Conecta Hospitalidade coloca profissionais de recursos humanos em contato com alunos da rede Senac São Paulo.

Alunos no Comando oferece oportunidade para estudantes de cursos técnicos e qualificação profissional
João Bueno, presidente da ABR Brasil, Christer Holtz, diretor geral da Atlantica Hotels, Melissa Oliveira, diretora geral do Hotel Unique e Marcia Harumi, Coodenadora das áreas de hotlearia e eventos do Senac SP durante o debate com alunos no Canecta Hospitalidade

Durante a 5ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando, que acontece de 21 a 23 de outubro no Grande Hotel São Pedro – Hotel-escola Senac, foi realizado o Conecta Hospitalidade, encontro entre as maiores empresas do mercado de hospitalidade e alunos de cursos técnicos e de qualificação profissional da instituição. O evento, que aconteceu no sábado (22) visa oferecer a oportunidade de os estudantes conversarem com profissionais de recursos humanos sobre cultura organizacional, oportunidades de atuação e possibilidades de crescimento profissional, perfil necessário e plano de expansão dos empreendimentos.

Redes hoteleiras nacionais e internacionais como Accor Hotels, Atlantica Hotels International, Brazil Hospitality Group, Estanplaza, Hotelaria Brasil, Intercity Hotels, Royal Palm Hotéis e Resorts, Travel Inn Hotels, além de entidades representativas do segmento hoteleiro, como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), Associação Brasileira de Resorts (ABR), Associação de Hostels de São Paulo e Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) interagiram com os alunos em table meetings e em um painel com gestores sobre suas trajetórias profissionais, mercado hoteleiro, empregabilidade e as vantagens da profissão.

Márcia Harumi, coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac SP foi a mediadora do Conecta Hospitalidade, que contou com a presença de João Bueno, presidente da ABR - Associação Brasileira de Resorts, Melissa Oliveira, diretora de operações do Hotel Unique e ex-aluna de Centro Universitário Senac e de Christer Holtz, vice presidente sênior da rede Atlantica de hotéis. 

Melissa inciou o debate destacando que o diploma não é o mais importante para se ter sucesso no que se faz, e sim paixão. De acordo com ela, ser diretora de um hotel de luxo com o Unique é uma tarefa difícil, os hospedes são exigentes e agradar a todos é um desafio, procuramos sempre superar suas expectativas, destacou também a importância de atender cada cliente bem e com sorriso no rosto. O profissional que ela busca precisa ter brilho nos olhos e vontade de trabalhar. “Procuro pessoas que tragam ideias e não tenham medo de arriscar. Os diplomas e as vivências internacionais são muito importantes, mas o fundamental é gostar da área”, afirmou.
Para Christer Holtz a humildade para se aprender foi fundamental para sua trajetória de sucesso já que ele iniciou sua carreira lavando pratos, pois entendia que era necessário passar por estas etapas para se destacar em sua carreira. Christer destacou também a importância da paixão pelo que se faz e ressaltou que o relacionamento é essencial em uma carreira de sucesso. Para finalizar ele apontou que o profissional deve estar atento as mudanças que a hotelaria moderna exige e finalizou deixando um recado aos estudantes presentes no evento: "Foco no que se gosta é importante para o sucesso de uma carreira, seja o melhor no que você faz" ressaltou Holtz.

João Bueno em seu debate deu uma visão do mercado de resorts ao publico participante, com dados do que é o mercado hoteleiro no Brasil e suas divisões através das entidades. Ele iniciou sua fala destacando também que devemos fazer o que nos faz feliz, pois ele é advogado de formação e após atuar como advogado "deu um tempo em sua carreira" e logo foi chamado para trabalhar na Rede Meliá de hotéis e "experimentou esta industria incrível e contagiante" e após constatar que era um ótimo advogado, mas que havia se encantado com o mercado de hotelaria e turismo, em um outro exercício de resiliência ele percebeu que poderia utilizar seu viés de advogado para atuar nas associações e conseguiu linkar a vida jurídica e a paixão pelo setor através das associações, hoje leva para as associações em que atua as regras das melhores praticas hoteleiras. Bueno também destacou em seu debate que a hotelaria é uma indústria muito dinâmica e que quem não estiver atento as mudanças não terá exito total em sua carreira. O hospede de hoje tem muitas referências e experiências. Uma necessidade do hospede não atendida, pode ser manifestada nas redes sociais e degradar a imagem do meio de hospedagem. "A indústria hoteleria tem a essência do bem servir, um sorriso ou um bom dia podem fazer a diferença. Bueno finalizou  seu debate ressaltando passando aos estudantes uma mensagem positiva "não devemos ter medo de mudar, temos que ter paixão pelo que fazemos".

Após o debate os alunos foram convidados a participar de um table meetings onde interagiram com diretores de RH de grandes redes hoteleiras, como Royal Palm Plaza, Accor Hotels e Atlantica Hotels, entre outras citadas no inicio da matéria.

Participaram do evento mais de 180 estudantes do curso Técnico em Hospedagem, além dos cursos de qualificação profissional: Recepcionista em Meios de Hospedagem e Camareira em Meios de Hospedagem das unidades Aclimação, na capital, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos e dos cursos de Cozinheiro e Garçom do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, no interior do Estado.

“O Conecta Hospitalidade é uma oportunidade de colocar em contato alunos e profissionais, que estão em busca de talentos, promovendo estímulo à continuidade de estudos, visando uma carreira promissora na hospitalidade.”, afirma Márcia Harumi Miyazaki, coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac São Paulo e idealizadora do Conecta Hospitalidade.

Desafio Senac: Alunos no Comando - O Desafio Senac: Alunos no Comando reúne os estudantes dos três campi do Centro Universitário Senac, em Santo Amaro, na capital, e Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior do Estado. A atividade proporciona aos participantes a possibilidade de vivenciar a organização de um evento e desenvolver competências de gestão e liderança. Referência na formação de profissionais da hospitalidade, o Senac procura estimular a formação empreendedora e autônoma, por meio de ações educacionais inovadoras como essa.

Na foto: Fernando Estima, Maristela de Souza, Maria Cristina Lahr, Márcia Harumi, coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac SP, Daniela Mendes coordenadora cursos de hospitali dade do Senac Aclimação e Leandro Melleiro, coordenador de Eventos do Senac São Paulo.