de parceiros como: Dell Mare, Netuno, Ribeira Alves, Forno de Minas, Ajinomoto, Benassi, Pernod Ricard, Salton e Facility Mix.

comes
comes
comes

Destaque Carrefour

O evento teve o patrocínio do Carrefour que promoveu uma mecânica de acesso para o evento: todos que comprassem nos lojas produtos selecionados no valor mínimo de R$ 75,00 receberiam um vale-ingresso com direito a acompanhante. Na semana que antecedeu o evento, a ação de ativação junto aos clientes que estavam nas lojas do Carrefour teve um resultado surpreendente: 40 mil vale-ingressos distribuídos.

O Carrefour assinou toda comunicação realizada pré evento, como: abrigos de ônibus, vídeo no metrô, jornal, rádio, além da presença de marca no evento em todos os materiais de comunicação visual como pórticos, palco, testeiras de alimentação, sinalizações, locução e inserções comerciais.

O Arraial teve copatrocínio de Amstel, como cerveja oficial e apoio da Coca-Cola.

E a 99Taxis promoveu um código promocional para quem quisesse voltar para casar com mais comodidade.

Parte da renda do evento foi destinada à Ong Liga Solidária, organização social sem fins lucrativos criada há 94 anos. Atualmente, atende mais de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social. Conheça mais os projetos da organização no site.

O prefeito João Dória, que reconhece a importância dos eventos para a cidade, gravou um vídeo e publicou nas suas concorridas mídias sociais:


Fonte: Assessoria